Qual a importância da iluminação industrial LED?
A iluminação industrial LED possui importância expressiva devido aos benefícios que oferece em comparação com as tecnologias de iluminação tradicionais, como lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou de vapor de mercúrio.
Com luminárias LED de alta performance, alguns fatores se destacam na iluminação industrial LED e trazem diversas vantagens e benefícios para as empresas e seus colaboradores. São eles: eficiência energética, alta vida útil e durabilidade, qualidade de luz, inexistência de produtos nocivos a saúde, sustentabilidade, são resistentes para o ambiente industrial e possuem uma grande vantagem que é a possibilidade de controlar a iluminação com tecnologias de sensores, e até mesmo auxiliar na iluminação de emergência do ambiente.
Na iluminação industrial LED, o cumprimento das normas luminotécnicas vigentes é muito importante e fundamental na elaboração do projeto luminotécnico.
Cada indústria apresenta suas próprias características, particularidades e desafios para a projeção industrial. É preciso considerar que as indústrias possuem necessidades diferentes umas das outras, conforme as operações que executam.
Para exemplificar as peculiaridades de cada indústria, algumas podem possuir máquinas pesadas que afetam a rede de energia, outras podem possuir um ambiente com características específicas severas em termos de temperatura, umidade, vibração, poeira e diversos tipos de elementos.
Por isso, fora um sistema de iluminação e consumo de energia eficiente, as empresas precisam tomar atitudes para proteger seus equipamentos de iluminação que operam em tais ambientes, seja em uma linha de montagem, operações de mineração ou até mesmo, em uma usina nuclear.
A fim de evitar tempo inativo para trocas e manutenções, esse período pode ser caro para a indústria. Para evitar eventuais problemas, além dos equipamentos presentes na indústria, os equipamentos de iluminação também necessitam ser construídos para suportar condições de funcionamento mais extremas e precisam apresentar boas expectativas de vida útil. Um fator importante para manter a eficiência, é a necessidade de que todos os equipamentos possuam índice de proteção adequado – IP e até mesmo alto índice de resistência – IK, garantindo durabilidade a longo prazo.
Assim, na iluminação industrial LED, o atendimento das normas de iluminação de vigentes e a adequação da iluminação de cada setor da indústria, é muito importante. Ela proporciona um melhor desempenho ao colaborador para executar uma tarefa, gera aumento na produtividade, evita problemas visuais como fadiga e ofuscamento, e um fator muito importante para o cumprimento das normas luminotécnicas, é evitar possíveis penalizações por descumprimento das determinações.
Para regulamentar todas as regras de iluminação, abordando questões quantitativas e qualitativas, as determinações foram incorporadas à norma regulamentadora de ergonomia NR17, especificada pela NHO 11 (Norma de Higiene Ocupacional número 11), atualizada em OUT/18.
Quais as vantagens de uma iluminação industrial LED bem executada?
As vantagens de uma iluminação industrial LED bem executada são inúmeras. A começar pela elaboração do projeto luminotécnico a fim de favorecer a otimização dos recursos utilizados durante a obra e a mitigação de gastos desnecessários com manutenção corretiva, proveniente de um trabalho mal executado.
Com um mercado massificado pela tecnologia LED, muitos produtos de baixa qualidade foram inseridos por empresas que não prezam por durabilidade e eficiência. Com valores mais barato do que a faixa de mercado, não possuem as qualificações necessárias para proporcionar uma iluminação industrial eficiente e de alta durabilidade.
No fim, com uma empresa ou um profissional sem as habilidades necessárias para executar um projeto luminotécnico eficiente, e com a implementação de luminárias industriais de alta performance, a frase “o barato sai caro” será verdadeira. Já que gastos com contratação de mão de obra especializada e a aquisição de novas luminárias LED para consertar os pontos fracos do projeto será necessária.
Em contrapartida, escolher a empresa, os materiais e as ferramentas corretas podem resultar em muitos benefícios a curto, médio e longo prazo. Confira alguns deles a seguir.
Diminuição de gastos com manutenção
Com a contratação de mão de obra especializada e a escolha por luminárias industriais LED de alta eficiência, os gastos com manutenção corretiva ou manutenção preventiva serão quase inexistentes. Empresas de confiança, que prezam por qualidade e alta durabilidade, como a Luter LED, oferecem luminárias LED com garantia de 5 anos, diferencial que aumentará ainda mais o tempo até a necessidade de troca das luminárias.
Quando bem feito, um trabalho de iluminação industrial LED desde o projeto luminotécnico, até a sua instalação, será necessário apenas manutenções preventivas para garantir o bom funcionamento, realizadas de formas periódicas padrão, sem a necessidade de paralização da indústria.
Sustentabilidade
Outra vantagem na implementação de luminárias LED na iluminação industrial, é a promoção da sustentabilidade para o segmento.
Além de oferecer benefícios ao meio ambiente com a redução no consumo de energia, as luminárias industriais LED possuem 5 anos de garantia, fator que evita a troca constante e descarte de materiais. Ao contrário das luminárias de baixa durabilidade, com 2 anos de garantia; e luminárias com lâmpadas, ambas aumentavam o descarte de materiais a curto prazo, os quais muitas vezes são nocivos a saúde.
Esse é um fator positivo tanto para a reputação social da empresa, quanto para as futuras gerações, além de garantir redução das despesas no setor industrial.
A sustentabilidade, também pode ser vista através da utilização de luminárias LED, iluminação artificial, aliadas com a iluminação natural. A iluminação natural é uma grande aliada para a elaboração de um projeto luminotécnico de alta performance, com benefícios em grande escala para a empresa e seus colaboradores, oferecendo ao ambiente a luz solar como uma peça chave na iluminação da indústria.
Assim, com o auxilio de equipamentos que consomem menos energia, a utilização da luz natural, a associação de sensores de presença e/ou ocupação, aplicação de luminárias com dimerização, os resultados gerados para a sustentabilidade são enormes, além de proporcionar grandes vantagens econômicas para a empresa.
Menos acidentes de trabalho
A iluminação industrial LED auxilia na prevenção de acidentes de trabalho em ambientes industriais devido a fatores importantes que favorecem melhores condições na execução de tarefas. São elas:
- Uniformidade da iluminação: a luz proporcionada pelas luminárias industriais LED fornecem uma iluminação uniforme e clara, melhorando a visibilidade do ambiente reduzindo o risco de acidentes;
- Reprodução de cores: diferente das antigas lâmpadas, as luminárias LED possuem alto índice de reprodução de cores – IRC, o que favorece a identificação de sinalizações, cores de fios e até objetos utilizados pelos colaboradores;
- Visibilidade: as luminárias LED fornecem a ausência de cintilação e ofuscamento, fator que ocorre na utilização de luminárias com lâmpadas, condições fundamentais para não causarem fadiga visual, distorção de cores e até sintomas como dores de cabeça, que podem levar a um acidente de trabalho.
Com um trabalho bem planejado e executado, as chances de acidentes no ambiente de trabalho são quase nulas. Afinal, quando a questão é a má instalação de equipamentos do sistema elétrico, os riscos são iminentes.
Assim, com a contratação de uma empresa capacitada, um projeto luminotécnico bem planejado e com a utilização de luminárias industriais de alta eficiência, todos saem ganhando, promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Quais as normas para iluminação industrial LED?
As normas para iluminação industrial LED são extremamente importantes para regulamentar a viabilidade do projeto de iluminação e fazer com que haja um padrão a ser seguido pelos profissionais do ramo.
A principal norma para iluminação existente hoje é a Norma de Higiene Ocupacional número 11 – NHO 11, que integra a Norma Regulamentadora 17 de Ergonomia – NR17 que determina a quantidade de iluminação artificial necessária em ambientes de trabalho, como, por exemplo, os industriais.
A NHO 11 auxilia os profissionais com parâmetros de quantidade e qualidade da iluminação. Nos locais de trabalho, é indispensável a presença de iluminação adequada conforme o espaço, com atingimento da quantidade de LUX necessária para que os colaboradores possam exercer as atividades com a qualidade e distribuição de luz apropriada.
Afinal, um ambiente com iluminação precária poderia impactar negativamente na produtividade e rendimento dos funcionários que atuam naquele espaço, até mesmo com influenciar na saúde, no ciclo circadiano devido a iluminação.
Imagine, por exemplo, ao manusear maquinários importantes, o funcionário acaba realizando um procedimento errado ou até mesmo ocasionando um acidente por falta de clareza e iluminação, isso poderia prejudicar a lucratividade da empresa e trazer sérias consequências.
Quais os melhores tipos de luminárias industriais de LED?
Escolher a luminária de LED ideal para a iluminação industrial LED pode ser um desafio dentre tantos modelos existentes.
Para facilitar a escolha da melhor luminária LED industrial, é necessário a criação de um projeto de iluminação eficiente, aplicando toda a estrutura da indústria, com a definição das áreas de trabalho, atividades exercidas, posição maquinários, corredores etc..
Podemos caracterizar as melhores luminárias industriais de LED por aquelas que possuem alta eficiência energética, durabilidade, vida útil longa (50.000 a 100.000 horas), resistência a impactos IK, índice de proteção IP, alta luminosidade, controle de iluminação e um diferencial que mostra credibilidade da empresa e determina a qualidade da luminária, a garantia de 5 anos, como as luminárias da Luter LED. Além disso, devem manter os padrões de regulamentação da NHO 11.
Para ajudar a escolher os modelos ideais, conforme as necessidades da indústria, reunimos abaixo as melhores luminárias industriais LED. Opções para indústrias comuns, pesadas e de segmentos específicos. Confira!
Luminária Industrial LED High Bay
Projetadas para ambientes industriais, indústria pesada ou indústria comum, as luminárias do tipo High Bay LED fornecem ampla distribuição de luz, alto fluxo luminoso, são capazes de iluminar grandes áreas com eficiência. Com índice de proteção IP65 e índice de resistência IK10, são ideais para locais com pé direito alto, podendo variar de 6 a 25 metros de altura, aplicadas em armazéns, galpões e fábricas.
Além de proporcionar um ótimo custo-benefício, as luminárias High Bay LED possuem grandes vantagens sobre luminárias High Bay com lâmpadas de descarga (mercúrio, mista e sódio), anteriormente utilizadas na iluminação industrial. Com vida útil até 7 vezes maior, possuem uma excelente eficiência luminosa, emitem pouco calor, geram maior luminosidade e consomem pouca energia.
A iluminação industrial de LED avança a cada dia. Os modelos de luminárias High Bay LED seguiram o avanço tecnológico, se tornaram mais eficientes com emissão luminosa de 140 lúmens a cada Watt de consumo (140lm/w).
Com a utilização de tecnologia óptica avançada, através de ângulos especiais, as lentes permitem reduzir o consumo energético direcionando a luz onde ela realmente é necessária, além de possuírem anti-ofuscamento.
As luminárias com lâmpadas, antes utilizadas na iluminação industrial, não permitiam a variação de ângulos de iluminação, com distribuição de luz em 360 graus, dependiam exclusivamente da luminária, onde a lâmpada ficava acoplada, para refletir a luz, sem possuir um ângulo de iluminação preciso. Já as luminárias industriais High Bay LED, possuem opções de ângulos de iluminação que variam de 65, 90 e 120 graus, o que permite sua aplicação de acordo com o pé direito, direcionar conforme o layout do ambiente e as definições do projeto de iluminação realizado.
Com a elaboração do projeto luminotécnico, é possível reduzir ao máximo o número de pontos e atender a determinação de LUX da área de acordo com a NHO 11, norma dentro da NR 17.
Grandes aliadas da sustentabilidade, as luminárias high bay LED podem ser dimerizáveis (dimming), com a possibilidade de aplicação de sensores para um projeto de SMART LIGHTING, afim de maximizar a economia e aumenta a durabilidade do projeto. Com acendimento instantâneo, não há necessidade da instalação de reatores e ignitores para seu funcionamento.
Um fator fundamental na iluminação industrial é a alta durabilidade. E uma forma de garanti-la, é através da escolha de luminárias LED com o corpo em alumínio, que favorece a dissipação de calor, e evita o aquecimento a temperaturas que prejudiquem a sua vida útil.
Alguns modelos de High Bays LED funcionam em ambientes de até 65°C, contra o comum que vai somente até 45°C, possuem dispositivo anti-surto de 10Kv/10Ka. Em outras palavras, esses surtos elétricos são frequentes em uma indústria pesada devido ao uso de máquinas e abastecimento energético.
Luminária Industrial Linear High Bay LED
Também projetadas para ambientes industriais, indústrias pesadas ou indústrias comuns, as luminárias Industriais LED Linear High Bay são semelhantes as Luminária Industrial High Bay LED Redonda. A sua maior diferença está na emissão da luz, devido ao formato retangular que proporciona uma variedade de ângulos de iluminação.
A luminária Industrial LED Linear High Bay é a substituta perfeita para luminárias com lâmpadas fluorescentes tubulares e de vapor metálico. Com um diferencial positivo, as luminárias LED não fazem uso de mercúrio, sódio ou qualquer outro elemento que seja prejudicial à saúde.
Para oferecer as condições ideais para as indústrias, as luminárias LED possuem óptica de alta qualidade com dissipador de calor em alumínio extrudado para maximizar o desempenho e prolongar a vida útil. Possui índice de proteção IP54 para a Luminária e IP65 para o Driver, sendo à prova d’água e à prova de poeira.
A luminária linear high bay é indicada para áreas industriais com pé direito entre 7 à 20 metros de altura. O ângulo de iluminação dependerá da altura de sua aplicação, do projeto luminotécnico realizado, com opções de ângulos de 65, 90 e 120 graus.
As luminárias lineares LED podem contar com lentes assimétricas, ou seja, com duplo ângulo de iluminação, conhecidos como “Facho Corredor”. As lentes assimétricas permitem iluminar corredores altos utilizando um menor número de luminárias, proporcionando uma iluminação uniforme, além de atender aos requisitos das normas de iluminação e utilizar menos energia.
Os locais indicados para sua aplicação, são estoques altos de pallets como em depósitos fabris ou em galpões logísticos, barracões ou até mesmo aplicadas em outros segmentos como em supermercados e atacarejos com pé direito elevado.
Luminária Industrial Linear Connect LED
Diferente das luminárias industriais citadas acima, as Luminárias Industriais Linear Connect LED são indicadas para locais com pé direito abaixo, entre 3 e 7 metros de altura. Afim de evitar ofuscamento, quando instaladas abaixo de 4 metros de altura, as luminárias possuem filtro leitoso.
Com design compacto e versátil, as luminárias industriais LED Connect possuem formato alongado e estreito, permitindo a distribuição de luz de forma uniforme. Como seu nome já menciona, as luminárias podem ser conectadas uma a outra, sendo instaladas em linha.
Pontos positivos que as diferenciam das demais:
- as luminárias são duráveis, de alta qualidade, com excelente eficiência energética;
- é possível aplicá-las em diferentes locais e segmentos, como escritórios, lojas de departamentos, depósitos, estacionamentos cobertos, plantas industriais, agrícolas e químicas com baixo pé direito.
Seu efeito luminoso, difuso e amplo permite grande aproveitamento para linhas de produção, bancadas de inspeção e outro locais que necessitam de layout de iluminação lineares. Podem ser utilizadas também em áreas administrativas e na produção ao mesmo tempo, extremamente versátil. Os modelos de alta qualidade possuem 5 anos de garantia.
Luminárias Industriais Herméticas LED
Indicada para locais onde a iluminação com grau de proteção é fundamental para o desempenho, as luminárias herméticas atendem diversos segmentos industriais como as indústria alimentícia, indústria têxtil, indústria química, indústria automotiva, indústria de manufatura, indústria farmacêutica, indústria de armazenamento e logística.
Diferente das luminárias comuns, as luminárias herméticas ganham essa nomenclatura devido a vedação que possuem que impede a entrada de resíduos e protege seus componentes internos.
As luminárias herméticas são a solução para ambientes que possuem diferentes temperaturas, locais onde há muita poeira, vapor, umidade e até mesmo locais que necessitam de lavagem para sua higienização. Podem ser aplicadas em locais como cozinhas industriais, câmaras frias, frigoríficos, fábricas, armazéns, oficinas, áreas de produção, locais fechados como túneis, estacionamentos e outros ambientes.
Um fator de extrema importância nas luminárias herméticas, é o índice de proteção, necessitam, sendo consideradas apropriadas para a aplicação a partir do índice de proteção IP65, resistentes à água, à poeira ou com opções que proporcionam resistência à jatos de água com pressão, com o índice de proteção IP69K. Com variados modelos, podem suportar temperaturas entre -35 ºC até +45 ºC.
Além disso, a tecnologia atual permitiu a criação de luminárias herméticas de 70w com 130lm/w de eficiência, com alta durabilidade, proporcionando 5 anos de garantia.
Refletores Industriais LED
Como as luminárias herméticas, os refletores industriais LED possuem o diferencial de poderem ser instalados tanto em áreas internas como externas devido ao índice de proteção ser maior ou igual a 65 – IP65.
Os refletores industriais LED são indicados para todos os tipos de indústrias. Sua instalação é indicada para galpões, fachadas, ambientes externos, áreas de carga e descarga, e até mesmo usados como iluminação de destaque direcionados em algum ponto de um galpão, por exemplo.
Os refletores LED possuem opções de potência de 30W a 300W e ângulos de 30° a 120°, simétricos e assimétricos. A escolha do watts e do ângulo de iluminação, varia de acordo com a sua aplicação, de acordo com o pé direito que será instalado, podendo chegar em até 70 metros se aplicados corretamente por um profissional.
Os Refletores de LED mais eficientes possuem lentes ópticas que promovem o melhor direcionamento da iluminação para garantir o melhor aproveitamento da luz e maior eficiência.
Assim, em um projeto de iluminação é verificada a normativa de iluminação, definidos os ângulos corretos para atingir a quantidade de LUX do local, afim de garantir precisão na iluminação.
Luminárias LED para Postes – Street Lights
Conhecidas como luminárias para postes, as luminárias Street Lights LED, também são utilizadas nas indústrias instaladas para a iluminação de áreas externas como em estacionamentos, pátios, entradas, áreas comuns ou locais abertos que necessitam de iluminação de segurança, clara e uniforme.
Em projetos de Smart Lighting as luminárias Street Lights podem ser dimerizáveis para utilização, programando a luz de acordo com a necessidade da indústria e seu planejamento logístico. Além de serem robustas e resistentes, possuem 5 anos de garantia.
Quais as características mais relevantes das luminárias industriais LED?
Algumas características das luminárias industriais LED são muito importantes a serem observadas quando falamos da sua aplicação na iluminação industrial LED.
Confira a seguir as especificações que podem fazer toda a diferença no projeto luminotécnico:
- Eficiência energética;
- Intensidade da emissão de luz em lúmens;
- Ângulo de iluminação;
- Alta durabilidade com garantia de 5 anos;
- Fator de potência;
- Índice de proteção – IP;
- Dispositivo anti-surto;
- Temperatura de operação;
- Corpo em alumínio para dissipação térmica;
- Controle de iluminação;
- Disponibilidade do arquivo IES;
- Índice de Resistência a Impacto (IK);
- Ofuscamento.
Ainda tem dúvidas quanto às características das luminárias de LED ideais para seu projeto de iluminação industrial? Aqui, te ajudamos a elaborar o projeto de iluminação com as melhores luminárias LED do mercado com a garantia de 5 anos Luter LED.
Vantagens das luminárias industriais de LED
As luminárias industriais LED são ainda mais incríveis e vantajosas em ambientes industriais, que precisam de eficiência energética e excelente custo-benefício dos equipamentos de iluminação.
Assim, se você ainda está em dúvida sobre qual a vantagem em adquirir uma luminária industrial de LED para o seu negócio, não se preocupe. Existe uma lista de vantagens que as luminárias industriais LED de alta qualidade oferecem sobre qualquer outro tipo de luminária. Confira:
- Eficiência energética, proporcionando a redução dos custos com energia elétrica;
- Baixo impacto ambiental, por demandar pouca energia e ter alta durabilidade, não é descartada facilmente e, quando é necessário, possui um sistema de reciclagem de todos os componentes;
- Vida útil, as luminárias de LED podem durar até 50.000 horas ou mais;
- Baixa frequência de manutenção;
- Fiel às temperaturas de cor do ambiente;
- Direciona a luz através de lentes tecnológicas para torná-la mais eficiente e melhor distribuída no ambiente;
- Não emite nenhum tipo de radiação infravermelha e nem possui mercúrio nos seus componentes, não sendo prejudicial;
- As luminárias industriais LED da Luter LED apresentam 5 anos de garantia.
São várias as vantagens, não acha? Tudo isso faz com que as luminárias LED, especialmente as oferecidas pela Luter LED, quando aliadas a um projeto de iluminação industrial LED brm planejado, compensem muito.
Por que luminárias industriais de LED são mais econômicas que as tradicionais?
Algumas características extremamente relevantes mostram o que as diferenciam e fazem com que as luminárias LED tenha muitas vantagens.
A vida útil é a característica que traz o diferencial que torna a luminária LED um sinônimo de economia. Comparado com as luminárias convencionais, as luminárias industriais de LED possuem ciclo de vida 7 vezes maior, podem durar 50.000 horas ou mais, comparado com as luminárias fluorescentes que apresentam durabilidade de cerca de 10.000 horas.
Isso acontece devido a sua relação entre lúmens por watt, que garantem excelente eficiência energética.
Além de economizar com a conta de energia, a longa vida útil das luminárias industriais LED proporcionam a economia com manutenção diminuindo a necessidade de substituição de equipamentos
Afinal, a necessidade de manutenção das luminárias industriais de LED é muito baixa e sua durabilidade alta. É por isso que a Luter LED oferece 5 anos de garantia em suas luminárias industriais LED: elas são as melhores do mercado!
Vida útil do sistema de iluminação
A vida útil do sistema de iluminação deve considerar os níveis de iluminação dentro da norma por toda sua vida útil.
As luminárias de LED, por exemplo, possuem especificação de vida útil e por normativa simboliza o tempo até a luminária perder uma porcentagem do seu fluxo luminoso inicial.
Para facilitar o entendimento, considere que a luminária consiga manter 70% do seu fluxo. Isso significa dizer que o seu período de vida é descrito como vida útil L70.
Ou ainda, caso ela mantenha 85% do seu fluxo, o período de vida é chamado L85, ou seja, a nomenclatura demonstra qual será seu fluxo luminoso emitido ao final de sua vida útil.
Estes dados são os mais importantes para calcularmos quanto de intensidade devemos obter, considerando seu fator de perda ao longo do tempo, para que o fluxo luminoso daquele produto atenda às normas de iluminação durante toda a vida útil da luminária ou de todo o sistema de iluminação.
No gráfico acima podemos notar que o investimento em uma luminária com baixa garantia irá gerar gastos não planejados antes do tempo. Visto que a durabilidade do produto, está associada a garantia, material de confecção e até mesmo a instalação correta das luminárias.
A baixa garantia, quando associada a materiais de qualidade inferior, que possuem pouca ou quase nenhuma dissipação de calor, como aço, gera gastos extras devido a queima precoce das luminárias, manutenção, reparos, trocas e até mesmo perca da qualidade de iluminação do ambiente.
Um fator importante a ser analisado no gráfico, é que em casos de baixa garantia, a luminária diminuirá a intensidade de luz emitida, o que ocasionará na diminuição da quantidade de LUX que chega até as áreas da indústria. Em áreas de produção que exigem atenção, podendo acarretar assim, em acidentes de trabalho.
Com essa análise, podemos tirar a conclusão que o investimento em luminárias com baixa garantia irá gerar mais gastos, podendo ultrapassar os valores das luminárias LED de 5 anos.
Mas atenção: há marcas que informam que as luminárias possuem vida útil longa, mas com baixo tempo de garantia do equipamento, o que pode gerar confusão na hora da escolha. Mas sabendo que ao decorrer do tempo, ela perderá a intensidade de iluminação e que isso irá gerar mais custos, será mais fácil a escolha da melhor luminária industrial.
O tempo de garantia ideal para as luminárias para serem utilizadas na iluminação industrial LED deve ser de, no mínimo, 5 anos de garantia.
O que é o cálculo luminotécnico industrial LED?
O cálculo luminotécnico é um processo utilizado em um projeto de iluminação com objetivo de determinar a quantidade adequada de luminárias de LED ou lâmpadas necessárias para iluminar de forma eficiente um ambiente, seja industrial, residencial, hospitalar, etc..
O cálculo leva em consideração vários fatores, como as dimensões do espaço, o nível de iluminância necessário, iluminação natural e o tipo de tarefa realizada no local.
O objetivo do cálculo luminotécnico é garantir que o ambiente industrial seja iluminado de forma apropriada afim de promover uma boa visibilidade, evitar ofuscamento e proporcionar conforto visual aos trabalhadores. Além disso, é necessário que o cálculo realizado no projeto luminotécnico atenda as normais de segurança vigentes exigido pela NHO 11/ NR 17, que vai determinar a quantidade de luz – LUX, ideais para cada ambiente.
Assim, é necessário que as situações de cada ambiente da indústria, como áreas de produção e áreas administrativas, sejam avaliadas individualmente, já que cada espaço necessita de um tipo de luminosidade, sempre levando em conta as atividades que são exercidas nele.
Para espaços em que a atividade a ser desempenhada não possui intervenção humana de forma contínua, como em galpões de estocagem, por exemplo, é recomendado que esse nível seja de 100 LUX. Agora, em locais com uso contínuo, esse índice pode ser acima de 200 LUX.
Em indústrias com atividades que possuem maior intervenção humana, porém que não sejam tão precisas, a iluminação deve estar entre 200 e 300 LUX, enquanto esse valor pode chegar a cerca de 500 LUX em outras instalações fabris.
Quando o tipo de atividade exige uma situação mais apurada, como inspeção de produtos ou impressão de materiais em gráfica, o nível de iluminância pode ultrapassar 1000 LUX.
Em outras palavras, o cálculo luminotécnico tem como objetivo atender as normas vigentes. E um diferencial da Luter LED, é atingir as normas com o mínimo de produtos, sempre buscando reduzir o consumo energético e de manutenção do sistema, por isso, oferecemos a melhor qualidade das luminárias LED do mercado.
Como fazer o cálculo da iluminação industrial LED?
Na criação de um projeto luminotécnico, é necessário realizar o cálculo, avaliando diversos aspectos da estrutura que será implementado, sempre levando em consideração os seguintes requisitos, como:
- Dimensões do ambiente: é necessário analisar toda a estrutura e até mesmo recuos que podem possuir;
- Projeto arquitetônico: para evitar que erros de layout ocorram, é inserindo no projeto de iluminação os elementos como janelas, portas e tudo o que causa influência na volumetria e que podem impactar na iluminação;
- Texturas e cores do chão e paredes: a propagação da luz pode ser influenciada de acordo comas cores do ambiente, refletindo na qualidade da luz, como acontece em casos de paredes e/ou tetos com cores escuras que causam a refração da luz (absorção);
- Altura de fixação das luminárias: avaliando até mesmo diferentes alturas (pé direito) que podem existir no local, será determinado quais as melhores luminárias LED para o local.
Avaliando os critérios acima, colocando as características no projeto de luminotécnica, será analisado o modo de fixação das luminárias, com opções de:
- Fixadas embutidas no teto;
- Fixadas sobrepostas ao teto;
- Fixadas em perfilados, até mesmo, de forma contínua conectadas umas as outras.
Além disso, também é verificado a distribuição do layout das máquinas e dos mobiliários afim de evitar sombras e proporcionar a iluminação correta nas áreas. Todos os fatores que compõe o layout do ambiente, podem influenciar e alterar os resultados de iluminação do projeto.
Portanto, todos os aspectos devem ser levados em conta no cálculo luminotécnico para garantir que os resultados sejam atingidos e cada local receba a quantidade de LUX correta.
Após o levantamento dos dados, eles são inseridos em um Software como, por exemplo, o DIALux. Neste programa, através de um processo de modelagem, recria o espaço real de forma digitalizada em 3D, para posteriormente serem adicionadas as luminárias industriais LED.
Para adição dos itens de iluminação no software, é necessário um arquivo do fabricante das luminárias LED chamado IES, desenvolvido pela primeira vez pela Illuminating Engineering Society, que deu origem ao nome do arquivo. Após a adição do arquivo IES das luminárias, o software permite que elas simulem a luz emitida e demonstra o nível de iluminamento em LUX de cada superfície projetada.
Com esse procedimento, é possível aplicar a quantidade de luz ideal para atender as normas determinadas pela NHO11, diminuir o número de pontos de iluminação e economizar energia elétrica sem gerar desperdícios.
Em muitos casos, aplicados a projetos inteligentes chamados de SMART LIGHTING, o sistema de iluminação pode trabalhar junto a sensores de presença, ocupação, luminosidade, entre outros, proporcionando ainda mais economia e benefícios para a indústria.
Qual a importância de um projeto luminotécnico Turn-Key?
O projeto Turn-Key é uma nova modalidade de contrato que vem ganhando bastante destaque no país. De origem inglesa, o termo significa, em tradução literal, “vire a chave”, em suma isso já diz muito sobre a metodologia aplicada na negociação da proposta.
No contrato de um projeto Turn-Key, fica determinado que a empresa de iluminação escolhida será responsável por todo o projeto, deixando tudo pronto para o cliente no momento da “entrega das chaves”.
Não é à toa que tal modalidade tem sido aplicada na elaboração de projetos luminotécnicos, principalmente em ambientes corporativos e empresariais.
Os clientes solicitam o serviço completo, desde a concepção do projeto de luminotécnica, ao desenvolvimento e à distribuição da iluminação, bem como ao fornecimento de materiais e à instalação e finalização.
Portanto, o projeto Turn-Key é um contrato único, com apenas uma empresa desenvolvendo o projeto, tem como objetivo trazer muito menos riscos do que os outros tipos de serviços oferecidos no mercado. Além de garantir o compromisso da empresa pelo bom desempenho e pela alta qualidade na execução das tarefas.
Confira abaixo um vídeo com os 5 passos para elaborar um Turn-Key Risco Zero junto a Luter LED.
O que é Smart Lighting e sua importância na Industria 4.0
O Smart Lighting é uma técnica que vem ganhando mercado e gerando uma verdadeira revolução na forma de iluminar e consumir energia.
Na tradução literal, Smart Lighting significa “iluminação inteligente”. Pode ser definida como uma tecnologia de iluminação desenvolvida para promover a eficiência energética.
Enquanto o mundo todo tem se tornado cada vez mais “smart”, com a iluminação não poderia ser diferente. Temos os conceitos de smart city, smart industry, smart home. Hoje tudo está conectado, integrado, portanto, mais inteligente.
A metodologia Smart Lighting envolve equipamentos elétricos capazes de garantir uma alta eficiência. Além disso, integra controles automatizados para realizar ajustes inteligentes, que consideram a área a ser iluminada, a luz natural, entre outros fatores.
Como projetar um sistema de iluminação Smart Lighting?
A iluminação Smart Lighting deve ser projetada de acordo com a utilização do ambiente industrial. Algumas indústrias possuem turnos 24 horas, o que necessita ser avaliado, pois para cada período há a necessidade de uma iluminação correta, sem ofuscamento e sombras garantindo a segurança dos colaboradores.
O mais importante no projeto Smart Ligthting, é poder aproveitar a luz natural ou a ocupação dos ambientes de maneira genérica.
De forma avançada, o sistema pode trazer benefícios como informar se existe trabalho naquela área, controlar o acendimento e até mesmo direcionar e gerir o sistema de manutenção deste equipamento.
Por fim, vale destacar que a iluminação pode ser um equilíbrio entre a luz natural e a luz artificial, e a combinação de ambas visa favorecer o espaço que foi projetada.
Portanto é necessário pensar também em um projeto de iluminação com luminárias de LED, pois elas oferecem uma boa luminância, além de economia, durabilidade e conforto do espaço onde for instalada.
Conclusão
Percebeu como entender sobre iluminação industrial com LED não é tão complicado? Basta acessar as fontes certas para obter conhecimento exato!
Para isso, conte conosco para fazer seu projeto de iluminação industrial LED sem custo e conhecer o potencial de redução de custos das luminárias industriais LED para cada ambiente, sem desperdícios ou excessos. E o mais importante, mantendo dentro da norma por toda a vida útil do projeto.
Saiba mais sobre projetos de iluminação industrial com a Luter Led!
Faça o download da planilha de payback e calcule o retorno do seu investimento com a as melhores luminárias industriais LED do mercado. Escolha as luminárias com garantia de 5 anos Luter LED.