O que é LED e como funciona?
Antes de abordarmos os diferentes tipos de LED, muito se fala da tecnologia LED, mas afinal, o que é o LED? Como o LED funciona?
LED – Light Emitting Diode significa Diodo Emissor de Luz, um dispositivo eletrônico que converte energia elétrica em luz visível. Composto por uma junção de materiais semicondutores que emitem luz quando uma corrente elétrica passa por eles, possui seu funcionamento baseado no fenômeno chamado eletroluminescência, a emissão de luz por semicondutores.
O LED é desenvolvido para emitir luz em uma faixa de comprimento de onda específica, que determinado pelos materiais semicondutores utilizados e pela sua estrutura física, pode variar do infravermelho ao ultravioleta e abrange as cores do espectro visível, como vermelho, verde, azul e outros tons. São dispositivos que não possuem filamentos ou lâmpadas para produzir luz, como acontece com as lâmpadas incandescentes. Em vez disso, a luz é emitida diretamente pelo material semicondutor, tornando o LED mais eficiente e durável.
A tecnologia trouxe pra iluminação uma opção sustentável, eficiente, durável e econômica. Mas você conhece os diferentes tipos de LED existentes no mercado, o LED COB e LED SMD e quais as vantagens que essas opções podem oferecer ao seu projeto de iluminação LED?
Esses tipos de LED já são amplamente aplicados na iluminação pública de grandes cidades devido a sua eficiência, por isso, é uma ótima solução para iluminar sua empresa, shopping e comércio, indústria e até mesmo na iluminação residencial.
Vamos explicar como estes LEDs funcionam, quais suas diferenças e os benefícios que utilizar estes tipos de iluminação trazem, desde a visão financeira, mas também pelo ponto de vista estético devido ao aproveitamento da luz que cada um oferece.
Boa leitura.
Tipos de LED: Quais os tipos de LED mais utilizados
Com o avanço da tecnologia LED e novas demandas, os componentes desenvolvidos passaram a ganhar novas funcionalidades e se tornaram cada vez mais versáteis.
Os tipos de LED mais utilizados atualmente no mercado são: o LED SMD (Surface-Mounted Device) e o LED COB (Chip-On-Board).
Em resumo o LED SMD é um tipo de LED montado em superfície, que é amplamente utilizado em eletrônicos de consumo, como televisores, computadores, smartphones e luminárias; já o LED COB é um tipo de LED que utiliza vários chips LED montados diretamente em um substrato de metal, combinados em um único ponto de luz, assim, produz uma luz mais brilhante, frequentemente usado em aplicações de iluminação.
No decorrer do conteúdo, apresentaremos suas características, funcionalidades, construção e diferenças.
O que é o LED SMD? Como funciona o LED SMD?
O LED SMD é um tipo de LED que é soldado diretamente na superfície da placa de circuito impresso. Caracterizado por ter um encapsulamento plano e retangular, o que o torna mais compacto do que outros tipos de LED.
O funcionamento do LED SMD é semelhante aos outros tipos de LED, através de uma corrente elétrica aplicada ao dispositivo, ela passa por semicondutores presentes no chip de LED, através do movimento dos elétrons, a energia é liberada em forma de fótons de luz, produzindo a iluminação.
Um LED extremamente versátil, o LED SMD é utilizado em aplicações de iluminação para diversas funcionalidades devido à sua alta eficiência luminosa e seu tamanho compacto. Pode ser encontrado em ampla variedade de cores e tamanhos, sua principal aplicação é voltada para dispositivos de iluminação de interiores e exteriores, como em luminárias LED, painéis de LED e downlights que possuem filtro leitoso e precisam do espalhamento da luz em seu interior, luzes de painel, fitas de LED, lâmpadas LED, displays digitais, telas de televisão e monitores de computador.
Os modelos mais comuns de LED SMD são as fitas SMD 3528, normalmente vendidas em rolos de até 5 metros e 300 pontos de luz, que podem ser na cor branca ou em várias tonalidades, o famoso RGB. O outro modelo é com fitas LED 5050 com maior emissão de luz, utiliza sequência de LEDs triplos, e, portanto, consomem mais energia elétrica.
O LED SMD possui grande eficiência energética e vida útil mais longa do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes. Além disso, por ter sua aplicação diretamente na placa de circuito impresso, é possível produzir designs mais compactos e com maior densidade de LED, o que permite a criação de dispositivos de iluminação elegantes, minimalistas e personalizados.
O que é um LED COB? Como funciona o LED COB?
O LED COB é um tipo de LED composto por vários chips de LED individuais montados diretamente em um substrato de metal pequeno. Colocados muito próximos uns dos outros, os chips permitem que a luz produzida pela proximidade, seja combinada em um único ponto de luz. Diferente de outros tipos de LED, não precisa de uma placa de circuito impresso para o seu funcionamento.
Diferente de outros tipos de LED, como o LED SMD, o LED COB apresenta um encapsulamento menor e uma construção mais compacta, o que permite uma maior densidade de luz em um espaço menor.
Devido a alta eficiência luminosa e tamanho compacto, o LED COB tem se tornado mais popular em aplicações de iluminação, como em spots LED direcionáveis. Com uma maior quantidade de chips de LED em um único ponto, o LED COB pode produzir uma maior saída de luz em relação ao seu tamanho, sendo usado em ambientes que exigem uma iluminação mais intensa, como iluminação de estúdio, iluminação de palco, iluminação de paisagens, iluminação de lojas e até mesmo para shoppings, utilizado no design do ambiente.
Por possuir todos os chips montados em um único substrato de metal, o LED COB possui dissipação de calor é geralmente melhor do que outros tipos de LED, o que pode aumentar a durabilidade e a vida útil do dispositivo.
Quais as vantagens e desvantagens do LED SMD?
O LED SMD possui diversas vantagens em relação a outros tipos de LEDs e tecnologias de iluminação, mas como qualquer outra tecnologia, também apresenta algumas desvantagens. Abaixo listamos algumas vantagens e desvantagens do LED SMD:
Vantagens do LED SMD:
- Alta eficiência luminosa;
- Baixo consumo de energia;
- Longa vida útil de até 50.000 horas ou mais;
- Possui ampla variedade de tamanhos e formas;
- Cores em RGB com uma média de 16 milhões de combinação de cores;
- Compacto e fácil de instalar;
- Não possui filamentos sendo mais resistentes a pancadas e movimentos.
Desvantagens do LED SMD:
- Sensibilidade à temperatura;
- Baixa resistência ao calor;
- Fluxo luminoso direcional (luz unidirecional).
Apesar de possuir desvantagens, o LED SMD é uma tecnologia de iluminação altamente eficiente e versátil. Sua aplicação em luminárias produzidas com materiais que permitem sua alta performance, vem sendo cada vez mais utilizada para iluminação comercial, residencial e industrial.
Quais as vantagens e desvantagens do LED COB?
Como o LED SMD, o LED COB possui diversas vantagens em relação a outros tipos de LEDs e tecnologias de iluminação, mas como qualquer outra tecnologia, apresenta algumas desvantagens. Abaixo listamos algumas vantagens e desvantagens do LED COB:
Vantagens do LED COB:
- Alta eficiência luminosa;
- Alta qualidade na reprodução de cores e menor produção de sombras;
- Fluxo luminoso mais uniforme, ideal para aplicações de iluminação de grande área;
- Design compacto;
- Fácil de instalar, popular para retrofitting (modernização da iluminação);
- Menos propensão a falhas quando exposto à altas temperaturas;
- Melhor dissipação de calor;
- Boa resistência à flutuação de tensão;
- Funciona sem a necessidade de placa de circuito impresso.
Desvantagens do LED COB:
- Não possui recurso de mudar de cor;
- Dificuldade em controlar a saída de luz, requer uma luminária que propague sua luz de forma eficiente;
- Abertura do ângulo de iluminação de até 160º graus.
O LED COB é uma tecnologia de iluminação de alta eficiência e versatilidade, amplamente utilizado em aplicações de iluminação comercial, residencial e industrial. O LED COB é indicado para iluminação de grandes áreas, onde requer alta intensidade de luz e um fluxo luminoso uniforme.
Quais as principais diferenças do LED COB e LED SMD?
Visualmente o LED COB e o LED SMD podem ser parecidos, mas na prática possuem diferenças principalmente de desempenho. Como citado anteriormente, ambos vão possuem vantagens e desvantagens, como qualquer tecnologia disponível no mercado. Por isso quanto mais você entender sobre as características de cada um, mais fácil será a escolha para o projeto de iluminação.
Na comparação direta há várias diferenças entre o LED COB e SMD, mas principalmente voltadas ao desempenho e organização da iluminação, por isso a escolha sempre vai depender muito do objetivo do projeto e da iluminação de cada ambiente.
Abaixo, listamos algumas diferenças relevantes entre o LED COB e o LED SMD. São elas:
- Tecnologia de construção: o LED COB é construído a partir de um único chip LED montado diretamente em uma placa de circuito impresso, em contrapartida o LED SMD é formado utilizando vários chips LED montados em uma placa menor;
- Intensidade luminosa: o LED COB fornece uma saída de luz mais intensa em um único ponto, enquanto o LED SMD possui uma saída de luz mais difusa e espalhada;
- Distribuição de luz: o LED COB possui uma distribuição uniforme da luz, sendo adequado para iluminação geral, enquanto o LED SMD pode criar sombras e requer uma distribuição cuidadosa para atingir uma iluminação uniforme;
- Dimensões: mesmo sendo montado apenas em um único chip compostos por LEDs, o LED COB possui sua estrutura mais volumosa que o LED SMD, tornando-o adequado para aplicações em grandes áreas, por sua vez, o LED SMD é compacto e versátil, sendo adequado para aplicações que requerem um design mais fino e discreto.
A principal diferença entre o LED COB e o LED SMD é que o um é construído a partir de um único chip LED em uma placa maior, enquanto o segundo é composto por vários chips LED em uma placa menor. Cada tecnologia tem suas próprias vantagens e desvantagens e é adequada para diferentes tipos de aplicações de iluminação.
Basta adequar os diversos tipos de luminárias LED ao projeto luminotécnico, aproveitando os benefícios oferecidos para cada tipo de ambientes. Com total aproveitamento da iluminação.
Eficiência Luminosa: qual é melhor LED, COB ou SMD?
Como vimos no decorrer do texto, tanto o LED COB quanto o LED SMD possuem características particulares, benefícios e desvantagens. Por isso, não é possível generalizar qual tipo de LED possui maior eficiência luminosa.
A premissa que determinará o sucesso da iluminação e sua eficiência energética, será a partir da criação de um projeto luminotécnico de alta qualidade e a escolha de luminárias de alta performance, incluindo os materiais e componentes utilizados nelas.
O LED COB pode ser considerado mais eficiente em termos de consumo de energia do que o LED SMD, devido à sua construção em um único chip que minimiza a perda de energia. Por outro lado, o LED SMD pode ser apontado como eficiente em termos de distribuição de luz, fornecendo uma saída de luz mais difusa e espalhada.
Assim, é importante notar que a eficiência luminosa de um LED depende de vários fatores.
A eficiência energética inclui desde o processo de fabricação do LED, qualidade dos materiais utilizados, controle da temperatura, otimização do circuito, a fonte de alimentação adequada, e o mais importante, a aplicação do LED em uma luminária de alta performance.
Por isso, a forma correta de medir a eficiência é entender o que o projeto de iluminação precisa. E aqui na Luter LED, você monta seu projeto luminotécnico 100% GRATUITO, com as melhores soluções tecnológicas e luminárias LED com 5 anos de garantia.
Como escolher qual tipo de LED usar no seu projeto de iluminação?
A iluminação de um ambiente é fundamental para criar uma atmosfera e até passar a personalidade do local.
Casas de show, por exemplo, são reconhecidas pelas suas luzes coloridas, enquanto os laboratórios têm uma iluminação branca para proporcionar a visualização dos detalhes.
Devido a diversidade de modelos de LEDs no mercado, para um melhor resultado em seu projeto, recomendamos escolher produtos LEDs que oferecem 5 anos de garantia, desta forma, conseguirá prolongar a durabilidade de suas luminárias LED.
Com isso em mente, a escolha ideal para o seu projeto é a que vai melhor compor o visual que combina com a marca.
A importância de comprar LEDs de qualidade e confiança
Independentemente de escolher COB ou SMD, o que vai fazer diferença mesmo é a qualidade dos LEDs utilizados.
Um LED de baixa qualidade, pode não entregar a eficiência de iluminação e de economia, e ainda pode acabar falhando, por isso a sua escolha tem que ser bem feita.
Aqui na Luter LED, nós prezamos por qualidade, por isso em todos nossos projetos usamos os melhores produtos para garantir uma iluminação eficiente e econômica, levando em conta o que seu projeto precisa.
Conheça nossas soluções especializadas para cada tipo de projeto luminotécnico e ambiente, com certeza temos a solução ideal para sua empresa.
Conclusão
Fazer uma boa iluminação, seja da sua empresa ou comércio vai demandar um projeto que leva em consideração eficiência, luminosidade e economia, e para isso, os LED COB e LED SMD podem ser bem utilizados.
Portanto, considere as vantagens e desvantagens de cada um antes de decidir qual aplicar no seu projeto.
E se quiser fazer isso com o máximo de eficiência, conte com as vantagens de iluminação que as luminárias da Luter LED oferece. Com mais de 10 anos de experiência com os mais diversos tipos de projetos de iluminação.