Iluminação circadiana: o que é, importância no trabalho e como aplicar

iluminação circadiana

A iluminação circadiana é caracterizada por um conjunto de estratégias em luminotécnica, capazes de estimular o processamento neural da luz com objetivo de atenção, concentração ou, inclusive, conforto e bem-estar.

Isto se dá pela premissa do impacto da luz natural no ciclo orgânico do corpo humano. Tendo em vista a evolução da espécie humana em relação às características do ambiente, determinadas regulações fisiológicos foram desenvolvidas e aprimoradas.

Uma destas é a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Em momento do dia com maior incidência e presença da luz azul, a produção de melatonina é suprimida de modo que o estado de vigília seja alcançado.

Estes aspectos são compreendidos e organizados em estratégias de iluminação circadiana, tendo em vista os objetivos e necessidades dos espaços contemplados em projetos luminotécnicos especializados.

A pedido da Luter LED, o time de engenheiros e técnicos elaborou este artigo abordando tudo sobre iluminação circadiana: seu significado, o papel da luz na biologia humana e sua importância no ambiente de trabalho.

Continue e saiba tudo!

O que é a iluminação circadiana? (Significado)

O corpo humano responde aos estímulos da luz natural ao longo do dia, assim como da noite. Este aspecto influencia na regulação orgânica, como na produção de hormônios e nas funções de neurotransmissores.

Este aspecto interfere diretamente no bem-estar, no humor, nos padrões de vigília-sono e, inclusive, no desempenho cognitivo. Este conjunto de fatores é denominado de ciclo circadiano pela literatura médica.

Desse modo, projetos de iluminação artificial circadiana têm como objetivo simular e replicar todo o ciclo de iluminação natural vivenciado pelo ser humano, por meio de recursos de iluminação em ambientes internos. Por exemplo:

O que são ciclos circadianos? E para que servem os ritmos circadianos?

O ritmo biológico é conduzido em períodos mais ou menos definidos ao longo de 24 horas. Estes momentos, em que ocorre a regulação das funções hormonais, são denominados de ciclos circadianos.

Estes ajudam a coordenar e sincronizar a atividade fisiológica do corpo humano em relação às atividades necessárias ao longo do dia e noite. Por exemplo, concentração, foco, funções cognitivas e de alerta, assim como o repouso e condução ao estado de sono.

Desse modo, os ritmos circadianos permitem e promovem a regulação e o funcionamento do corpo humano de acordo com as características do dia e das atividades desempenhadas em cada momento.

Qual o papel da luz no ciclo circadiano?

A luz natural ou artificial circadiana tem seu papel na regulação das funções orgânicas no corpo humano. Para isso, devemos compreender a fisiologia humana como interdependente do meio.

Ao longo da evolução da espécie humana a intensidade e quantidade de luz natural desempenhou papel fundamental na maneira como os seres humanos respondem ao ambiente.

Durante o dia a luz azul (presente no comprimento de ondas da luz solar) é processada pelo Núcleo Supraquiasmático (NSQ) que diminui a produção de melatonina: hormônio responsável pelo sono. Isso implica ao longo do dia, estados de vigília e atenção.

À medida que a noite se aproxima e a intensidade da luz natural do sol diminui, o NSQ responde ao ambiente com o reequilíbrio da produção de hormônios. Neste contexto, a produção de melatonina é aumentada e, como consequência, ocorre o processo de passagem do estado de vigília para o sono.

Por que a iluminação circadiana é tão importante? (Relógio biológico, humor e disposição)

Por que a iluminação circadiana é tão importante

Os benefícios da iluminação circadiana são amplos e contemplam, sobretudo, o estímulo ao funcionamento adequado das funções orgânicas do corpo humano. Por isso, propicia desde o bem-estar à regulação do sono.

Em projetos de iluminação circadiana, observa-se em curto e longo prazo melhorias significativas na fisiologia humana. O estímulo da luz artificial com propriedades semelhantes à natural, em ambientes internos, estimula a concentração e aumenta a produtividade.

Saber o porquê do conceito de iluminação circadiana ser relevante implica tanto no direcionamento a projetos luminotécnicos assertivos, quanto para os resultados alcançados com esse tipo de estratégias de iluminação.

Como a iluminação afeta o ritmo circadiano?

Dependendo das propriedades da luz percebida e processada de maneira neural, o corpo humano responde de uma determinada maneira. Como citado anteriormente, no estímulo e supressão da melatonina no organismo.

Desse modo, dependendo da luz dispersa no ambiente, o organismo naturalmente responderá de uma determinada maneira, com atenção aos estímulos do Núcleo Supraquiasmático (NSQ).

Estes contextos implicam que a iluminação circadiana afeta o ritmo biológico, possibilitando estados de maior ou menor atenção, assim como de maior ou menor desempenho das funções cognitivas.

Mais sobre a importância da iluminação circadiana no cotidiano

Ter em mente a elaboração e implementação de projetos de iluminação que considerem o ciclo circadiano é fundamental. Tendo em vista seu impacto nas funções orgânicas e fisiológicas do corpo humano.

Por exemplo, em ambientes corporativos que demandam atenção e concentração, adotar estratégias de iluminação que considerem o estímulo ao estado de vigilância pode implicar no aumento de produtividade de colaboradores e times.

Este aspecto também é válido para outros ambientes nos quais o desempenho de atividades que demandam atenção contínua é necessário. Ou, ao contrário, quando se deseja estimular a produção de melatonina, por exemplo, em dormitórios.

Quais são os benefícios da iluminação com estímulo circadiano para o empregador?

Independente do segmento ou porte, empresas que adotam estratégias de iluminação circadiana apresentam um conjunto de resultados positivos que ultrapassam somente a adequação do espaço aos estímulos das funções biológicas de colaboradores e equipes.

Um dos aspectos fundamentais destes projetos é o de alinhar objetivo das atividades desempenhadas com o potencial de desempenho. Estimular a fisiologia de colaboradores e equipes, por meio da correta iluminação impacta:

  • ganho de produtividade;
  • redução de custos e aumento da eficiência energética da iluminação;
  • adequação dos recursos de iluminação à dimensões físicas do ambiente;
  • estímulo ao bem-estar e conforto no contexto do trabalho.

Por exemplo, em hospitais, o emprego de estratégias de iluminação circadiana em setores cirúrgicos possibilita uma taxa de assertividade exemplar nos procedimentos conduzidos por médicos e equipe.

Aumentar o nível de atenção durante procedimentos que demandam precisão e controle implica numa taxa elevada de cirurgias ou pequenas intervenções com resultados positivos. Este cenário é alcançado a partir da elaboração e implementação de projetos luminotécnicos com estratégia circadiana.

Um outro exemplo, no contexto hoteleiro propiciar maior conforto aos hóspedes e turistas a partir de recursos de iluminação que estimulem a produção de melatonina impacta, diretamente, na experiência do cliente.

Qual é a importância do ritmo circadiano para o trabalho?

Qual é a importância do ritmo circadiano para o trabalho

O desempenho do trabalho, seja qual modalidade ou característica, demanda níveis de concentração e bem-estar. Estes dois fatores são influenciados pelo tipo de iluminação do espaço, de acordo com o princípio do ciclo circadiano.

Desse modo, projetos luminotécnicos que avaliam e prezam pelo bem-estar no ambiente de trabalho consideram, também, as características gerais do tipo de iluminação dos ambientes e as atividades nele desempenhadas.

Como a iluminação circadiana funciona?

Engenheiros e técnicos com qualificação em luminotécnica e experiência de mercado elaboram e implementam projetos luminotécnicos que consideram as características dos espaços, suas necessidades e as melhores soluções em iluminação circadiana.

Para isso, avaliam aspectos como:

  • características do espaço (dimensão, necessidade, recursos etc.);
  • característica da atividade humana (tipo de atividade, setor da economia, necessidades e característica etc.);
  • temperatura da cor;
  • intensidade da luz;
  • ciclo da luz;
  • controle e automatização.

Neste conjunto de fatores, estes especialistas analisam quais as melhores estratégias em iluminação circadiana, tendo em vista o melhoramento das atividades humanas desempenhadas nos ambientes contemplados.

Aplicação industrial ou no comércio: como aplicar a iluminação circadiana no trabalho?

A aplicação da iluminação circadiana no dia a dia também abarca o contexto industrial e comercial. Isto devido aos benefícios que tais recursos possibilitam ao desempenho adequado de atividades relacionadas ao trabalho.

Por exemplo, em setores industriais que demandam atividades controladas (produção de equipamentos tecnológicos, por exemplo) contar com um sistema de iluminação circadiana destinada ao melhoramento dos índices de foco e concentração possibilita um ganho de produtividade.

Para isso, projetos luminotécnicos devem ser elaborados e implementados, de modo que se considerem todos os aspectos, características e necessidades do ambiente de trabalho. Seja industrial ou em setores do comércio (alimentícios, atacadista, varejista etc.).

Temperatura das luzes: qual a influência da temperatura da cor no ciclo circadiano?

O conceito de temperatura da luz se relaciona à aparência, percepção e impacto das cores e das ondas de luz em relação às atividades humanas. As luzes podem variar de tons azulados (frias) àquelas amarelas (quentes). Neste aspecto reside a importância da temperatura da cor.

Ao longo do dia, a luz natural também apresenta índices de maior ou menor concentração e exposição de luzes azuis ou amarelas. Desse modo, escolher luminárias LED com o potencial de simular estes aspectos impacta na maneira como o corpo humano responde a estes estímulos com base no ciclo circadiano.

A iluminação circadiana na arquitetura

Em projetos de arquitetura a iluminação é um dos aspectos considerados, por considerar tanto o design resultante no ambiente quanto o bem-estar, eficiência e conforto proporcionados pela iluminação adequada.

É comum que escritórios e profissionais da arquitetura conjuguem a utilização de luz natural com artificial. Nestes contextos, os recursos de iluminação circadiana podem ser contemplados de modo que o ambiente projetado esteja de acordo com as atividades e necessidade do espaço.  

O que é luminotécnica?

Luminotécnica é um campo da engenharia especializado no estudo e compreensão dos recursos, sistemas e práticas de iluminação tendo em vistas aspectos físicos (dimensão e características dos ambientes) e humanos.

Como campo científico e de saber, a importância de um sistema luminotécnico se encontra na fundamentação teórica e prática de todas as estratégias e soluções em projetos de iluminação. Considerando:

  • características físicas dos ambientes;
  • exposição à agentes externos, como clima e tempo;
  • tipo e natureza da atividade desempenhada;
  • normativas técnicas e normas expedidas por órgãos de controle nacional e internacional;
  • instalação adequada e correta de recursos de iluminação, com foco na eficiência, durabilidade e bem-estar.

Entendendo como funciona a iluminação circadiana em projetos luminotécnicos

como funciona a iluminação circadiana em projetos luminotécnicos

Projetos luminotécnicos se fundamentam tanto na análise detalhada e critérios de engenheiros e técnicos, quanto em normativas e regulamentações específicas para cada atividade desempenhada nos espaços.

Por exemplo, a NHO11, expedida pelo Ministério do Trabalho, dispõe sobre as características e necessidades de iluminação em ambientes internos de trabalho. Esta normativa oficial é considerada no momento de elaboração e implementação de projetos luminotécnicos.

Neste contexto, os projetistas responsáveis avaliam a natureza do trabalho desempenhado, as possibilidades e recursos necessários, as dimensões e estratégias de instalação, tendo em vista o impacto no ciclo circadiano das pessoas presentes nestes espaços.

Um destes aspectos é a avaliação da quantidade ideal de luz para cada zona ou área de trabalho. Avaliando qual a necessidade e qual o objetivo, estes profissionais apresentam as melhores soluções considerando a fisiologia humana.

Instalação de iluminação circadiana: como fazer um projeto luminotécnico com a Luter Led?

A elaboração de projetos luminotécnicos de maneira correta e em linha com as melhores práticas nacionais e internacionais deve sempre ser realizada por empresas especializadas no segmento de iluminação inteligente.

Estas empresas contam com corpo profissional qualificado e capaz de apresentarem as melhores e mais assertivas estratégias de iluminação circadiana, tendo em vista tanto a avaliação criteriosa quanto a expertise profissional.

Desse modo, conte sempre com técnicos, engenheiros e empresas especializadas em iluminação e projetos luminotécnicos para se alcançar cenários de resultados positivos e de longo prazo.

A Luter LED conta com uma equipe de profissionais em luminotécnica, desenvolvendo projetos para clientes de diversos segmentos e setores da atividade econômica, tais como:

Entre em contato com nosso time de atendimento e confira todas as nossas condições!

Conclusão

conclusão sobre iluminação circadiana
A iluminação circadiana é caracterizada como conjunto de recursos e estratégias em luminotécnicas com objetivo de simular ou estimular o ciclo biológico humano em suas necessidades orgânicas de vigília-sono, concentração, cognição, dentre outros aspectos. Desse modo, interfere no ciclo circadiano impactando na percepção e processamento neural da luz na fisiologia humana e no ritmo orgânico do corpo humano. Além disso, é uma das dimensões contempladas na elaboração de projetos luminotécnicos. Em ambientes de trabalho que demandam atenção contínua, pela iluminação circadiana, é possível desenvolver estratégias luminotécnicas fundamentais em luzes que estimulam a redução ou supressão da melatonina por meio de índices satisfatórios de luz azul. O resultado deste processo é o aumento dos índices de concentração de colaboradores e equipes, resultando em maior produtividade nas tarefas desenvolvidas. Para realizar um projeto luminotécnico com atenção ao ciclo circadiano, conte com os especialistas da Luter LED! Entre em contato com nosso time de atendimento, solicite seu Projeto luminotécnico gratuito e confira nossas condições!