Guia completo para um projeto luminotécnico eficiente: dicas e exemplos

Projeto de iluminação led

Um projeto de iluminação requer muita atenção em seu planejamento, pois existem muitas maneiras de elaborar um projeto luminotécnico de grande eficiência energética. Em empresas de médio-grande porte é fundamental planejar e executar um bom projeto de iluminação LED devido aos inúmeros benefícios que ele traz.

Com o passar dos anos, tivemos o aumento do valor da energia elétrica, alto custo da mão de obra e aumento da competitividade entre as corporações, resultando no esforço dos profissionais a se aprofundarem no estudo da eficiência energética e durabilidade do sistema de iluminação para as empresas. A velocidade da evolução tecnológica acaba sendo uma barreira para esses profissionais, e nós da Luter LED, temos o dever de nos manter atualizados com as melhores tecnologias do mercado, e levar para nossos clientes projetos elaborados com as tecnologias mais avançadas do mercado.

A implementação de um ótimo projeto luminotécnico para empresas dura em torno de 10 a 60 dias, variando de acordo com seu tamanho, seus benefícios podem ser percebidos desde o princípio da instalação. Com a adoção da tecnologia de produtos LED, problemas típicos como queima precoce de lâmpadas e/ou luminárias LED de baixa durabilidade que possuem elevado consumo de energia elétrica, são sanados.

Entretanto, as vantagens que mais têm chamado a atenção do mercado com a implementação de um projeto de iluminação eficiente foram os impactos positivos na iluminação do dia a dia e a produtividade dos colaboradores.

Mas o que realmente caracteriza um projeto luminotécnico de alta performance? E quais aspectos devem ser considerados nesse tipo de investimento? Neste guia, trazemos todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. As características de um projeto, suas aplicações, as melhores tecnologias, os benefícios, os cuidados necessários e muito mais. Boa leitura!

Confira os tópicos que serão abordados:

O que é um projeto luminotécnico

Um projeto luminotécnico é um estudo que busca definir as melhores soluções de iluminação para um determinado ambiente, seja ele interno ou externo. Sendo realizado tanto para um ambiente empresarial, industrial ou residencial.

Um projeto de iluminação leva em consideração aspectos como eficiência energética, conforto visual, segurança e estética, o qual envolve desde a seleção de tipos de luminárias LED e equipamentos de iluminação para cada ambiente, define a disposição desses elementos e garante uma iluminação projetada e eficiente de acordo com as normas de iluminação exigidas na NR 17 (Norma Regulamentadora – Ergonomia) e a Norma de Higiene Ocupacional nº 11 (NHO 11) com a quantidade de LUX ideal para cada local.

Além disso, mapear os pontos estratégicos de iluminação permite a utilização da luz natural na maior parte do dia e gera economia, a médio e longo prazo. Outros fatores que são levados em consideração para esse tipo de projeto, são as atividades que serão realizadas em cada espaço, tamanho da área e até mesmo, as cores das paredes, que podem modificar a reflexão da luz e alterar a intensidade luminosa.

Outro ponto interessante do projeto luminotécnico é a capacidade de transformar ambientes através dos jogos de luz, com iluminação adequada e confortável. Isso permite a valorização de móveis, decoração e ambientação, ressignificando a experiência do usuário e sua relação com o espaço.

Agora já sabe o que é um projeto luminotécnico, não se esqueça de um princípio importante a ser considerado para a elaboração de um projeto, a escolha de uma boa empresa de iluminação. Opte por empresas que trabalhem com produtos que possuem 5 anos de garantia, o que reduzirá significativamente tanto os custos de energia quanto os custos de trocas e manutenções necessárias.

Como é feito um projeto de iluminação

Como é feito um projeto luminotécnico

O projeto luminotécnico pode ser feito por profissionais como arquitetos, engenheiros e designer de interiores, quanto por especialistas em iluminação, geralmente também responsáveis pela distribuição e venda dos equipamentos. O processo de criação desse projeto pode incluir as seguintes etapas:

  1. Levantamento das necessidades e objetivos do cliente em relação à iluminação do espaço, como a criação de um ambiente acolhedor, adequação da iluminação no ambiente corporativo como em escritóriossupermercadosfábricasshoppings, lojas etc., valorização de um elemento arquitetônico específico ou a melhoria da eficiência energética;
  2. Análise do espaço, áreas externas ou internas, as dimensões fornecidas pelo projeto arquitetônico são fundamentais para conhecer a geometria do local e seu lay out, disposição de móveis, cores das paredes e do teto, altura do pé direito, quantidade de luz natural (também é levado em conta as possíveis mudanças de clima e iluminação naturais, com o decorrer das estações.);
  3. Quais atividades serão executadas nos locais, para o projetista verificar a norma de iluminação feita pelo Ministério do trabalho para cada atividade;
  4. Escolha dos equipamentos de iluminação e seus respectivos ângulos de iluminação após análise do espaço, com produtos de iluminação mais adequados, como luminárias LED, lâmpadas LEDspots, fitas LED, entre outros;
  5. Análise do fator de depreciação do ambiente;
  6. Desenho do layout de iluminação a partir da escolha dos equipamentos com a disposição de cada elemento de iluminação no espaço, levando em consideração fatores como altura de fixação das lumiarias, ângulo de iluminação, distribuição de luz, contraste e a uniformidade;
  7. Acessórios para controle da iluminação como interruptores, dimmerssensores de presença, sensores de ocupação, timers, entre outros. Itens para aumentar a eficiência energética e permitir uma maior flexibilidade no uso do espaço.

Com essa análise, é possível identificar quais os espaços que precisarão de maior atenção e investimento em iluminação artificial para o desenvolvimento do projeto luminotécnico.

O cálculo do nível de iluminação é realizado pela empresa de iluminação escolhida, pois devido a particularidade das soluções de iluminação de cada empresa e a variação da tecnologia dos produtos oferecidos ficou usual que cada empresa personalize o seu próprio projeto luminotécnico.

Quais as diferenças entre projetos luminotécnico residencial e empresarial

Existem algumas diferenças entre projetos de iluminação residencial e projetos de iluminação empresarial, principalmente em relação às necessidades e objetivos de cada tipo de espaço. Algumas diferenças mais comuns são:

  1. Objetivos: em um projeto luminotécnico residencial, o objetivo pode estar voltado para o conforto visual e a criação de um ambiente aconchegante e acolhedor, enquanto em um projeto empresarial, o objetivo principal pode ser a iluminação funcional para facilitar a realização de tarefas e o trabalho dos colaboradores.
  2. Funcionalidade: em um projeto luminotécnico residencial, a iluminação pode ser mais decorativa e estética, enquanto em um projeto empresarial, a iluminação deve ser funcional e atender às necessidades específicas do ambiente, como a iluminação de corredores, salas de reunião, áreas de trabalho, entre outros.
  3. Horário de funcionamento: um projeto de iluminação empresarial deve levar em consideração o tempo de funcionamento do espaço. Se utilizado durante o dia, é importante que haja a integração da iluminação natural aliada com a iluminação artificial afim de reduzir o consumo de energia. Já em espaços que funcionam durante a noite, é necessário ter uma iluminação artificial adequada para garantir a segurança e o conforto.
  4. Quantidade de luminárias: em geral, um projeto luminotécnico empresarial requer mais luminárias do que um projeto residencial, já que os espaços empresariais são geralmente maiores e mais complexos.
  5. Custos: os valores de um projeto luminotécnico empresarial podem ser mais elevados, já que geralmente é necessário investir em equipamentos de iluminação de alta durabilidade e eficiência energética.
  6. Tecnologia: projetos de iluminação empresarial utilizam tecnologias mais avançadas, como sistemas de automação e controle de iluminação, a fim de aumentar a eficiência energética e reduzir custos. Já em projetos residenciais, a tecnologia é mais focada no conforto e na comodidade dos usuários, como sistemas de iluminação controlados por voz ou por aplicativos de celular.
  7. Estilo e design: o projeto de iluminação residencial muitas vezes é mais focado no estilo e design do espaço e de acordo com o gosto pessoal do morador. Já em um projeto de iluminação empresarial, estilo e design são importantes, mas devem estar em harmonia com a imagem que a empresa deseja transmitir em cada local.
  8. Normas e regulamentos: projetos luminotécnicos empresariais devem atender às normas e regulamentos estabelecidos pelos órgãos responsáveis, enquanto em projetos residenciais essas exigências podem ser menores ou inexistentes.
  9. Durabilidade do equipamento: Em projetos luminotécnicos residenciais é comum usar lâmpadas e luminárias LED de lojas convencionais que possuem 1 ano de garantia, enquanto nos projetos de iluminação empresariais é recomendando o uso de produtos vendidos por empresas especializadas onde as lâmpadas e luminárias LED possuam 5 anos de garantia. Isto se deve as horas de utilização do sistema de iluminação LED ser maiores nas empresas e fim de evitar manutenções frequentes que são mais caras no âmbito empresarial.

Quais os tipos de projetos de iluminação existem

Existem diversos tipos de projetos luminotécnicos que podem ser aplicados em diferentes espaços e situações, cada um possui objetivos específicos. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

  1. Iluminação residencial: projeto de iluminação para casas, apartamentos e outros espaços residenciais, com foco em criar um ambiente agradável, acolhedor e funcional.
  2. Iluminação comercial: projeto de iluminação para lojas, shoppings, escritórios e outros espaços comerciais, com foco em destacar produtos e marcas, proporcionar uma boa experiência ao cliente e aumentar as vendas.
  3. Iluminação industrial: projeto de iluminação para fábricas, indústrias, linhas de produção, com objetivo em proporcionar qualidade de iluminação para a execução do trabalho e melhorar o desempenho dos colaboradores.
  4. Iluminação de interiores: projeto de iluminação para ambientes internos, como salas, quartos, cozinhas, banheiros e corredores, com foco em criar diferentes efeitos de luz, como luz de teto, luz indireta, luz de parede, luz de piso e luz de destaque.
  5. Iluminação de exteriores: projeto de iluminação para áreas externas, como jardins, varandas, parques, fachadas e piscinas, com foco em destacar elementos arquitetônicos, paisagísticos e decorativos, proporcionar segurança e criar um ambiente agradável para atividades ao ar livre. O projeto pode incluir a luminárias que destaquem as características da paisagem.
  6. Iluminação de emergência: projeto de iluminação de emergência para espaços públicos, comerciais e residenciais, com foco em garantir a segurança das pessoas em casos de queda de energia elétrica ou outras situações de emergência.
  7. Iluminação cênica: projeto de iluminação para teatros, eventos, espetáculos e shows, com foco em criar diferentes efeitos de luz para destacar artistas, cenários e elementos decorativos, proporcionando um ambiente único e especial para o público.
  8. Iluminação esportiva: projeto de iluminação para quadras esportivas, ginásios e estádios, com foco em proporcionar uma iluminação adequada para a prática de esportes, garantir a segurança dos atletas e do público, e destacar eventos esportivos.
  9. Projeto de iluminação de segurança: esse tipo de projeto é destinado a garantir a segurança em áreas externas, como ruas, praças e estacionamentos, e tem como objetivo criar um ambiente iluminado e seguro para pedestres e veículos. O projeto pode incluir a seleção de luminárias adequadas para garantir a visibilidade.
O que caracteriza um projeto luminotécnico para empresas

O que caracteriza um projeto luminotécnico para empresas

A iluminação corporativa é caracterizada por um projeto luminotécnico que adequada a iluminação dos ambientes de trabalho, a fim de proporcionar um conforto visual e estimulando a produtividade dos colaboradores, ou em locais como lojas, na retenção de pessoas, clientes. Algumas características definem um projeto luminotécnico para empresas como:

  1. Adequação à atividade realizada: um projeto luminotécnico para empresas deve levar em consideração a atividade que é realizada no espaço, para que a iluminação seja adequada às necessidades de cada ambiente, emitindo a quantidade de LUX ideais para cada local.
  2. Conforto visual: um projeto luminotécnico para empresas deve proporcionar conforto visual aos colaboradores, evitando reflexos, sombras e ofuscamentos, que podem causar desconforto e fadiga visual. Todo projeto de iluminação deve se adequar as normas de regulamentação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) por meio da NBR ISO/CIEE 8995-1/2013, em que são tratados os parâmetros para luminosidade nas empresas e também, a NR 17 e a NHO 11 tratando de ergonomia e iluminação adequada.
  3. Eficiência energética: no projeto luminotécnico para empresas deve utilizar equipamentos de iluminação de alta eficiência energética, como luminárias LED, que reduzem o consumo de energia elétrica, geram menos calor e contribuem para a redução dos custos.
  4. Controle da iluminação: um projeto luminotécnico para empresas pode incluir sistemas de controle da iluminação, como sensores de presença, temporizadores e sistemas de automação com dimmers para controle da intensidade luminosa.

Benefícios de usar luminárias LED ao invés de lâmpadas

Com o avanço da tecnologia, o uso de lâmpadas diminuiu significativamente e existem diversas razões pelas quais as luminárias LED são uma escolha mais vantajosa do que as lâmpadas.

A tecnologia das luminárias LED de 5 anos de garantia permite grande economia de energia elétrica a longo tempo. Sua vida útil diferente das lâmpadas LED, pode durar até 50.000 horas ou mais, enquanto uma lâmpada dura em média apenas 25.000 horas, com somente 1 ano de garantia e por isso não costumam durar mais de 1 ano e meio.

As luminárias LED feitas com corpo em alumínio possuem maior eficiência, obtendo mais luz por watt do que uma lâmpada que geralmente é de plástico. Além de dissipar melhor o calor durante o período de utilização devido ao corpo de alumínio presente em sua estrutura.

Com grande variedade de opções, as luminárias LED possuem modelos determinados para diferentes locais. Modelos específicos para aplicações em ambientes internos e externos, com possibilidade de resistir a baixas temperaturas, locais empoeirados ou resistentes a água, o que possibilita sua lavagem, como é o caso das luminárias com proteção IP65 ou resistência a jatos de água quente como é o caso da luminária hermética LED com IP69k.

Outro fator que diferencia as luminárias LED das lâmpadas, são os ângulos de iluminação das luminárias. Os quais permitem a distribuição da luz de forma eficiente, e até mesmo diminuindo a quantidade de pontos de iluminação.

Em resumo, as luminárias LED oferecem muitas vantagens em relação às lâmpadas, incluindo economia de energia, vida útil mais longa, maior eficiência luminosa, menor emissão de calor e variedade de opções.

O que é um projeto luminotécnico de alta performance?

Um projeto luminotécnico de alta performance é caracterizado por uma iluminação de alta qualidade, eficiente, durável e econômica, prezando na utilização de tecnologia LED para potencializar os resultados.
Algumas das características de um projeto de iluminação de alta performance são:

  1. Eficiência energética: em um projeto luminotécnico de alta performance são utilizados produtos de iluminação de alta eficiência energética, como lâmpadas e luminárias LED, que possuem 5 anos de garantia e consomem menos energia elétrica.
  2. Qualidade de luz: no projeto de iluminação de alta performance leva em consideração a qualidade da luz, ou seja, cor, brilho e índice de reprodução de cor (IRC), para garantir que a iluminação seja eficiente, precisa, confortável e agradável aos olhos.
  3. Durabilidade: um fator de extrema importância em um projeto luminotécnico de alta performance é a utilização de equipamentos de iluminação duráveis e de alta qualidade, que suportem as condições ambientais e operacionais do espaço em que serão instalados. Produtos com 5 anos de garantia, maximizam a eficiência e que contribuem para minimizar os custos e reduzem a necessidade de manutenção e substituição de peças.
  4. Controle inteligente de iluminação: o projeto luminotécnico de alta performance pode incluir sistemas de controle de iluminação, com sensores de presença, temporizadores e sistemas de automação com dimmer, que permite ajustar a intensidade da luz de acordo com as necessidades.
  5. Integração com outras tecnologias: um projeto luminotécnico de alta performance pode ser integrado a outras tecnologias, como sistemas de automação predial, sistemas de monitoramento de energia e sistemas de iluminação inteligente, para aumentar a eficiência energética e a redução de custos.
  6. Normas e regulamentações: um projeto luminotécnico de alta performance deve estar em conformidade com as normas e regulamentações de eficiência energética, segurança e proteção ambiental aplicáveis à iluminação, como a NHO11, garantindo os ângulos de iluminação ideais para o atingimento da norma, a qualidade e a segurança da iluminação.
  7. Sustentabilidade: o projeto deve ser desenvolvido de forma sustentável, com aproveitamento da luz natural para diminuir o consumo de energia, e utilizando produtos e materiais com tecnologias que não agridam o meio ambiente.

Como escolher as Luminárias LED adequadas para o projeto de iluminação eficiente

Para a escolha das luminárias para um projeto de iluminação vários fatores devem ser levados em consideração, como o espaço que está sendo iluminado, objetivo da iluminação, orçamento para o projeto, e claro, a eficiência energética esperada com as luminárias.

O uso das lâmpadas e luminárias LED corretas também é um fator decisivo para o alcance da alta performance em um projeto de iluminação LED, seja ele de um centro comercial ou de um supermercado, por exemplo. É preciso não perder de vista que a luz artificial deve propiciar o conforto dos usuários em um espaço.

Algumas dicas importantes podem ajudá-lo a escolher as luminárias LED certas para o seu projeto de luminotécnico.
Pense na manutenção e longevidade que deseja. É importante escolher luminárias que possuem longa vida útil, produtos com 5 anos de garantia fornecem alta durabilidade e exigem pouca manutenção.

Considere o espaço que está sendo iluminado, isso influenciará no tipo de luminária que deve ser escolhida. Por exemplo, ambientes externos que exigem uma boa iluminação e ainda resistir a fatores como chuva, o que requer índice de proteção – IP; um escritório pode exigir luminárias LED de embutir no gesso ou forro modular, enquanto uma loja pode precisar de spots de LED para destaque e fixação em trilhos energizados até mesmo, locais que necessitam de luminárias com índice de resistência a impacto – Ik.

O objetivo da iluminação também é importante ao escolher as luminárias LED, por exemplo, se a iluminação é para melhorar a produtividade no escritório, é importante escolher luminárias que forneçam as quantidades de LUX ideais para a atividade em execução. Se a iluminação é para criar uma atmosfera aconchegante em um restaurante, é melhor escolher luminárias com luz mais suave.

As luminárias LED com eficiência energética ajudarão a reduzir o consumo de energia e os custos ao longo do tempo.
Ao seguir essas dicas, você poderá escolher as luminárias adequadas para o seu projeto de iluminação eficiente e obter os melhores resultados desejados.

Diferenças entre um projeto luminotécnico para áreas externas e internas

Há diferenças significativas entre um projeto luminotécnico para áreas externas e internas. A principal diferença é que as áreas externas exigem luminárias com índice de proteção – IP , específicos de acordo com a aplicação e local, ou seja, luminárias LED com indicação ao uso externo e resistentes às condições climáticas e ambientais, como chuva, vento, poeira e radiação solar. Dependendo da atividade exercida no local de aplicação, as luminárias de LED podem precisar ter índice de proteção ao impacto IK para garantir seu funcionamento e evitar a quebra.

Além disso, a iluminação externa deve ser projetada de forma a garantir a segurança das pessoas que transitam pelo local, como iluminar escadas, rampas, entradas e saídas de veículos, bem como destacar elementos arquitetônicos e paisagísticos.

Já em áreas internas, a iluminação pode ser focada em criar um ambiente estético e confortável, como em salas de estar, quartos, escritórios e ambientes comerciais. A iluminação interna deve ser ajustada de acordo com as diferentes atividades realizadas em cada ambiente, garantindo a quantidade de luz ideal para cada local.

Para as luminárias de uso interno, o cuidado na escolha da qualidade do produto também é fator imprescindível, já a preocupação com relação ao índice de proteção (IP) pode ser um pouco menor. Mas, por exemplo, a poeira pode ser um fator a ser considerado dependendo da aplicação da luminária, durabilidade relacionada a um longo período recebendo poeira, principalmente em áreas comerciais e industriais.

Nesse caso, no desenvolvimento do projeto de iluminação, esse fator será analisado, optando pelo melhor modelo de luminária LED para o local e garantir melhor eficiência e maior resistência na escolha de produtos para o projeto luminotécnico.

Um ponto em comum em ambas as áreas, é a utilização de luminárias com tecnologia LED, que oferece alta eficiência energética e durabilidade. Para ambientes internos, pode ser necessário considerar a temperatura de cor e a intensidade em LUX, a fim de criar a atmosfera desejada, pensando em ângulos de iluminação ideais.

Em resumo, o projeto luminotécnico eficiente deve levar em consideração as diferenças entre áreas internas e externas, a fim de proporcionar a melhor iluminação para cada ambiente, de acordo com suas necessidades e objetivos.

Quais são as Principais Vantagens da Tecnologia LED

Hoje, não há como pensar em um projeto luminotécnico de alta performance sem mencionar os produtos LED. As luminárias de LED não se tornaram as queridinhas do mercado por acaso. As vantagens que apresentam em relação às atuais lâmpadas fluorescentes são indiscutíveis, logo, alguns desses benefícios precisam ser destacados.

Veja, abaixo, quais são os benefícios que somente as luminárias LED de 5 anos de garantia possuem:

  1. Alto IRC (Índice de Reprodução de Cores): o IRC é um indicador que aponta a fidelidade das cores reproduzidas pelos elementos presentes em um ambiente sob uma fonte de luz artificial. Em uma escala de 0 a 100, na qual 100 equivale à luz natural, quanto maior o IRC, mais fiel é a cor das superfícies, dos objetos e pessoas quando submetidos a uma iluminação artificial gerada por uma lâmpada ou luminária LED, por exemplo. Os profissionais e órgãos competentes determinam que um IRC de boa qualidade deve ser igual ou maior a 80 e a partir de 90, são considerados de excelente qualidade luminosa. As lâmpadas e luminárias LED de boa qualidade, diferentemente das demais, devem apresentar um índice de reprodução de cores de no mínimo 80, de acordo com determinações da indústria.
  2. Longa vida útil: um dos principais benefícios das lâmpadas e luminárias LED de 5 anos de garantia e a longa durabilidade. Sua vida útil chega a 50.000 horas, duram 25 vezes mais que as antigas lâmpadas incandescentes e seis vezes mais que as lâmpadas fluorescentes, com pouquíssimas alterações de brilho ao longo do tempo.
  3. Baixo Custo de Manutenção: com longa vida útil, as lâmpadas e luminárias LED de 5 anos de garantia, oferecem um enorme intervalo entre as trocas e não costumam apresentar vícios ou falhas. Dessa forma, elas evitam prejuízos e representam uma grande economia com manutenção.
  4. Ampla Indicação: os produtos LED, em geral, operam em baixa tensão, o que viabiliza a instalação em locais variados com total segurança. A diversidade de opções de luminárias no mercado surpreende, mas é importante verificar as indicações do fabricante do produto. Existem, por exemplo, modelos voltados para locais úmidos ou submersos, como saunas e piscinas, bem como alternativas criadas para ambientes industriais que apresentam temperaturas extremas.
  5. Não Emitem Raios Infravermelhos e Ultravioleta: as lâmpadas e luminárias LED apresentam baixa carga térmica. Ao tocar uma delas quando acesa, você perceberá que há um aquecimento em sua superfície, porém, esse calor não é irradiado pelo facho luminoso.
  6. Amiga do Meio Ambiente: os componentes utilizados na fabricação de lâmpadas e luminárias LED são recicláveis e nenhum deles é nocivo à saúde ou à natureza, um produto inteiramente seguro e sustentável. Entretanto, precisamos alertar que os produtos de LED não podem ser jogados no lixo comum. O descarte dessas lâmpadas exige os mesmos cuidados previstos para os demais tipos.
  7. Redução de Gastos com Energia: o baixo consumo de energia é, certamente, o maior atrativo do LED que tem 5 anos de garantia. Diferentemente de outras tecnologias, o LED transforma a maior parte da corrente elétrica em luz, e não em calor como nos modelos tradicionais.

Contudo as lâmpadas e luminárias LED com 1 ano de garantia, devido a usar os drivers de LED de baixa qualidade, aumentam a transformação em energia reativa devido ao baixo fator de potência, por isso acabam gastando muito mais do que o esperado.

Como avaliar o projeto de iluminação

A avaliação de um projeto de iluminação pode ser realizada de várias formas, levando em consideração diferentes aspectos. Aqui estão algumas maneiras de avaliar um projeto luminotécnico, confira:

  1. Adequação ao ambiente: o projeto luminotécnico deve ser adequado ao ambiente em que será instalado, levando em consideração a finalidade e a funcionalidade do espaço. É importante avaliar se a iluminação proporciona a quantidade e qualidade de luz necessárias para o ambiente, com avaliação do LUX necessário para cada local.
  2. Eficiência energética: deve ser avaliado no projeto de iluminação o consumo de energia e a economia que a cada tecnologia LED pode proporcionar. É importante avaliar se o projeto utiliza lâmpadas e luminárias de alta eficiência energética ou seja, com 5 anos de garantia, se possui controle de iluminação, como sensores de presença e reguladores de intensidade.
  3. Conforto visual: no projeto de iluminação deve ser levado em consideração a uniformidade, o contraste e o controle da luz, se evita o excesso de brilho ou sombras.
  4. Custo-benefício: o projeto deve levar em consideração não apenas o custo das luminárias e equipamentos, mas também o custo de instalação, manutenção, custo na conta de energia e frequência de substituição dos produtos.
  5. Estética: o projeto de iluminação deve ser avaliado quanto à sua estética, o seu design e o impacto visual no ambiente.

Em resumo, para avaliar o projeto de luminotécnico, é importante verificar se as luminárias selecionadas atendem aos critérios de LUX e IRC e se o resultado final atende às necessidades. Por isso, a necessidade de um projeto luminotécnico bem elaborado por um profissional capacitado.

Como planejar um projeto de luminotécnico

O planejamento de um projeto de luminotécnico envolve algumas etapas importantes para garantir um resultado eficiente e satisfatório. Confira dicas importantes:

  1. Definir as necessidades do espaço: antes de iniciar o projeto, é importante definir as necessidades do espaço, levando em consideração a finalidade do ambiente, quantidade de pessoas no espaço e a decoração ou objetos que irão compor o ambiente.
  2. Analisar as condições do espaço: é importante analisar o que o compõe, como a iluminação natural, a distribuição dos móveis e objetos e a cor das paredes e do teto, para definir as estratégias de iluminação que serão adotadas.
  3. Selecionar as luminárias e equipamentos: com as necessidades do espaço definidas, o próximo passo é selecionar as luminárias e equipamentos adequados. Levando em consideração aspectos como a potência instalada, fator de potênciaângulo de iluminaçãofluxo luminosoíndice de reprodução de cores (IRC) e a temperatura de cor da luz.
  4. Definir o layout das luminárias: com as luminárias e equipamentos selecionados, é importante definir o layout, posicionando de forma estratégica para garantir uma iluminação uniforme e adequada às necessidades e normas do espaço. Visando minimizar os pontos de energia, entregando a qualidade necessária para o ambiente.
  5. Adicionar controles de iluminação: controles de iluminação, como sensores de presençadimmers e temporizadores, devem ser selecionados de acordo com as necessidades do espaço, permitindo ajustar a intensidade e a temperatura da luz.
  6. Verificar a eficiência energética: é importante verificar a eficiência energética do projeto, optando por luminárias LED de 5 anos de garantia e equipamentos de baixo consumo energético, com estratégias de iluminação que permitam reduzir o consumo de energia elétrica.
  7. Elaborar o projeto: com todas as etapas anteriores, elaborar o projeto com as luminárias e equipamentos a serem utilizados aplicando o layout das luminárias, os controles de iluminação e as estratégias a serem adotadas.

Seguindo essas etapas, é possível planejar um projeto luminotécnico eficiente, que atenda às necessidades do espaço e proporcione conforto visual e eficiência energética. É importante lembrar que a contratação de um profissional especializado pode ser essencial para garantir o sucesso do projeto.

Como implementar um projeto luminotécnico

Para implementar um projeto luminotécnico, é importante seguir as etapas para a instalação correta das luminárias e equipamentos, veja a seguir:

  1. Condições elétricas: antes de instalar as luminárias LED, é importante verificar as condições elétricas e garantir que a instalação esteja em conformidade com as normas de segurança. É importante contar com profissional habilitado para realizar a verificação.
  2. Instalar as luminárias LED: com as condições elétricas verificadas, é hora de instalar as luminárias de acordo com o layout definido no projeto luminotécnico. É importante seguir as instruções do fabricante e contar com profissionais habilitados para a instalação.
  3. Instalar os controles de iluminação: após a instalação das luminárias LED, é hora de instalar os controles de iluminação, como sensores de presençadimmers e temporizadores definidos no projeto luminotécnico.
  4. Programar os controles de iluminação: com os controles de iluminação instalados, é importante realizar a programação dos mesmos, ajustando a intensidade e a temperatura de cor da luz de acordo com as necessidades do espaço.
  5. Verificar a eficiência energética: após instalação das luminárias LED e controles de iluminação, é importante verificar a eficiência energética do projeto, garantindo que o consumo de energia seja reduzido e que esteja em conformidade com as normas de eficiência energética.
  6. Planejar as manutenções periódicas: é importante realizar manutenções periódicas, verificando o estado, realizando a limpeza das luminárias e a medição do nível de iluminamento em LUX para verificar se está se mantendo. As luminárias LED com 1 ano de garantia perdem intensidade de iluminação em menos de 1 ano.

Seguindo as etapas, é possível implementar um projeto de luminotécnico de alta performance, com eficiência energética e satisfatório, que atenda às necessidades e cumprimento das normas. É importante lembrar que a contratação de um profissional especializado é essencial para garantir o sucesso do projeto.

Projeto luminotécnico para empresas

Que tipo de empreendimento um projeto luminotécnico para empresas pode beneficiar?

Um projeto luminotécnico para empresas pode beneficiar diversos tipos de segmentos, como:

  1. Escritórios: um projeto de iluminação para escritórios bem planejado proporciona um ambiente de trabalho mais produtivo, confortável e saudável, garantindo uma boa iluminação para as atividades realizadas no espaço e conforto dos colaboradores.
  2. Lojas e comércios: um projeto de iluminação para lojas, comércios e shoppings realizado de forma adequada, pode ser utilizado para destacar produtos para maximizar as vendas, criar ambientes aconchegantes e atrativos, além de melhorar a experiência do cliente durante a visita aumentando o tempo de permanência no local.
  3. Indústrias: um projeto de iluminação para indústrias eficiente e bem planejado, melhora a produtividade dos colaboradores, aumenta a segurança e reduz custos com energia elétrica e reduz a frequência de manutenções.
  4. Hospitais e clínicas: no projeto de iluminação para hospitais e clínicas o planejamento pode garantir um ambiente mais confortável e seguro para pacientes, além de proporcionar uma iluminação adequada para procedimentos médicos.
  5. Hotéis e restaurantes: o projeto de iluminação em hotéis e restaurantes cria ambientes agradáveis e acolhedores, além de valorizar a experiência do cliente e a decoração do espaço.
  6. Centros de convenções e eventos: no projeto de iluminação em centros de convenções, teatros e eventos, é pensado na valorização do ambiente, da cenografia, destacar a identidade visual do evento e criar atmosferas diferenciadas para cada ambiente.
  7. Espaços públicos: um projeto de iluminação para espaços públicos, bem planejado e adequado, preza em melhorar a segurança e a sensação de conforto em espaços como praças, parques e ruas.

Em geral, um projeto luminotécnico bem elaborado traz benefícios significativos para todos os seguimentos de empresas, melhorando a qualidade de vida das pessoas nos locais e proporcionando economia de energia elétrica.

Como escolher uma empresa de iluminação confiável

Como sabemos, um projeto de iluminação traz enormes benefícios a um ambiente corporativo. Porém, para que tudo saia perfeito, é essencial optar por uma empresa de credibilidade no mercado. Do contrário, há o risco de todo trabalho causar transtornos mais adiante, sendo necessário refazê-lo e gerar mais gastos.

Saiba aqui o que analisar ao escolher uma empresa de iluminação para colocar a mão na massa e garantir que todas as vantagens e benefícios de um projeto luminotécnico sejam aplicados em seu empreendimento.

A primeira recomendação é procurar por um parceiro que ofereça soluções eficientes, duráveis e de alta qualidade na iluminação LED. Saiba que a Luter LED é referência nesse ramo há mais de 10 anos, com produtos com 5 anos de garantia, de extrema qualidade e tecnologia de última geração.

Além de fornecer produtos de excelência na iluminação LED, opte por uma empresa responsável por desenvolver projetos completamente alinhados às expectativas.

Agora que você sabe todos os passos que envolvem um projeto luminotécnico LED de alta eficiência. Conheça os produtos Luter LED, com garantia de 5 anos, e aplique em sua empresa a melhor tecnologia em iluminação LED e tenha a certeza de que obterá grandes resultados. Estamos prontos para realizar seu projeto luminotécnico e atender a sua demanda com a melhor qualidade em luminárias LED do mercado!