Ambientes comerciais e industriais possuem características distintas — e isso se ramifica ainda mais de acordo com as especificidades de cada segmento. Daí, a importância em aprender, a fundo, sobre as características de uma boa iluminação para a indústria de alimentos.
E, nesta matéria, vamos explicar como você pode valorizar e suprir a necessidade de cada ambiente com um projeto luminotécnico. Além de mostrar, também, as vantagens em contar com luminárias LED com IP69K na iluminação para a indústria de alimentos. Confira!
Qual é a importância da iluminação para a indústria de alimentos?
A iluminação LED apresenta uma grande importância para a indústria de alimentos. Ela exerce um papel fundamental para garantir a segurança na execução de processos delicados e demais atividades realizadas.
Através de uma iluminação LED eficaz para os locais de processamento de alimentos e também as câmaras frias de alimentos congelados, os colaboradores conseguem realizar as atividades com mais produtividade e eficiência.
E para isso, contar com uma iluminação LED de alta qualidade é necessário se atentar a alguns detalhes na hora da escolha das luminárias LED que serão utilizadas no local.
O recomendado para utilizar nessas áreas, são luminárias LED eficientes que oferecem altos níveis de iluminação com baixo consumo de energia, emitindo significativamente menos calor do que as tradicionais luminárias com lâmpadas, e, portanto, gerando economia com a refrigeração para manter as condições de temperatura ideais.
Além disso, as luminárias necessitam ter índice de proteção adequado para higienização e assim, garantir sua conservação e alta durabilidade.
Um projeto de iluminação eficiente e de qualidade pode oferecer:
Maior produtividade
Quando os níveis ideais de iluminação são atingidos e a temperatura de cor das luminárias estão corretas, os trabalhadores experimentam melhor conforto visual e apresentam maior concentração, aumentando sua precisão e melhoram a produtividade no trabalho.
Operação mais segura nas máquinas de processamento
Certas tarefas de processamento de alimentos envolvem o uso de utensílios afiados, como facas, moedores e máquinas de fatiar.
Assim, aumentar os níveis de iluminamento, lux, de acordo com a norma vigente (NHO11) e gerar uniformidade adequada para o manuseio desses utensílios, são fatores necessários para evitar acidentes nas operações realizadas nesses locais.
Prevenção de Acidentes
Em áreas de congelamento, caminhar ou dirigir empilhadeiras em condições úmidas ou geladas representa um alto risco se os funcionários não puderem ver o piso corretamente devido à iluminação inadequada ou devido a uma iluminação que o ofusque.
Por motivos de segurança, em casos de possibilidade de impacto, é importante considerar luminárias que não utilizam vidro em sua composição e com índice de resistência a impactos – IK adequado, assim como luminárias que apresentam superfícies pintadas, que com o passar do tempo podem lascar e cair contaminando assim os alimentos.
Qual a luminária ideal para indústria de alimentos?
Algumas características das luminárias LED devem ser avaliadas de modo que os recursos de iluminação para indústria de alimentos sejam empregados correta e assertivamente. Especificamente, o índice de proteção (IP) que classifica as luminárias de acordo com sua resistência à ação de agentes externos.
Luminárias Herméticas LED com Proteção IP69K ou IP65
As luminárias herméticas LED IP69K representam uma ótima solução para ambientes que demandam higienização constante, como em áreas frigoríficas que realizam os cortes de carnes.
Isto se dá pela característica de resistência à lavagem com jatos de água de alta pressão, característica que as diferenciam das luminárias com IP65, que possuem índice de proteção contra poeira, água e líquidos, mas não resistência à jatos de alta potência.
Alta eficiência luminosa
Os espaços e zonas de trabalho no contexto da indústria de alimentos demandam iluminação constante. Desde o processamento inicial até os métodos de controle, todo o ambiente deve estar bem iluminado.
Dado a tecnologia associada às luminárias, o LED é um recurso de iluminação altamente reconhecido com índices de luminância superiores a outros recursos, como as lâmpadas. Ou seja, asseguram alta eficiência luminosa.
Melhor gerenciamento térmico
Alguns modelos de luminárias herméticas, como as Luminárias LED Tri-Proof apresentam um desempenho de operações em amplas faixas de temperatura. Possuem alta tecnologia de fabricação, com corpo em alumínio que permite a alta dissipação de calor, tendo ótimo rendimento em ambientes com até -35 °C.
Vida Útil Ultra Longa
Além da garantia de 5 anos assegurada pela Luter LED, comparativamente, luminárias LED são reconhecidamente equipamentos resistentes e com vida útil longa. Isto implica em redução dos custos de manutenção ou substituição.
Design robusto
Fabricadas com design robusto, as luminárias LED associam tecnologia e resistência a diversos cenários que, recorrentemente, danificam as estruturas de outros recursos de iluminação.
Por exemplo, a ação da água, de partículas sólidas de diversas dimensões ou, ainda, de impacto.
Reduz custos de manutenção
Tendo em vista a durabilidade e vida útil superior das luminárias LED, a instalação destes recursos possibilita uma diminuição expressiva nos custos de manutenção ou substituição.
Maximiza a economia de energia
Luminárias LED são altamente eficientes, proporcionando economias reais de até 80% nos custos com energia. Alguns modelos são, ainda, equipados com sensores inteligentes que permitem o acionamento e desligamento automatizados.
Melhora o conforto visual e produtividade dos funcionários
Os recursos de iluminação LED, como luminárias, são desenvolvidos com base em métodos cientificamente comprovados em laboratório. Um destes aspectos é a capacidade de efetivamente iluminar espaços, garantindo conforto visual. Consequentemente, possibilitando o aumento dos índices de produtividade dos colaboradores.
Quais particularidades da indústria alimentícia devem ser consideradas na iluminação?
Seu projeto deve ir além de aprender como iluminar as operações relacionadas aos alimentos. A qualidade do seu planejamento deve ser funcional, operacional e também estética.
Isso ajuda a conferir as vantagens mencionadas no tópico anterior. Só que, falando especificamente da iluminação industrial, deve existir toda a atenção para garantir segurança no sistema de iluminação usada, como:
-
- noção de quais luminárias usar (com ausência de vidro na composição);
- avaliação da resistência das luminárias herméticas LED contra impactos e vibração;
- baixo acúmulo de substâncias nas luminárias.
Até por isso, adiante falaremos mais um pouco sobre os benefícios das luminárias com índice de proteção IP65 e IP69K, que reúnem boas características para a iluminação da indústria de alimentos — em áreas internas.
Só que existem outras áreas que devem ser monitoradas para conferir eficiência na rotina do seu empreendimento. Veja quais são, logo abaixo!
Iluminação nas Áreas para lavagem
Luminárias herméticas de LED e acessórios específicos para protegê-las devem ser considerados para o setor.
Afinal de contas, a exposição de alimentos e a necessidade de limpeza constante do espaço demanda o uso de luminárias resistentes.
Nesse sentido, convém ficar de olho em luminárias industriais, com índices de proteção, que tendem a seguir requisitos e padrões técnicos do segmento.
Iluminação de Corredores
Uma iluminação linear LED pode ser uma solução prática e eficiente para os corredores. Assim, sua iluminação para indústria de alimentos adquire versatilidade e eficiência energética com um produto facilmente adaptável a diferentes necessidades.
O que vale, inclusive, para o uso associado a detectores de movimento. Dessa maneira, as luminárias LED são ativadas somente quando existe necessidade de iluminação, agregando também economia no consumo de energia elétrica.
Iluminação de Áreas frias
É inegável que a iluminação LED tem impacto positivo na iluminação para a indústria de alimentos – em áreas frias, inclusive.
Assim, deve-se atentar a temperatura das câmaras frias e outros tipos de armazéns congeladores, para poder escolher a luminária LED que tenha a temperatura de operação de acordo.
Por que usar Iluminação em LED para indústria de alimentos?
A utilização de recursos LED na iluminação de indústria de alimentos apresenta um conjunto de benefícios que abrangem desde maior eficiência energética até as características de durabilidade e resistência das luminárias LED.
- Possibilita maior conforto visual, bem-estar e aumento de produtividade;
- Dado a tecnologia associada, apresentam maior durabilidade e vida útil;
- Reduz custos com energia tendo em vista maior eficiência energética;
- Apresentam índices de proteção contra o ingresso de água, poeira ou ação de impacto;
- Modernizam o ambiente e os sistemas de iluminação adotados.
Qual a importância do índice de proteção nas luminárias para as Indústrias de alimentos?
As mais diversas fabricantes adotam índices de mensuração internacionais para classificar a resistência das luminárias LED produzidas tendo em vista a ação de líquidos, partículas sólidas ou impacto físico.
Estes índices de proteção, portanto, qualificam a resistência dos equipamentos contra a ação de agentes externos que, convencionalmente, danificam luminárias e provocam a necessidade de substituição.
Desse modo, a importância dos índices de proteção das luminárias e demais recursos LED para o contexto de iluminação de indústria de alimentos se encontra na garantia de maior durabilidade, vida útil e eficiência de iluminação contínua.
Como as luminárias IP65 e IP69K beneficiam a iluminação de uma indústria de alimentos?
Com base em tudo o que falamos até aqui, é necessário ressaltar a importância das luminárias com índice de proteção adequado ao ambiente que será instalada.
Esse tipo de produto vem formulado a partir das orientações de um padrão internacional (norma IEC 60529). Ou seja, as luminárias com índice de proteção IP65 e IP69 são resistentes à prova de poeira com proteção de entrada de líquidos, e especificamente a IP69, é capaz de suportar jatos de água potentes de alta temperatura,cerca de 60°C.
Daí, a certeza de que as luminárias com alta classificação de IP, suportam todas as condições presentes no ambiente, e proporcionam uma iluminação eficiente e funcional para a indústria de alimentos, principalmente em áreas que necessitam de alta limpeza.
Conheça os produtos da Luter LED e faça um upgrade no seu projeto de iluminação!
Onde contratar um projeto de iluminação para minha empresa de alimentos?
A elaboração e implementação de projetos luminotécnicos devem ser conduzidos, sempre, por empresas especializadas, contando com pessoal qualificado composto de engenheiros e técnicos em luminotécnica.
Luter LED
Há mais de uma década a Luter LED desenvolve e implementa projetos luminotécnicos para os mais diversos setores e segmentos da economia. Contando com uma equipe qualificada e com experiência de mercado, desenvolve e apresenta as melhores soluções em iluminação para seus clientes.
Conclusão
Neste artigo, explicamos os cuidados necessários ao planejar a iluminação para a indústria de alimentos. Afinal, é um setor que convive com situações voláteis e extremas.
Entre elas, as mudanças bruscas e impactantes de temperatura, a necessidade de limpeza requerida com a lavagem das luminárias, entre outros elementos.
Com base nisso, apresentamos que a iluminação LED é determinante para diversas áreas da empresa. E, no que diz respeito à melhor forma de planejar a iluminação para a indústria de alimentos, as luminárias IP65 e IP69K se destacam pela resistência e segurança que oferecem em locais de alto fluxo de limpeza.
Aproveite a qualidade da tecnologia LED, a alta durabilidade e garantia de 5 anos Luter LED, e solicite agora mesmo, projeto luminotécnico gratuito para a indústria de alimentos!
Leia também:
- Iluminação de frigorífico, saiba qual a importância e como fazer!
- Retrofit de iluminação, o que é? [Guia completo], conheça os benefícios que o ajuste do sistema de iluminação oferecerá para a empresa.
- Automação de iluminação industrial: 5 vantagens e como fazer.
- O que é a luminária para cozinha industrial e qual sua importância?