Um sistema de iluminação de auditório fundamentado em projeto luminotécnico permite maior eficiência, dinamicidade e redução de custos. Estes projetos levam em consideração as características do espaço, as atividades humanas e as melhores soluções LED.
Profissionais especializados em luminotécnica avaliam, projetam e implementam estratégias de iluminação de auditório tendo em vista recursos modernos e eficientes para se adequar às necessidades do ambiente.
A pedido da Luter LED, o time de luminotécnica desenvolveu este artigo abordando tudo sobre o assunto: qual a importância, as normas técnicas vigentes, os critérios utilizados e as vantagens da iluminação LED em auditório.
Continue no artigo e saiba tudo sobre o assunto!
Iluminação de auditório, o que é?
A iluminação de auditório é representada pelo conjunto de soluções e recursos adotados num sistema de iluminação, desenvolvidos a partir de projetos luminotécnicos. Tendo em vista as características espaciais e as atividades previstas no local, todo o contexto de iluminação é avaliado e planejado de modo que a melhor solução seja alcançada.
Tendo em vistas a natureza das atividades e objetivo de usos do espaço, a iluminação de auditório deve contar com estratégias personalizadas de iluminação. Estas devem possibilitar uma iluminação contínua, segura e eficiente de cada um dos espaços.
Estas características são consideradas durante o processo de avaliação e elaboração de projeto luminotécnico.
Qual a importância desse tipo de iluminação?
Auditórios de universidades e escolas são espaços multifuncionais. Podem ser utilizados tanto em momentos oficiais, como a entrega de certificados e eventos acadêmicos, ou em eventos do calendário festivo, como festas e apresentações.
Por isso, o desenvolvimento de projetos luminotécnica é fundamental. Estes projetos avaliam as possibilidades do espaço, suas características físicas e as possíveis e eventuais atividades humanas nele desempenhadas.
A partir deste planejamento, a iluminação realizada garante o conforto visual adequado, a devida disposição das luminárias e refletores LED, os benefícios de cada uma destes recursos de iluminação impactando, ainda, na maior eficiência energética.
Quais são as normas da ABNT para iluminação de auditórios?
O desenvolvimento de projetos de iluminação de auditórios toma em vista um conjunto de parâmetros técnicos, próprios ao campo da luminotécnica, assim como determinações legais que definem valores de referência.
Neste aspecto, três normas regulamentadoras expedidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) são cruciais no desenvolvimento e implementação de projetos de iluminação de auditórios: as NBR 9050, NBR 5413 e NBR 10152.
A NBR 9050 destina-se ao tabelamento de questões estruturais das edificações com foco em na acessibilidade. Já a NBR 5413 estipula critérios e padrões de referência em iluminância para os espaços do auditório. Por fim, a NBR 10152 versa sobre os níveis de pressão sonora (ruídos) dos espaços.
Todas estas normas têm como objetivo à preservação da saúde, bem-estar, garantia de direitos com relação a práticas adequadas e de referência que devem ser atendidas de maneira correta ao longo do desenvolvimento e implementação de projetos.
Confira a seguir o que diz cada uma destas normas!
NBR 9050
A NBR 9050, vigente desde 2004, tem por objetivo estipular parâmetros, critérios e métodos de avaliação dos espaços físicos, mobiliários e equipamentos públicos frente às necessidades específicas de acessibilidade.
Como norma regulamentadora, a NBR 9050 apresenta como princípio a organização dos espaços de modo que Pessoas com Deficiência (PCD) sejam capazes, autônoma e livremente, de usufruir de maneira integrativa e abrangente, livre de restrições.
Desse modo, esta norma representa um avanço significativo na institucionalização de práticas inclusivas e atentas ao livre exercício da cidadania por pessoas PCD, em linha com um corpo auxiliar de leis destinada à garantia deste direito.
NBR 5413
A NBR 5413, desenvolvida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, tem por objetivo a sistematização dos valores de iluminância em serviços de iluminação artificial em interiores. Especificamente, no contexto da indústria, comércio, esporte, ensino e iluminação de auditório.
Em seu item 5.3.2 a NBR 5413 estabelece os níveis de iluminância (LUX) para ambiente e áreas como plateia, bilheterias, tribuna e sala de espera. Cada qual apresenta valores mínimos que devem ser compreendidos e respeitados durante o desenvolvimento do projeto luminotécnico.
Dentre os aspectos que sublinham a importância desta norma regulamentar, destaca-se o tabelamento de critérios e procedimentos em luminotécnica voltados à qualidade da iluminação tendo em vista: conforto visual, adequação, valores referenciais, público, etc.
NBR 10152
Sob o aspecto da saúde e bem-estar humano em ambientes internos a edificações, a NBR 10152 é destinada ao tabelamento e determinação dos níveis de pressão sonora. Desse modo, regula os critérios e valores de referência na medição de cada espaço de acordo com sua finalidade.
Por este aspecto, visa a diminuição de cenários de exposição prejudicial a níveis preocupantes de sons e ruídos, como poluição sonora, estabelecendo quais são as referenciais de pressão sonora entendidas como aceitáveis dado o contexto.
Ou seja, a observância à norma NBR 10152 garante que o devido tratamento acústico do local seja realizado de modo que seja garantido o bem-estar e preservação da saúde dos indivíduos quando presentes no espaço.
Como fazer a iluminação de auditórios em universidades e escolas?
O desenvolvimento e implementação de um sistema inteligente de iluminação de auditório deve partir, sempre, de uma avaliação detalhada das necessidades e características do espaço em relação às atividades humanas previstas.
Estes aspectos são levados em consideração por profissionais especializados no campo da engenharia denominado luminotécnica. Dentre vários aspectos avaliados, estes profissionais identificam o ponto focal, dividem o espaço do auditório em três zonas, planejam a disposição das luminárias LED e consideram a instalação de dimmers.
Confira a seguir a importância e características destes aspectos considerados na elaboração de projetos luminotécnicos em universidade e escolas.
Escolha um ponto focal
Na arquitetura, os auditórios são espaços organizados entre plateia e um palco, púlpito ou outro local que concentra a atenção das pessoas. Desse modo, em projetos de iluminação de auditórios deve-se considerar um ponto focal.
Por meio de recursos inteligentes de iluminação LED, este ponto no espaço se destaca e atrai a atenção, gera engajamento e possibilita uma boa visibilidade. Considere utilizar luminárias e refletores LED com possibilidade de ângulos variados.
Tenha três zonas de iluminação
Realize a divisão do espaço do auditório em três zonas: a da plateia, do local de apresentação e das placas direcionadas ao palco. Estes três contextos ou âmbito da iluminação permitem uma articulação do espaço, controle das condições de iluminação e melhor visibilidade.
Invista em luminárias com brilho intenso
Independente da atividade desempenhada no auditório a atenção da plateia deve ser estimulada constantemente. Um dos fatores que prejudica o engajamento diz respeito às condições de iluminação de baixa luminosidade.
Uma das estratégias para se superar este cenário é adotar luminárias LED com brilho intenso. Estas permite aumentar a atenção da platéia, gerando maior foco no evento, além de representarem soluções com eficiência energética que não impactam de maneira severa nos custos com iluminação.
Foque em usar luzes artificiais
A utilização de luzes artificias permite que o espaço do auditório seja completo e eficientemente iluminado, independente das condições externas à edificação. Por isso, considere luminárias LED com altos índices de IRC que possibilitam uma iluminação eficiente, confortável e segura.
Do mesmo modo, as luzes artificiais apresentam um conjunto de personalizações como temperatura da cor, índices de proteção contra partículas sólidas, poeira, água e, inclusive, impacto. O que gera cenários de maior durabilidade dos recursos instalados.
Tenha um sistema de regulagem para a iluminação
A regulagem e customização da iluminação garante ao auditório maior dinamicidade e adequação ao tipo de evento realizado. Por exemplo, em cerimônias o palco todo o auditório deve estar bem iluminado.
Por outro lado, em momento de performance artística, os níveis de iluminação da platéia devem ser inferiores ao do palco. Esta customização é possível com sistema de dimerização instalado nas luminárias LED.
Estes aparelhos auxiliares possibilitam o controle da intensidade da luz emitida por uma determinada luminária ou refletor LED. Aumentando ou diminuindo sua intensidade com base nas necessidades do evento realizado no auditório.
Por que a iluminação de LED é a mais adequada para auditórios em universidades e escolas?
A utilização de luminárias, refletores e recursos LED nos sistemas de iluminação de auditórios apresenta um conjunto de benefícios e vantagens que indicam a tecnologia LED como a mais adequada para estes contextos.
A partir da iluminação LED é possível maior economia com os custos operacionais e de manutenção, maior regularidade na qualidade da iluminação do auditório, assim como maior segurança nas instalações e melhoria na experiência dos usuários.
Economia
O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos possibilitou que as atuais luminárias e refletores LED alcancem níveis de eficiência energética superiores a outros recursos de iluminação.
Tanto sob o aspecto dos custos com energia, como da durabilidade dos equipamentos, é notória a economia alcançada com a instalação de sistemas de iluminação modernos.
Não tem cintilação
Tendo em vista que o espaço do auditório demanda um tipo de iluminação constante e invariável, os recursos e soluções apresentadas nos projetos luminotécnico devem levar em consideração a não cintilação.
Por seu funcionamento, luminárias e refletores LED apresentam baixíssima, ou quase nula, cintilação. Isto devido ao seu próprio sistema construtivo com o diodo emissor de luz de alta tecnologia.
Mantém o local seguro
Assim como a eficiência, a segurança é um dos aspectos destacados da tecnologia LED. Diferentemente de outros recursos de iluminação, o LED converte quase em totalidade a energia elétrica em luz, não apresentando emissão de calor como as antigas lâmpadas.
Essa condição térmica permite que, com segurança, as luminárias LED possam ficar em atividade durante longos períodos. Para além deste aspecto, também representam estratégias mais seguras sob o ponto de vista das instalações elétricas do espaço.
Por isso, a instalação de Luminárias LED em contexto de iluminação de auditório permite que um espaço essencialmente de convivência coletiva apresente níveis de segurança consideráveis.
Melhora a experiência dos usuários
O conforto e bem-estar dos usuários é um dos aspectos que influencia diretamente na experiência com o espaço do auditório. As luminárias LED atuais apresentam índices de IRC, variantes em modalidade de temperatura, que permitem aos técnicos a definição de projetos com objetivo de melhoria da experiência.
Estes recursos evitam a fadiga ou desconforto visual, assim como permite que estímulos às sensações de atenção, vigília ou, ao contrário, acolhimento e conforto, ocorram a partir de um projeto luminotécnico assertivo.
Afinal, vale a pena contratar uma empresa para criar um projeto de iluminação para auditórios e escolas?
O desenvolvimento de projetos de iluminação de auditórios representa sempre uma postura estratégica e assertiva. Isto devido a um conjunto de fatores que abarcam desde a maior eficiência do sistema de iluminação até o conforto e bem-estar dos usuários.
Para isso, a contratação de empresas especializadas no segmento e com notória expertise é fundamental. Estas empresas contam com profissionais qualificados no campo da luminotécnica, desenvolvendo projetos que consideram as necessidades do espaço de maneira personalizada.
Avaliam os aspectos físicos, as características de infraestrutura, as atividades humanas desempenhadas nos espaços e quais os recursos mais inteligentes e adequados para cada contexto. Desse modo, desenvolvem e implementam as melhores soluções em iluminação de auditório.
Mas, quais as características fundamentais que devem ser analisadas na hora de contratar uma empresa especializada na elaboração de projetos luminotécnicos?
O que levar em consideração ao contratar essa empresa?
Os resultados que uma empresa alcança representam, sempre, um dos melhores indicadores de qualidade. Este aspecto se expressa na satisfação dos clientes, nas soluções desenvolvidas e no compromisso com os resultados do cliente.
Por isso, avalie sempre a trajetória da empresa, considerando:
- Portfólio de serviços e adequação a sua necessidade;
- Cases de sucesso e resultados alcançados;
- Tempo e expertise de mercado;
- Quadro de colaboradores e qualificação técnica;
- Recomendações e avaliações dos serviços.
A Luter LED, há mais de uma década, desenvolve e implementa projetos luminotécnicos para clientes de diversos segmentos da economia, contando com cases de sucesso em projetos de iluminação para auditórios e escolas.
Nosso time de colaboradores é composto por profissionais com larga experiência profissional e qualificação técnico-acadêmica, com capacidade e expertise necessárias para avaliarem e desenvolverem as melhores e mais assertivas soluções.
Conclusão
O desenvolvimento de projetos de iluminação de auditórios leva em consideração tanto aspectos físicos do espaço quanto a versatilidade do auditório. Isto é, a multiplicidade de usos destes ambientes para eventos acadêmicos, oficiais ou artísticos.
As empresas especializadas e com quadro profissional qualificado avaliam estes fatores no momento da elaboração e implementação dos recursos LED mais adequados ao contexto do auditório, possibilitando um sistema de iluminação inteligente, seguro e eficiente.
Conte com a Luter LED para o desenvolvimento e implementação do sistema de iluminação do auditório para universidade e escolas. Entre em contato com nosso time de consultores e solicite projeto luminotécnico gratuito.