LED É TUDO IGUAL?
O que avaliar em uma luminária LED?
Para ajudar desmistificar este tema, trouxemos alguns pontos de atenção para a escolha da lâmpada ou luminária LED adequada para o seu projeto.
De antemão, já te afirmamos: LED não é tudo igual.
Grande parte dos nossos clientes procuram o LED para economia de energia, mas às vezes acabam caindo em algumas armadilhas devido a má qualidade do produto. Confira algumas dicas que separamos para você!
POTÊNCIA
Há uma confusão recorrente entre potência e intensidade luminosa. No varejo, muitas vezes a referência utilizada é a quantidade de Watts.
Este conceito cria confusão no consumidor, pois a potência WATTS está relacionada com o consumo de energia e a luz emitida está relacionada com os LÚMENS.
A relação lúmens por watt é uma medida importante para avaliar a eficiência energética das lâmpadas e luminárias de LED, o que é fundamental para reduzir custos, minimizar o impacto ambiental e atender às demandas crescentes por eficiência energética.
INTENSIDADE LUMINOSA
A intensidade luminosa (iluminância), é conhecida como LUX. Uma medida calculada através do valor lúmens por metro quadrado.
A intensidade também é um fator influenciada pelas características da fonte de luz e está diretamente relacionado com a qualidade do LED utilizado.
Com o passar dos anos, luminárias LED de baixa qualidade, começam a diminuir sua intensidade, diminuindo o fluxo de luz emitido, podendo ocasionar falta de visibilidade e até mesmo, acidentes devido a má iluminação do ambiente.
TEMPERATURA DE COR
Diretamente relacionada ao comportamento humano, a temperatura de cor é uma característica que pode ser alterada devido a qualidade do LED.
Os diodos LED podem se deteriorar, levando a uma redução na eficiência e precisão da emissão de luz. Isso pode resultar em uma mudança gradual na temperatura de cor da luz emitida pela luminária LED, influenciando diretamente na produtividade, fadiga visual e pode até gerar acidentes. Assim, a qualidade dos componentes utilizados deve ser levado em conta na hora da escolha da fonte de luz.
MATERIAL DE CONTRUÇÃO
O material de construção da luminária LED, é um determinante da sua vida útil.
Muitas vezes aplicadas em ambientes industriais, são utilizadas por longos períodos, em alguns casos, por 24 horas consecutivas. Este fator ocasiona aquecimento da luminária e por isso, ela necessita de dissipação térmica adequada afim de evitar a sua queima precoce.
Muitas marcas confeccionam suas luminárias com ferro, material que possui baixa dissipação térmica e ocasionará em rápida queima dos componentes. Assim, para evitar o aquecimento excessivo, a utilização de luminárias LED feitas de alumínio são recomendadas, material este, que possui alta dissipação e garantirá a alta durabilidade.
ÂNGULO DE ILUMINAÇÃO
O ângulo de iluminação será o responsável por proporcionar uma iluminação homogênea, sem ofuscamentos, pontos com iluminação irregulares e principalmente, será um determinante para a diminuição de pontos de iluminação.
Um ambiente bem iluminado não necessita ter excesso de luminárias instaladas e sim, ter uma iluminação bem planejada, com os ângulos corretos para proporcionar uma iluminação uniforme.
Outro fator de extrema importância em um projeto, também proporcionado através da utilização dos ângulos corretos, é para garantir o atingimento da quantidade de LUX requeridas naquele local, descritos na normativa NHO 11.
PROJETO LUMINOTÉCNICO
Com todos os pontos abordados, chegou a hora da escolha da luminária LED para o projeto.
Exija produtos de alta durabilidade, evite que o “barato”, saia ainda mais caro a longo prazo.
E para isso, estamos aqui para ajudá-lo. Nosso portfólio é composto por luminárias de alta durabilidade, confeccionadas com materiais de última geração e o melhor, possuem 5 ANOS DE GARANTIA!
Ficou com alguma dúvida ou necessita de um projeto luminotécnico, podemos ajudá-lo!