Iluminação para Indústria de Alimentos: as vantagens do LED

Iluminação para Indústria de Alimentos

Ambientes comerciais e industriais têm características distintas — e isso se ramifica ainda mais de acordo com as especificidades de cada segmento. Daí, a importância em aprender, a fundo, sobre as características de uma boa iluminação para a indústria de alimentos.

E, neste post, vamos explicar como você pode privilegiar a necessidade de cada ambiente com seu projeto luminotécnico. Além de mostrar, também, as vantagens em contar com luminárias IP69K na iluminação para a indústria de alimentos. Confira!

Qual é a importância da iluminação para a indústria de alimentos?

A grande importância na iluminação para indústria de alimentos é garantir uma iluminação eficaz para os locais de processamento de alimentos e também as câmaras frias dos alimentos congelados.  

 E para isso, contar com uma iluminação LED de alta qualidade é necessário se atentar a alguns detalhes na hora da escolha das luminárias LED que serão utilizadas no local.  

Benefícios de uma Iluminação de qualidade para processamento de alimentos e instalações de armazenamento a frio

O que recomendamos é utilizar luminárias LED eficientes que oferecem altos níveis de iluminação com baixo consumo de energia, produzindo significativamente menos calor do que as demais, e, portanto, prover economia com a refrigeração para manter as condições de temperatura desejadas.

Um projeto de iluminação eficiente e de qualidade pode oferecer:

Maior produtividade

Quando os níveis ideais de iluminação são atingidos, os trabalhadores experimentam melhor conforto visual e apresentam maior concentração, aumentando sua precisão e acelerando a velocidade de trabalho.

Operação mais segura nas máquinas de processamento

Certas tarefas de processamento de alimentos envolvem o uso de utensílios afiados, como facas, moedores e máquinas de fatiar.

Aumentar os níveis de iluminamento em lux de acordo com as normas vigentes (NHO11) e uniformidade adequada são fatores necessários para evitar acidentes nas operações realizadas nesses locais.

Prevenção de Acidentes

Em áreas de congelamento, caminhar ou dirigir empilhadeiras em condições úmidas ou geladas representa um alto risco se os funcionários não puderem ver o piso corretamente devido à iluminação inadequada.

Por motivos de segurança, em casos de possibilidade de impacto, é importante considerar luminárias que não utilizam vidro em sua composição, assim como luminárias que apresentam superfícies pintadas, que com o passar do tempo podem lascar e cair contaminando assim os alimentos.

Luminárias Herméticas LED com Proteção IP69K

Para áreas de limpeza constante escolha luminárias que são testadas e certificadas à prova de poeira com proteção de entrada de líquidos para suportar jatos de água potentes com 60Cº de temperatura com índice de proteção IP69K dependendo do modelo de fixação e de aplicação.

Caso não precise lavar com jatos de água quente, é possível utilizar Índice de proteção IP65. E lembre se, para maior durabilidade das luminárias LED exija 5 anos de garantia do fornecedor.

Alta eficiência luminosa

A maioria das instalações de processamento de alimentos e armazenamento a frio requer iluminação artificial 24 horas por dia, 7 dias por semana para fins de segurança.

Isso cria uma aplicação ideal para essas luminárias LED altamente eficientes, permitindo maximizar a economia de energia. As luminárias herméticas LED mais eficientes possuem 160lm/w de rendimento energético.

Melhor gerenciamento térmico

As luminárias herméticas Triproof Luter LED suportam uma faixa de operação de temperatura ambiente mais ampla e são projetadas para máxima dissipação de calor para um desempenho melhor do que outras em ambientes congelados de até -35C.

Vida Útil Ultra Longa 

As luminárias Luter LED com 5 anos de garantia raramente saem ou precisam de manutenção, oferecendo maior confiabilidade e vida útil superior à maioria dos outros LEDs.

Isso significa que você não terá que contratar frequentemente alguém para realizar a manutenção e a troca desses dispositivos. Podem chegar à durabilidade de 10 anos.

Design robusto

Nossas luminárias LED para processamento de alimentos funcionam em ambientes adversos e resistem a processos de lavagem de alta pressão com água quente e/ou produtos químicos de esterilização, condições que muitas outras luminárias não podem suportar.

A iluminação em ambientes de processamento de alimentos e bebidas deve resistir a contaminantes, óleos transportados pelo ar, sujeira, poeira, vapor, água e solventes de limpeza.

Redução de custos de manutenção

As luminárias industriais Luter LED para processamento de alimentos são construídas para durar e podem suportar impactos acidentais, tendo uma vida útil muito maior do que a maioria dos LEDs, ajudando você a reduzir os custos de manutenção e o tempo gasto na substituição de luminárias LED.

Maximize a economia de energia

Nossas luminárias LED altamente eficientes podem economizar até 80% de energia. Além disso, ao incluir sensores para detectar áreas onde não há atividade e diminuir as luzes o suficiente para manter visibilidade suficiente. Assim que a presença é detectada, as luzes aumentam instantaneamente para visibilidade e segurança ideais.

Melhorar o conforto visual e produtividade dos funcionários

Quando os níveis ideais de iluminação são atingidos, os trabalhadores obtêm melhor visibilidade e maior concentração, aumentando sua precisão e velocidade de trabalho, reduzindo erros e acidentes.

Quais particularidades da indústria alimentícia devem ser consideradas na iluminação?

Seu projeto deve ir além de aprender como iluminar as operações relacionadas aos alimentos. A qualidade do seu planejamento deve ser funcional, operacional e também estética. 

Isso ajuda a conferir as vantagens mencionadas no tópico anterior. Só que, falando especificamente da iluminação industrial, deve existir toda a atenção para garantir segurança no sistema de iluminação usada, como:

  • noção de quais luminárias usar (com ausência de vidro na composição);
  • avaliação da resistência das luminárias herméticas LED contra impactos e vibração;
  • baixo acúmulo de substâncias nas luminárias.
Como iluminar fabrica de alimentos

Até por isso, falaremos adiante sobre as luminárias IP69K, que reúnem boas características para a iluminação da indústria de alimentos — em áreas internas, especificamente.

Só que existem outras áreas que devem ser monitoradas para conferir eficiência na rotina do seu empreendimento. Veja quais são, logo abaixo!

Iluminação nas Áreas para lavagem

Luminárias herméticas de LED e acessórios específicos para protegê-las devem ser considerados para o setor. 

Afinal de contas, a exposição de alimentos e a necessidade de limpeza constante do espaço demanda o uso de luminárias resistentes.

Nesse sentido, convém ficar de olho em luminárias industriais, que tendem a seguir requisitos e padrões técnicos do segmento.

Iluminação de Corredores

Uma iluminação linear LED pode ser uma solução prática e eficiente para os corredores. Assim, sua iluminação para indústria de alimentos adquire versatilidade e eficiência energética com um produto facilmente adaptável a diferentes necessidades.

O que vale, inclusive, para o uso associado a detectores de movimento. Dessa maneira, as luminárias LED são ativadas somente quando existir necessidade de iluminação, agregando também economia no consumo de energia elétrica.

Iluminação de Áreas frias

É inegável que a iluminação LED tem impacto positivo na iluminação para a indústria de alimentos – em áreas frias, inclusive.

Assim, deve se atentar a temperatura das câmaras frias e outros tipos de armazéns congeladores, para poder escolher a luminária LED que tenha a temperatura de operação de acordo.

Iluminação em LED para indústria de alimentos

Iluminação em LED para indústria de alimentos

Vimos que a iluminação para a indústria de alimentos tem muito a ganhar com duas tecnologias, principalmente: LED e luminárias herméticas LED integradas.

Pois a necessidade de entender como iluminar as operações das indústrias de alimentos é fundamental para trazer funcionalidade e qualidade ao trabalho. Mas a segurança dos seus profissionais deve ser priorizada

Com isso, ressalta-se a importância de produtos resistentes e com resistência a baixa concentração de produtos químicos. Pois áreas críticas (com elevada vibração e baixas temperaturas, por exemplo) podem interferir na vida útil das luminárias que precisam ser preparadas para suportar tais condições.

Como as luminárias IP69K beneficiam sua iluminação de indústria de alimentos?

Com base em tudo o que falamos até aqui, é necessário ressaltar a importância das luminárias IP69K. 

Esse tipo de produto vem formulado a partir das orientações de um padrão internacional (norma IEC 60529). Ou seja, essas luminárias são resistentes à prova de poeira com proteção de entrada de líquidos para suportar jatos de água potentes de alta temperatura (60C). 

Daí, a certeza de que as luminárias IP69K suportam todas as condições presentes (e necessárias) para a boa iluminação da indústria de alimentos em áreas específicas que precisam de alta limpeza.

Conheça os produtos da Luter LED e faça um upgrade no seu projeto de iluminação!

Conclusão

Neste artigo, explicamos os cuidados necessários ao planejar a iluminação para a indústria de alimentos. Afinal, é um setor que convive com situações voláteis e extremas.

Entre elas, as mudanças bruscas (e impactantes) de temperatura e a presença de jatos de alta pressão e vapores, entre outros elementos.

Com base nisso, apresentamos que a iluminação LED é determinante para diversas áreas da empresa. E, no que diz respeito à melhor forma de planejar a iluminação para a indústria de alimentos, as luminárias IP69K se destacam pela resistência e segurança que oferecem em locais de alto fluxo de limpeza.

We take processes apart, rethink, rebuild, and deliver them back working smarter than ever before.