A luminária para cozinha industrial deve ser planejada cuidadosamente. Afinal de contas, esse é um setor que demanda muita higiene, segurança e qualidade visual para que os seus profissionais manipulem os alimentos da melhor forma possível.
Daí, a importância em cuidar de todos os detalhes em torno da iluminação industrial em todos os aspectos: mais do que beleza, o aspecto funcional se sobressai e só atrai benefícios para a sua rotina.
Por isso, nos tópicos a seguir vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre as luminárias para cozinhas industriais, além de entender os diferenciais dos melhores produtos do gênero.
Boa leitura!
O que é uma luminária para cozinha industrial?
Basicamente, estamos falando de um produto que resista bem a condições extremas, já que uma cozinha tende a ter mudanças bruscas (e significativas) de temperatura, além de vibrações, choques e impactos que podem danificá-las acidentalmente.
Então, estamos diante da necessidade de encontrar soluções que sejam:
- eficientes;
- duráveis;
- resistentes;
- seguras.
O que é luminária hermética para cozinha industrial?
A utilização de uma luminária hermética LED tende a estar associada às condições do ambiente onde o produto se faz mais necessário. Afinal, entre as características desse tipo de solução, podemos citar a sua robustez e resistência, tornando-a indispensável em áreas onde a volatilidade é maior — como é o caso de cozinhas industriais.
E por quê? Imagine um local que lida com tanta oscilação brusca (e extrema) de temperaturas. Sem falar na produção de vapores quentes que são lançados de panelas.
Isso tudo pode causar danos permanentes nas luminárias, e aí entra a versatilidade e solidez da tecnologia hermética. Inclusive, por conta de um case de proteção que ajuda a proteger os seus componentes contra todo tipo de intempérie líquida, sólida ou gasosa.
Mas não pense que esse tipo de solução só serve como luminária para cozinha industrial. A seguir, separamos outros tipos de ambientes que podem ser muito bem aproveitados com o uso desse tipo de iluminação, como:
- áreas úmidas ou muito geladas, como é o caso de câmaras frigoríficas;
- laboratórios, sejam eles farmacêuticos ou químicos;
- locais onde a liberação de poeira e vapor seja constante e/ou intensa;
- áreas úmidas de lazer, como piscinas — além de saunas e clubes em gera;
- lava-rápidos;
- estacionamentos.
Sabe onde encontrar a melhor solução de luminária para cozinha industrial? Na Luter LED!
Como deve ser a iluminação de uma cozinha industrial
Falando especificamente de uma iluminação para cozinha industrial, o enfoque deve ser no equilíbrio entre a funcionalidade dos produtos e, também, as características de resistência das luminárias contra os elementos presentes em cada local.
Dessa maneira, um auxílio especializado é de grande relevância para que você adquira com mais assertividade e precisão nas suas decisões, valorizando também o seu investimento.
O que é luminotécnica industrial?
Com base no que mencionamos acima, podemos aprofundar nas especificidades da iluminação de uma cozinha industrial por meio da luminotécnica.
Já ouviu falar?
A ideia, com esse tipo de estratégia, é fazer um projeto luminotécnico — que aponte a quantidade de luminárias para gerar a capacidade de iluminação em cada ambiente da sua indústria.
Além disso, consiste no alinhamento com as normas vigentes e regulamentações do setor, tudo isso em equilíbrio para fazer com que o consumo energético e a manutenção do sistema não venham acompanhados de desperdícios e prejuízos.
Com tudo isso, dá para ter uma boa perspectiva a respeito da importância da luminotécnica industrial, certo? Até por isso, mencionamos a necessidade de um auxílio especializado de uma empresa com expertise em iluminação, para que ela atenda as necessidades do seu segmento especificamente, e as necessidades de cada ambiente para oferecer soluções alinhadas às suas características.
O que se aplica também para a escolha do melhor tipo de luminária para cozinha industrial, como estamos explorando neste artigo.
Como iluminar: quantos Lux para cozinha industrial?
Um ponto importante que muita gente esbarra ao montar o projeto luminotécnico de uma cozinha industrial é a quantidade de Lux para esse tipo de ambiente.
Mas antes de explorar a necessidade, vamos destacar a média de Lux determinados para os principais setores de uma indústria, independentemente do seu porte ou segmento:
- entre 50 e 400 Lux para depósitos e armazéns;
- entre 100 e 400 lux para o setor de embalagens;
- entre 100 e 250 lux para câmaras frigoríficas;
- de 200 a 600 lux para área de produção de indústrias grosseiras;
- de 300 a 800 Lux para área de produção de indústrias ordinárias;
- de 350 a 1000 Lux para oficinas de montagem (peças médias);
- de 500 a 1200 Lux para oficinas de montagem (peças pequenas);
- de 600 a 2000 Lux para indústrias de precisão, área de produção;
- de 1000 a 3000 lux para áreas de trabalhos finos (banco ou máquina);
- de 1000 a 5000 lux para a área de produção de indústrias de alta precisão.
No caso da iluminação para cozinha industrial, especificamente, a quantidade de Lux gira em torno de 100 a 300 Lux. E isso varia das dimensões do ambiente, da entrada de luz natural e também da disposição de todo o maquinário e equipamentos para agregar eficiência ao projeto luminotécnico industrial.
Do contrário, uma série de problemas pode decorrer de um projeto de iluminação inadequado. Podemos citar a fadiga ocular, a sensação de cansaço precocemente e até mesmo acidentes ou casos de dor de cabeça pelo esforço de tentar enxergar em locais pouco iluminados.
Pense, inclusive, na relevância disso em uma área em que a chance de ocorrência de acidentes é relativamente grande.
Portanto, não se trata apenas de ter uma boa qualidade de visibilidade, mas de oferecer as melhores condições de trabalho para agregar produtividade, eficiência operacional e segurança a todos os profissionais da cozinha industrial.
Qual a luminária ideal para cozinha industrial?
Indiscutivelmente, a melhor luminária para cozinha industrial é a hermética, que tem uma classificação IP capaz de direcionar a escolha do produto a partir do seu grau de resistência contra partículas sólidas e líquidas.
Nesse ponto, então, convém o alinhamento da melhor solução para as características da sua cozinha. Pois, em média, as luminárias com classificação IP elevada podem resistir tanto a altas temperaturas quanto a choques, vibrações, vapores e outros elementos comuns em uma cozinha industrial ou mesmo no segmento como um todo.
Mas não para por aí. Sabemos que a qualidade do produto pode influenciar positiva ou negativamente a rotina do seu negócio. E por isso julgamos tão necessário atentar-se à garantia dos produtos que você pretende investir.
O motivo de estarmos falando a respeito disso é simples: muitas luminárias do mercado oferecem garantia de 1 ano, apenas, e optar por elas nem sempre se mostra uma decisão assertiva. E sabe por quê?
Os produtos com 1 ano de garantia apresentam baixa durabilidade em comparação aos de 5 anos. Com baixa durabilidade, a necessidade de manutenção em um intervalo curto de tempo, é um fator que gera grandes impactos nas indústrias.
Algo que pode acarretar em diversos gastos extras não previstos, que vão desde o impacto na produção até mesmo com a troca de todo o sistema de iluminação antes do esperado.
Além disso, se as luminárias apresentarem problemas, elas irão afetar diretamente a produtividade dos colaboradores, dificultando assim, a visibilidade da sua área de trabalho, podendo até mesmo ocasionar acidentes.
Por outro lado, um investimento mais seguro e assertivo é feito com a escolha de luminárias para cozinha industrial com 5 anos de garantia. Isso dá a você mais confiança na marca escolhida, garantia de alta durabilidade e, também, assegura que a solução é eficiente e não irá gerar gastos extras.
Qual o tipo de luminária para cozinha industrial?
Como exploramos bastante os diferenciais de uma luminária para cozinha industrial com 5 anos de garantia, vale a pena também saber qual o produto mais indicado para esse setor do seu empreendimento.
Confira, abaixo!
Luminárias Herméticas
Desenvolvidas para aplicação em ambientes com diferentes temperaturas, as luminárias herméticas podem ser altamente resistentes a altas e baixas temperaturas, água, vapor e poeira. Com diferentes níveis de índice de proteção IP, são ideais para suprir as diversas aplicações do mercado.
Índice de Proteção
Um fator determinante para aplicação das luminárias na cozinha industrial, o índice de proteção das luminárias LED as tornam indicadas para áreas:
- úmidas;
- empoeiradas;
- agentes externos potencialmente perigosos.
Com o índice de proteção, a indústria não terá que se preocupar com o risco de danificar as luminárias devido às exposições de possíveis agentes externos presentes no dia a dia. E também por possuírem IP a partir do 65 (IP65), são fáceis de limpar — podendo usar até mesmo jatos de água.
Até por isso, essa é uma boa luminária para cozinha industrial e também para outros ambientes, como lava-rápidos, frigoríficos, depósitos, etc..
Onde comprar luminária para cozinha industrial?
Conte com a Luter LED para implementar o seu projeto luminotécnico para cozinha industrial!
Somos especialistas no ramo de iluminação LED e também do segmento industrial, fazendo com que o seu planejamento seja feito com eficiência, alinhamento às normas e exigências técnicas e, também, muita qualidade aos produtos oferecidos.
Sem falar na mencionada garantia de 5 anos, que aplicamos a nossas soluções luminotécnicas. Dessa maneira, você só tem benefícios ao optar por essa parceria conosco e, assim, compor um projeto perfeito de luminária para sua cozinha industrial!