Conectores de emenda são acessórios com grande importância para a conexão de cabos, a fim de promover mais segurança e eficiência nas instalações elétricas.
Portanto, sempre que houver a necessidade de conectar dois cabos elétricos ou fios condutores de eletricidade que necessitam se unir, saiba que você pode estar à procura de um conector de emenda para realizar essa ponte, podendo ocorrer entre dois (ou mais) pontos.
Mas como funcionam os conectores de emenda e quais são os tipos? Como se orientar nesse mercado tão fluido e diversificado para entender quais soluções de conectores elétricos têm a ver com as suas necessidades?
Ao longo deste post, vamos responder a todas essas dúvidas. Siga com a leitura a seguir e aprenda conosco tudo a respeito!
O que é conector de emenda?
Como destacamos na introdução, um conector de emenda — ou conector elétrico — é um componente que faz parte elementar da conexão entre cabos. Assim, cria-se um meio eficiente e seguro para uni-los e garantir que a transmissão de sinais entre esses pontos permaneça efetiva.
Além disso, esse tipo de dispositivo é usado para eliminar (ou, ao menos reduzir) as fugas de corrente. Dessa maneira, também é reduzida a perda de energia elétrica ao longo do processo, tornando toda a otimização ainda mais eficaz por meio desse simples, mas funcional, dispositivo.
Para que serve o conector de emenda e derivação?
Já o conector de emenda e derivação (ou, simplesmente, emenda de derivação) tem como objetivo carregar a eletricidade para outro ponto sem que, através desse processo, o fluxo de energia existente seja interrompido.
Um bom exemplo de uso desse tipo de solução pode ser percebido quando desejamos adicionar um ponto de luz a determinado ambiente ou mesmo uma tomada extra no local.
Portanto, é um dispositivo bastante comum em projetos luminotécnicos onde o ambiente já conta com um fluxo de energia existente.
Qual a função do conector de emenda e derivação?
Quando falamos em conectores para cabos elétricos e no uso de um conector de emenda e derivação, especificamente, estamos nos referindo à necessidade de levar eletricidade de um ponto a outro sem que, para isso, o fluxo de energia atual seja interrompido.
Como apontamos acima, isso pode acontecer em situações bastante comuns de construção ou de reformas de ambientes focando nas suas necessidades de iluminação.
Quais os tipos de conectores elétricos?
Mas quais são os tipos de conectores que têm participação ativa na função de emenda de cabos? A seguir, vamos falar sobre os principais deles para que fique um pouco mais claro o momento ideal — bem como as circunstâncias — mais alinhadas para o uso de cada um deles. Confira!
Conector Split Bolt
Conectores split bolt são mais indicados para uso em caixas de derivação e também em passagem de instalações elétricas em geral.
O que tem de característica própria, no uso desse tipo de conector, é que as emendas exigem a utilização de uma isolação por meio de fita de autofusão. Mas, na prática, dá para dizer que esse é um conector versátil e com utilização prática para a necessidade de emenda entre dois cabos quaisquer — mesmo entre rígidos e flexíveis.
Conector de torção
Agora, em uma emenda para cabos de maneira rápida, mas sem abrir mão da segurança, conta com os modelos de torção, que são simples e têm grande capacidade de isolador.
Isso, também, coloca-os como uma boa solução para situações corriqueiras que exijam o uso de conectores de emenda.
Vale apontar, ainda, que o conector de torção tem cores correspondentes ao seu suporte de corrente e de bitola diferentes. Por exemplo:
- conector cinza tem uso em bitolas entre 0,8 e 2,5 mm² (suporta até 21 amperes)
- conector azul tem uso em bitolas entre 0,8 e 4,5 mm² (suporta até 28 amperes)
- conector laranja tem uso em bitolas entre 1,5 e 6 mm² (suporta até 36 amperes)
- conector amarelo tem uso em bitolas entre 2,5 e 6 mm² (suportando até 36 amperes)
- conector vermelho tem uso em bitolas entre 4,5 e 17 mm² (suporta até 68 amperes)
Conector Múltiplo de Polietileno / Sindal
Por sua vez, o conector múltiplo de polietileno (ou conector Sindal) é bastante usado para emendas em quadros de comandos — é o caso, por exemplo, de uma régua de borne.
Isso se deve ao fato de que o conector Sindal conta com vários bornes juntos, o que se configura em uma excelente alternativa de isolação térmica.
Ainda falaremos a respeito do conector de porcelana, mas vale adiantar que ele e o conector múltiplo de polietileno carregam em comum a forma de manuseio: basta utilizar uma chave de fenda para afrouxar os parafusos dos seus bornes de conexão para, então, inserir os cabos e reapertar os parafusos para fixar os cabos.
Vale ressaltar, ainda: os conectores múltiplos de polietileno têm capacidade até 16 mm².
Conector de porcelana
Por conta de sua resistência a intempéries — característica do próprio material —, o conector de porcelana é bastante indicado em ambientes com altas temperaturas. Em chuveiros, por exemplo, é esse tipo de conector que mais vemos no mercado.
Seu isolamento térmico é também excelente dispensando, inclusive, o uso de fita isolante, esse tipo de produto pode ser encontrado em forma bipolar ou tripolar para acomodar diferentes capacidades.
Conector de gel
Conectores de gel possuem um gel especial que protege a conexão contra umidade e corrosão. Eles são frequentemente usados em ambientes externos ou subterrâneos.
Um diferencial importante nos conectores de gel, é que devido a sua vedação não entram sujeiras, poeira e umidade na conexão, mantendo-a segura e confiável ao longo do tempo.
Conector de conexão automática
Conectores de conexão automática estão entre os mais versáteis do mercado, atualmente, sendo comercializados em macho ou fêmea. E outro diferencial é o seu índice de proteção IP, uma classificação que permite a identificação do melhor tipo de conector de emenda conforme as características do ambiente — áreas com bastante resíduo sólido ou líquido, por exemplo, demandam o uso de conectores igualmente resistentes contra eles.
Vantagens de conectores de emenda de conexão automática
No geral, o conector de emenda automático tem ampla utilização em todo o mercado. Isso vale, inclusive, para soluções que vão das mais simples e residenciais às mais complexas e focadas nas necessidades de iluminação industrial.
Outro ponto de valor, desse tipo de conector, é que ele tem excelente capacidade de isolação, o que dispensa o uso de fita isolante para realizar a conexão.
E toda essa conveniência se expande ainda mais quando encontramos modelos de conectores de conexão automática com 2,3 e até 5 polos, se houver a necessidade, e que são compatíveis com com cabos:
- flexíveis
- semi rígidos
- rígidos
Quer outra vantagem para os conectores de emenda de conexão automática? O manuseio desse tipo de dispositivo é super simples, você só precisa decapar o cabo, abrir a sua trava laranja, conectar o cabo e fechar a trava.
Tudo o que as pessoas necessitam e buscam em soluções elétricas: eficiência, segurança e praticidade com rapidez.
Conectores de emenda: por que e como utilizá-los?
Como vimos, ao longo deste artigo, o conector de emenda é um acessório de grande valor para a conexão de cabos ou fios de tamanhos distintos ou idênticos. Eles são usados, em geral, para a redução de fugas de corrente, mas têm a sua importância em projetos de iluminação para agregar novos pontos sem interromper o atual fluxo de eletricidade existente.
Lembre-se, inclusive, que existem diferentes modelos de conectores de emenda. É importante saber como cada um deles pode se relacionar com as suas necessidades e objetivos para garantir total conformidade com o resultado esperado.
Como emendar fita de LED com conector?
Você pretende usar uma fita de LED? Então, saiba que o conector pode ser um grande aliado para a realização desse tipo de trabalho.
Podemos, inclusive, ajudar você a visualizar como funciona o processo, de ponta a ponta. Confira o passo a passo a seguir para você entender como emendar fita de LED com conector:
- calcule, antecipadamente, a metragem de fita de LED que você vai utilizar
- desligue a energia elétrica
- corte a fita de LED na medida correta
- descasque a ponta siliconada da fita de LED
- cole a fita de LED na superfície desejada de acordo com o seu projeto
Saiba mais: lâmpada de LED piscando: saiba o que pode ser
Simples assim. Lembre-se, e nunca é demais reforçar, que cada conector de emenda tem as suas próprias características. E você deve seguir à risca as instruções de uso para garantir que, além de eficiência, a sua instalação seja segura.
Cuidados necessários ao usar conectores para emenda de fios elétricos
Você sabe quais cuidados tomar ao usar conectores para emenda de fios elétricos? No tópico acima, já mostramos que o manuseio de qualquer dispositivo deste tipo deve ser feito com a rede elétrica desligada, pois a sua segurança vem em primeiro lugar.
Mas não é a única questão em torno da sua proteção. Lembre-se, também, de:
- conferir se os equipamentos estão sem energia
- não expor os conectores à água ou mesmo à umidade
- conferir se o modelo do seu conector de emenda permite que ocorra a conexão com diferentes fases no mesmo conector
- verificar o limite de corrente
- não inserir mais de um fio no mesmo orifício
Com isso tudo devidamente esclarecido, os riscos são baixíssimos e você pode conduzir o trabalho sem preocupações ou imprevistos.
Exemplos de aplicações sugeridas
Como apontamos, o conector de emenda tem uso destacado em soluções residenciais, comerciais e também para o setor industrial. Pois, basicamente, esses dispositivos são funcionais para todo tipo de instalação elétrica e que demande a conexão de fiações elétricas como das luminárias, tomadas ou mesmo de sistemas de proteção e de segurança entre outras aplicações.
Mais detalhes sobre conectores de emenda
Resta saber, após tanto assunto sobre os conectores de emenda, se você conseguiu identificar a importância deles e, principalmente, quais soluções têm mais a ver com as características do seu projeto luminotécnico.
Contudo, se você ficou com qualquer tipo de dúvida sobre o tema, saiba que pode contar com o nosso auxílio independentemente de qual etapa você se encontre do seu trabalho.
Comece conhecendo as soluções da Luter LED para avaliar os produtos que temos e, em seguida, fale com os nossos especialistas para que possamos, juntos, desenhar a melhor solução para o seu projeto industrial de iluminação!
Conclusão
Deu para entender o que são os conectores de emenda e qual é o papel deles na conexão de cabos e fios com segurança e eficiência para expandir a sua rede elétrica?
Nós, da Luter LED, temos as melhores soluções para transformar os seus projetos em resultados impecáveis. Seja em qualidade, eficiência, durabilidade e em alinhamento com a sua proposta original.
Como dissemos, anteriormente: podemos ajudar a colocar as suas ideias em prática e, para isso, nossas soluções agregam valores múltiplos ao seu trabalho.
E se tiver ainda alguma dúvida a respeito dos conectores de emenda, não hesite em entrar em contato conosco.
Aproveite e solicite projeto luminotécnico gratuito!