Retrofit de iluminação, o que é? [Guia completo]

retrofit de iluminação

O Retrofit de iluminação é uma estratégia de modernização, adequação e substituição dos sistemas de iluminação de determinadas edificações sem, no entanto, gerar a necessidade de intervenção drástica na infraestrutura.

Sua aplicação inicial se deu no contexto dos países europeus e dos Estados Unidos, a partir da alteração e vigências de leis específicas acerca da necessidade de alteração dos recursos de iluminação e preservação das características arquitetônicas e estruturais das edificações.

Desde então, o retrofit de iluminação é adotado mundialmente como uma das soluções mais inteligentes aplicadas na modernização de sistemas de iluminação de empresas de diversos portes e segmentos.

A pedido da Luter LED, o time de técnicos e engenheiros especialistas em luminotécnica elaborou este guia completo sobre retrofit de iluminação.

Continue no artigo e saiba tudo!

O que é Retrofit de iluminação?

O retrofit de iluminação consiste no processo de modernização dos recursos de iluminação utilizados em determinadas áreas, tais como na indústria, iluminação pública, supermercados, quadras esportivas e galpões de estoque.

Este processo propõe a substituição dos equipamentos e fontes de iluminação existentes por outras mais modernas, impactando na eficiência energética, redução de consumo, diminuição expressiva da necessidade de manutenção, assim como em melhores resultados de iluminação.

Desse modo, o retrofit não altera aspectos estruturais dos espaços. Propondo a substituição e modernização dos sistemas de iluminação por meio da instalação de luminárias, refletores e demais recursos LED.

Vale ressaltar que, por meio do retrofit de iluminação é possível atender às normativas técnico-legais que regem a execução e implementação de projetos luminotécnicos. Desse modo, não implicando em alterações estruturais, mas nas instalações.

Quando ele surgiu?

A alternativa de modernização das instalações e recursos de iluminação por meio do retrofit surgiu como resposta às necessidades legais vigentes em países da Europa e nos Estados Unidos referente à demanda por atualização nos projetos luminotécnicos.

Nestes contextos, as normativas legais impunham a necessidade de atualização e modernização, contudo, restringiam a interferência estrutural nos projetos arquitetônicos das edificações.

Desse modo, a solução desenvolvida pela engenharia internacional foi a adequação dos espaços às novas normativas a partir de estratégias inteligentes de substituição de equipamentos e recursos de iluminação e preservação estrutural e física dos espaços.

Desde então, o retrofit ganhou popularidade, sendo implementado como recurso inteligente de readequação técnico-legal e de atualização dos sistemas de iluminação que, diretamente, exclui a necessidade de interferências estruturais de impacto nas edificações.

Retrofit de iluminação, qual a sua função?

Retrofit de iluminação, qual a sua função?

O retrofit de iluminação tem por objetivo a modernização e atualização dos sistemas e recursos luminotécnicos de uma determinada edificação sem, no entanto, alterar características arquitetônicas ou de infraestrutura.

Desse modo, uma das funções desse procedimento é permitir que os espaços sejam devidamente iluminados a partir de recursos modernos, eficientes e com durabilidade e vida útil maior.

Isso impacta diretamente na qualidade da iluminação, sua adequação ao espaço, na redução de custos operacionais devido à eficiência dos novos equipamentos, assim como na diminuição da necessidade de reparos e manutenção no sistema de iluminação.

Um outro aspecto que também delimita a função do retrofit  é o enquadramento legal nas normativas técnicas que regem os projetos luminotécnicos e das instalações de iluminação, tendo-se em vista a natureza do espaço e das atividades humanas nele desempenhadas.

Por exemplo, em galpões industriais. Estes espaços agrupam uma centena de atividades produtivas e, cada qual, demanda um tipo específico de iluminação por zona de trabalho a partir de produtos resistentes, eficientes e duráveis.

Para tanto, projetos de retrofit propõem a modernização de todo o aparato de iluminação, excluindo a possibilidade de interferências drásticas na infraestrutura da planta da indústria.

Os ganhos objetivos, portanto, se extrapolam da modernização dos equipamentos e alcançam, também, a segurança jurídica das operações produtivas, de fabricação, transporte, comercialização, estoque, dentre outras atividades desempenhadas no local.

Retrofit e reforma, quais as diferenças?

Essencialmente, o retrofit não impacta em alterações de natureza estrutural drástica nos projetos iniciais de engenharia e arquitetura dos espaços. Ou seja, relaciona-se à adequação e modernização dos projetos luminotécnicos pré-existentes.

Já a reforma, em senso comum, impacta no redesenho de aspectos estruturais (sejam estes de natureza arquitetônica ou de engenharia) e demandam interferências expressivas nos espaços.

Por este aspecto, retrofit e reforma são dois conceitos diferentes. Tanto pela natureza e objetivo de cada um, quanto pela sua execução e impacto nos espaços em que são implementados.

O retrofit serve apenas para indústrias?

Não. O retrofit de iluminação se apresenta como um dos recursos mais sustentáveis, sob o aspecto financeiro, e inteligentes à readequação do sistema de iluminação dado a necessidade de modernização.

Ou seja, empresas de diversos portes e segmentos podem adotar o retrofit na atualização do sistema de iluminação de seus espaços. Por exemplo, em quadras esportivas, galpões logísticos, comércio, hospitais, escolas, dentre outros segmentos.

Isto se dá pela característica fundamental do retrofit de possibilitar, sem a necessidade de alterações estruturais dos espaços, toda a readequação, modernização e prolongamento da vida útil dos sistemas de iluminação existentes.

No setor industrial, a implementação de projetos de retrofit demonstra-se recorrente e com índices de sucesso consideráveis. Entretanto, o procedimento pode ser expandido para qualquer segmento econômico interessado na modernização dos recursos de iluminação.

Quando utilizar o retrofit de iluminação?

Quando utilizar o retrofit de iluminação?

Em termos gerais, a necessidade de realização do retrofit está associada à vida útil, eficiência e desatualização dos sistemas de iluminação presentes em um determinado espaço. Este cenário, normalmente, implica em desalinhamento com a legislação ou aumento dos custos operacionais.

Desse modo, a partir da identificação da necessidade de modernização e substituição do sistema de iluminação de um determinado espaço, o retrofit se apresenta como uma solução pontual, estratégica e com resultados positivos a curto e médio prazo.

Isto se dá devido à característica fundamental do processo: alterar, modernizar, adequar e substituir o sistema de iluminação sem, essencialmente, impactar na estrutura física dos espaços com reformas ou intervenção de engenharia.

Por isso, recomenda-se a realização do retrofit quando tais cenários são identificados. Especificamente:

  • necessidade de ganhos de eficiência e redução de custos;
  • demanda por enquadramento legal nas normativas técnicas de iluminação;
  • fim do ciclo de vida útil do sistema e necessidade de substituição dos recursos de iluminação;
  • modernização do projeto luminotécnico.

Por que fazer um retrofit de iluminação?

O retrofit apresenta uma série de impactos positivos que abrangem desde o enquadramento legal até a redução de custos operacionais. A partir da modernização do sistema de iluminação, direta ou indiretamente toda a cadeia de atividades da empresa é impactada.

Sob o aspecto operacional, o conforto possibilitado pelos novos recursos de iluminação permitem ganhos de produtividade. Analisado sob o aspecto gerencial e diretivo, o retrofit permite a diminuição de custos com manutenção ou substituição dos equipamentos.

Além disto, por vezes a idade da construção no qual as atividades são desenvolvidas demanda, sob o aspecto da engenharia e da arquitetura, intervenções de natureza estrutural no sistema de iluminação. Estas podem ser evitadas com o retrofit.

Desse modo, realizar um projeto de retrofit possibilita cenários vantajosos e com resultados positivos para as empresas que optam por esta estratégia.

Quais são as vantagens de realizar um retrofit de iluminação?

Quais são as vantagens de realizar um retrofit de iluminação?

 Projetos de retrofit de iluminação apresentam uma gama de vantagens, quando analisados seus impactos a curto, médio e longo prazos. Os desdobramentos abrangem aspectos luminotécnicos, gerenciais e produtivos dos espaços em que são implementados.

Confira a seguir nove âmbitos impactados positivamente por meio da elaboração e implementação de projetos de retrofit.

Proteção contra eventuais situações adversas

A modernização do sistema de iluminação por meio do retrofit possibilita cenários de proteção contra eventuais situações adversas, tais como a paralisação das atividades por falta de iluminação adequada.

Redução dos custos de manutenção

O desenvolvimento tecnológico associado aos novos produtos LED, como luminárias e refletores, permite uma redução de custos com manutenção dado a vida útil superior destes equipamentos em comparação a outros recursos de iluminação.

Uniformidade de iluminação

A partir de estratégias de retrofit assertivamente elaboradas e implementadas, todos os ambientes contemplados nos projetos luminotécnicos são adequadamente iluminados. Isso permite uniformidade.

Operação de baixa voltagem

Luminárias, refletores e recursos de iluminação LED operam em faixas de tensão de 1,6 a 3,3 volts. Isso implica que, a partir de projetos de retrofit, todo o sistema de iluminação torna-se mais seguro.

Adequação às leis vigentes

Técnicos e engenheiros em luminotécnica implementam estratégias de iluminação a partir do retrofit que readequam os espaços às normativas legais. Isto, portanto, gera um alinhamento da empresa com a legislação vigente.

Ausência de raios UV e IR

Dado a tecnologia associada à produção e funcionamento do LED, uma das vantagens à saúde humana é a ausência de raios UV e IR.

Economia de energia elétrica

Reconhecidamente, luminárias e refletores LED apresentam taxas de consumo energético inferiores a recursos paralelos de iluminação. Em larga escala, a economia de energia elétrica impacta significativamente nos custos operacionais das empresas.

Sustentabilidade

A sustentabilidade pode ser compreendida em duas esferas: a ambiental e a financeira. Sob o aspecto ambiental, os impactos positivos com a modernização do sistema de iluminação são percebidos desde a diminuição do descarte de equipamentos estragados até o consumo energético.

Sob o aspecto financeiro, cenários de maior sustentabilidade são alcançados a partir do momento que os investimentos em modernização são superados pela diminuição de custos, aumento de produtividade e alinhamento com a legislação vigente.

Grande aumento da resistência de impactos

Tendo em vista os processos de fabricação atuais em luminárias, refletores e demais equipamentos LED, tais recursos de iluminação apresentam fatores de resistência contra impactos, partículas sólidas, nuvens de poeira e, inclusive, ação de agentes líquidos.

A substituição e modernização possibilitadas pelo retrofit implica, diretamente, no aumento da resistência a impactos e na maior vida útil dos equipamentos instalados.

Qual o melhor momento para aplicar o retrofit de iluminação?

Qual o melhor momento para aplicar o retrofit de iluminação?

A partir do momento que se identifica a necessidade de intervenções mais expressivas no sistema de iluminação, considerar a implementação de projetos de retrofit de iluminação é sempre recomendado.

Abordar um cenário de intervenções estruturais com a estratégia do retrofit implica na implementação de uma solução inteligente com impactos positivos pela modernização do sistema de iluminação.

Desse modo, o melhor momento para aplicar o retrofit está diretamente associado à necessidade de readequação dos espaços: seja por normativas técnicas ou por necessidade de atualização.

Portanto, considere alguns aspectos na hora de avaliar qual o melhor momento. Tendo em vista, sobretudo, os impactos positivos da execução de tais projetos no cotidiano da empresa:

  • implicações legais de enquadramento em normativas técnicas;
  • modernização do sistema de iluminação, tendo em vista aspectos como conforto, produtividade e redução de custos;
  • necessidade de substituição do sistema de iluminação e preservação de elementos estruturais da edificação.

Como elaborar um projeto de retrofit de iluminação?

Como projeto essencialmente luminotécnico, campo da engenharia que lida diretamente com recursos e estratégias de iluminação, o retrofit deve ser elaborado e implementado por profissionais em luminotécnica.

Estes profissionais, qualificados academicamente, são capazes de avaliarem todo o contexto, as necessidades, as atividades humanas desempenhadas, demandas e objetivos, desenhando as melhores soluções para cada ambiente.

A partir de análises detalhadas, técnicos e engenheiros qualificados avaliam quais recursos de iluminação LED e de quais maneira deve ser conduzida a sua instalação, de modo que o retrofit gere ganhos em sustentabilidade operacional, ganho de produtividade e adequação legal.

A Luter LED conta com um corpo de profissional altamente qualificado e com experiência de mercado, atendendo clientes de diversos portes e segmentos da economia, sempre apresentando e desenvolvendo as melhores soluções.

Entre em contato com nosso time de consultores e confira as nossas condições!

Conclusão

conclusão sobre retrofit de iluminação

A implementação de projetos de retrofit de iluminação está diretamente associada a uma gama de benefícios, tais como redução de custos operacionais, adequação do espaço às normativas técnicas vigentes, assim como na modernização do sistema de iluminação.

Estes projetos, dado a sua natureza e objetivo, não implicam em intervenções drásticas em aspectos de infraestrutura das edificações. A partir da elaboração de projetos criticamente avaliados por técnicos e engenheiros, as melhores soluções são implementadas partindo da substituição do sistema de iluminação vigente por outro mais eficiente.

Por isso, o momento mais adequado para se realizar um retrofit é aquele em que há demanda por adequação técnico-normativa das leis que regem a iluminação, da necessidade de atualização do sistema de iluminação, assim como da decisão de redução dos custos operacionais.

A Luter LED conta com um time de técnicos e engenheiros altamente qualificados e com experiência na elaboração, desenvolvimento e implementação de projetos de retrofit de iluminação para empresas de diversos portes e segmentos da economia.

Entre em contato com nosso time de consultores e agende uma avaliação gratuita com nosso corpo de profissionais!

Leia também: Automação de iluminação industrial: 5 vantagens e como fazer.