LED COB e SMD: entenda quais são as principais diferenças

LED COB e SMD

A iluminação LED é mais eficiente e econômica, isso você já sabe, mas por acaso você conhece as opções de LED COB e SMD e quais as vantagens que essas opções podem oferecer ao seu projeto de iluminação?

Esses tipos de LEDs já são amplamente aplicados na iluminação pública de grandes cidades devido a sua eficiência, por isso, pode ser uma ótima solução para iluminar sua empresa, comércio ou indústria

Vamos entender como estes LEDs funcionam, quais as diferenças entre as opções e também os benefícios de se utilizar estes tipos de iluminação, da visão financeira, mas também pelo ponto de vista estético.

Boa leitura.

Tipos de LED: o que é o LED COB e SMD?

LED é a sigla de Lighting Emitting Diode, que na tradução seria algo como Diodo emissor de luz, e é considerado um componente eletrônico semicondutor que funciona por meio da energia elétrica transformando em luz.

Esse tipo de tecnologia é bastante presente nas iluminações de casas, escritórios e vias públicas, mas também faz parte de outros aparelhos eletrônicos como televisores, notebooks e outros monitores de alta qualidade.

Mas nem todo LED é igual, afinal, à medida que a tecnologia avança e novas demandas vão surgindo, o componente passa a ganhar novas funcionalidades, entre elas a versão COB e SMD que veremos abaixo.

Entenda como funciona o LED COB (Chip On Board)

LED COB (Chip On Board) é uma tecnologia utilizada nas luminárias LED aplicada em projetos e tem como característica mais marcante, o fato de serem chips encapsulados em conjunto dentro de uma placa pequena formando o LED COB de vários tamanhos e compondo um módulo de iluminação versátil, pois não precisa de uma placa de circuito impresso.

Diferente dos spots dicroicos que são compostos por vários LEDs SMD de 1 Watt cada, os LED COB trabalham aglutinados em um único módulo responsável pelo nível de iluminação.

Trocando em miúdos, isso permite conjuntos de luminárias LED que podem ser mais fortes e ainda assim a montagem sem necessidade de máquinas avançadas, permitindo inclusive opções de controle da intensidade da iluminação propagada.

Como funciona o LED SMD (Surface Mounted Device)

Por sua vez o LED SMD (Surface Mounted Device) são dispositivos aplicados em uma superfície, e é talvez a opção mais versátil para compor painéis de LED ou downlights que possuem filtro leitoso e precisam do espalhamento da luz em seu interior.

É o tipo de LED que apresenta maior luminosidade e controle, em contrapartida são mais baratos, mas costumam ter um preço mais elevado na montagem das luminárias LED devido a ser necessário a aplicação destes LEDs em placas de circuito impresso feita por máquinas avançadas.

Os modelos mais comuns de LED SMD são as fitas SMD 3528, normalmente vendidas em rolos de até 5 metros e 300 pontos de luz, que podem ser na cor branca ou em várias tonalidades, o famoso RGB.

O outro modelo é com fitas LED 5050 com maior emissão de luz, utiliza sequência de LEDs triplos, e, portanto, consomem mais energia elétrica.

Visualmente o LED COB e o SMD podem ser parecidos, mas na prática possuem diferenças principalmente de desempenho, por isso é importante conhecer bem.

Como funciona o LED SMD

Quais as principais diferenças do LED COB e SMD?

Na comparação direta há várias diferenças entre os LEDs COB e SMD, mas principalmente voltadas ao desempenho e organização da iluminação, por isso a escolha sempre vai depender muito do objetivo do projeto.

Ambos vão entregar vantagens e desvantagens, por isso quanto mais você entender sobre as características de cada uma, melhor vai ser para encaixar no seu projeto de iluminação.

Se estiver trabalhando com arquiteto ou decorador, vale a pena apresentar as opções e entender com ele o que vai entregar melhor qualidade em termos estéticos, e assim pese sua escolha baseados no custo benefício.

Por isso, vamos listar as características de cada tipo de LED para auxiliar na sua decisão.

O que é um LED COB?

O LED COB entrega os seguintes benefícios para sua obra:

  • Menos propensão a falhas quando exposto à altas temperaturas
  • Boa resistência à flutuação de tensão
  • Funciona independente de placa de circuito impresso.

Como nem tudo é perfeito, os LEDs COBs também possuem desvantagens como:

O que é o LED SMD?

As vantagens do LED SMD são as seguintes:

  • Pode ser formado em várias disposições devido a diferentes tamanhos de produção.
  • Não possui filamentos sendo mais resistentes a pancadas e movimentos
  • Função RGB com uma média de 16 milhões de combinação de cores

Já as desvantagens de utilizar o LED SMD são:

  • Luz unidirecional
  • Baixa resistência ao calor

Eficiência Luminosa: qual é melhor, COB ou SMD?

Diferenças entre led cob e smd

Na prática, a eficiência luminosa não é tão relevante assim, pois tudo vai depender do seu projeto e qual é o objetivo final da iluminação.

Por isso, a forma de medir a eficiência é entender o que seu projeto precisa, por isso é importante consultar especialistas em iluminação, e aqui no time da Luter LED estamos prontos para te ajudar.

Como escolher qual tipo de LED usar no seu projeto de iluminação?

A iluminação de um ambiente é fundamental para criar uma atmosfera e até passar a personalidade do local.

Casas de show, por exemplo, são reconhecidas pelas suas luzes coloridas, enquanto os laboratórios têm uma iluminação branca para proporcionar a visualização dos detalhes.

Devido a diversidade de modelos de LEDs no mercado, para um melhor resultado em seu projeto, recomendamos escolher produtos LEDs que oferecem 5 anos de garantia, desta forma, conseguirá prolongar a durabilidade de suas luminárias LED.  

Com isso em mente, a escolha ideal para o seu projeto é a que vai melhor compor o visual que combina com a marca.

A importância de comprar LEDs de qualidade e confiança

Independentemente de escolher COB ou SMD, o que vai fazer diferença mesmo é a qualidade dos LEDs utilizados.

Um LED de baixa qualidade, pode não entregar a eficiência de iluminação e de economia, e ainda pode acabar falhando, por isso a sua escolha tem que ser bem feita.

Aqui na Luter LED, nós prezamos por qualidade, por isso em todos nossos projetos usamos os melhores produtos para garantir uma iluminação eficiente e econômica, levando em conta o que seu projeto precisa.

Conheça nossas soluções especializadas para cada tipo de projeto e ambiente, com certeza temos a solução ideal para sua empresa.

Conclusão

Fazer uma boa iluminação, seja da sua empresa ou comércio vai demandar um projeto que leva em consideração eficiência, luminosidade e economia, e para isso, os LED COB e SMD podem ser bem utilizados.

Portanto, considere as vantagens e desvantagens de cada um antes de decidir qual aplicar no seu projeto.

E se quiser fazer isso com o máximo de eficiência, dê uma olhada nas opções da Luter LED, que temos experiência prática em vários tipos de projetos de iluminação.

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.