Afinal, qual é a iluminação adequada no ambiente de trabalho?

iluminação ambiente de trabalho

Muitas indústrias têm tentado proporcionar um ambiente de trabalho agradável, seguro e confortável para seus colaboradores. Afinal, por meio de uma boa iluminação no ambiente de trabalho, é possível alcançar o bem-estar corporativo e também possibilitar o aumento de produtividade das suas equipes.

O investimento na iluminação adequada no ambiente de trabalho é uma destas tentativas mais recorrentes, afinal, como sempre ressaltamos aqui no blog, os impactos destes projetos também geram resultados positivos para o financeiro da organização.

Assim sendo, quer saber qual é a importância de se pensar em uma iluminação adequada no ambiente de trabalho? Então continue a ler esse post e saiba mais!

Qual a importância da iluminação no ambiente de trabalho?

De imediato, é possível destacar o quanto um ambiente bem iluminado favorece  cada detalhe de um ambiente. Em áreas de tráfego, ajuda a manter a área mais segura. Em ambientes de descanso ou de espera, como a recepção, podem proporcionar mais bem-estar. E nos locais de produtividade, uma boa iluminação contribui ativamente para o aumento do foco, da concentração e da qualidade — e quantidade — de trabalho desenvolvidas.

Pois é também válido ressaltar os riscos que se acumulam sem o devido cuidado nesse sentido. Afinal, quais são os problemas que a falta de iluminação pode ocasionar no posto de trabalho? Podemos destacar:

  • fadiga;
  • danos ao sistema nervoso
  • má qualidade do trabalho
  • maior risco de acidentes

Mas, é digno de menção que não basta apenas iluminar os setores de toda a sua indústria. É necessário, também, realizar o planejamento, estratégia e alinhamento às necessidades de cada setor.

Do mesmo modo, também é necessário estar em acordo com as normas de luminosidade, a fim de gerar benefícios nesse ambiente e favorecer as condições de trabalho.

Aspectos que ainda vamos discutir ao longo dos próximos tópicos, inclusive.

O que considerar para investir na iluminação adequada no ambiente de trabalho

Algumas organizações podem enfrentar problemas com iluminação, principalmente se a estrutura for mal projetada, o que deixa o espaço corporativo ineficiente. Esses problemas podem estar relacionados desde lâmpadas e luminárias que queimam precocemente à contas de luz com preço elevado.

A solução mencionada com frequência para esse cenário é a elaboração de um projeto luminotécnico para substituição das lâmpadas tradicionais por luminárias LED, mas, considerando este ponto de vista, vem a dúvida: é interessante fazer essa mudança?

como deve ser a iluminação no ambiente de trabalho

A resposta com toda certeza é sim, porém, temos de deixar bem claro que as luminárias LED não são todas iguais, tanto em preço quanto em eficiência.

Muitos fornecedores comercializam luminárias de LED com valor baixo, entretanto, estas possuem baixa garantia , perdem a sua luminosidade com celeridade ou até queimam cedo, maximizando desta forma o custo de manutenção e com trocas.

Enquanto outros, preocupados com o sucesso do cliente, vendem as luminárias de LED com um custo um pouco mais elevado, mas, com vida útil maior e até mesmo com alta garantia, como as luminárias Luter LED que possuem garantia de 5 anos.

Diante disso, tão importante quanto pensar na elaboração de um projeto de iluminação de alta performance é também necessário se preocupar em selecionar o parceiro adequado, seja para desenvolver o plano, seja para fornecer os insumos que minimizarão os riscos citados no início deste tópico.

Quando se tem um projeto de iluminação eficiente, contando com o auxílio de uma empresa experiente em soluções com luminárias de LED, é possível obter muito mais eficiência no trabalho.

Portanto, procure por uma empresa especializada e capacitada nesse tipo de projeto. Além de contribuir para a redução no número de manutenções, uma vez que o produto terá maior durabilidade e as luminárias não irão queimar facilmente, você terá gastos menores.

Qual a relação da Iluminação no ambiente de trabalho com a ergonomia?

Ergonomia tem como principal objetivo a modificação de um ou mais sistemas de trabalho. Isso, visando sua adequação às atividades que vão acontecer em determinados ambientes.

Assim, é possível promover um local de trabalho mais seguro, confortável e capaz de qualificar ainda mais o desempenho das pessoas.

O assunto é tão relevante que existem normas regulamentadoras sobre o assunto. O que também ajuda a expressar o cuidado e planejamento que devem existir ao colocar em prática o projeto de iluminação no ambiente de trabalho.

O que é a NR-17?

Norma Regulamentadora No. 17 (NR-17) foi originalmente publicada no ano de 1978. À época, a atenção às características psicofisiológicas dos trabalhadores foi planejada.

Mas, de lá para cá, muita coisa mudou. Inclusive, nossa relação com as áreas de trabalho, a mobília, as jornadas trabalhistas e até mesmo com os itens do dia a dia. O que motivou uma série de revisões na NR-17 ao longo desse período.

E, atualmente, a norma tem algumas exigências que apontam, cuidadosamente, as melhores práticas de iluminação no ambiente de trabalho valorizando a ergonomia. Confira alguns deles, a seguir:

  • em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade;
  • a iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa;
  • a iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

Ainda vamos debater outros pontos da NR-17, mas é também válido destacar outra norma que, efetivamente, lida com o assunto para garantir o melhor nível de iluminância dentro das áreas de trabalho.

NHO 11

Por meio da Norma de Higiene Ocupacional 11 (ou NHO 11), padrões de iluminação no ambiente de trabalho foram definidos. Para isso, foram levados em consideração os níveis de iluminância (que são os níveis de luz que incidem em cada tipo de superfície) para garantir eficiência, segurança e boa visibilidade nos setores produtivos de empresas.

Sua importância cresce ainda mais quando observamos que os níveis mínimos de iluminamento presentes na NR-17 estejam em concordância com os padrões da NHO 11.

O que significa que ambas se relacionam e promovem um padrão uniforme de iluminação para todo tipo de empresa e de área de trabalho.

Quais as normas de luminosidade no ambiente de trabalho?

A partir da NR-17, podemos apontar alguns dos pontos-chave da norma. O que facilita um planejamento mais efetivo para a sua indústria, especificamente. Mas, também, confere mais conscientização sobre a importância e a complexidade de um projeto luminotécnico.

Dessa maneira, fica mais claro o quanto um auxílio especializado faz toda a diferença ao projetar toda a iluminação no ambiente de trabalho.

Abaixo, resgatamos alguns desses aspectos fundamentais e que constam na NR-17.

iluminação inadequada no ambiente de trabalho

Item 17.5.3

“Em todos os locais de trabalho deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade.”.

Item 17.5.3.1

“A iluminação geral deve ser uniformemente distribuída e difusa.”.

Item 17.5.3.2

“A iluminação geral ou suplementar deve ser projetada e instalada de forma a evitar ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.”.

Item 17.5.3.3

“Os níveis mínimos de iluminamento a serem observados nos locais de trabalho são os valores de iluminâncias estabelecidos na NBR 5413, norma brasileira registrada no INMETRO.”.

Item 17.5.3.4

“A medição dos níveis de iluminamento previstos no subitem 17.5.3.3 deve ser feita no campo de trabalho onde se realiza a tarefa visual, utilizando-se de luxímetro com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência.”.

Item 17.5.3.5

“Quando não puder ser definido o campo de trabalho previsto no subitem 17.5.3.4, este será um plano horizontal a 0,75m (setenta e cinco centímetros) do piso.”.

O que é a NBR 5413?

Existe, ainda, a NBR 5413 — que foi citada em um dos itens da NR-17 anteriormente. Essa norma (que foi registrada no INMETRO) aponta alguns direcionamentos em torno da iluminação no ambiente de trabalho. Em áreas internas, especificamente, e levando em consideração tanto os fatores de construção quanto em reformas, adequando esses locais conforme a determinação.

Importante destacar, ainda, que as considerações da NBR 5413 substituem duas outras normas:

  • a ABNT NBR 5413;
  • a ABNT NBR 5382.

Como deve ser a iluminação no ambiente de trabalho?

A partir de todas as informações anteriores, fica claro que a iluminação no ambiente de trabalho segue diversos padrões. Mas todos eles têm o mesmo objetivo, que é a promoção de um ambiente seguro, eficiente e bem iluminado.

Em linhas gerais, entretanto, o projeto luminotécnico da sua indústria e de empresas de todos os setores e segmentos deve coexistir com boas práticas de implementação. E, abaixo, vamos destacar algumas delas para que você comece a se inspirar em mudanças para o seu próprio local de trabalho, confira.

Luminárias com cores frias

Luminárias com cores frias são tradicionalmente consideradas para áreas de alta performance. Diferentemente, por exemplo, de cores quentes — as branco amareladas, por exemplo, estão associadas a sensações de relaxamento ou mesmo de estímulo ao sono.

E são sensações que dificilmente um negócio vai querer proporcionar aos seus colaboradores. Ainda mais em áreas produtivas. Então, é algo que deve ser considerado na hora de planejar o projeto luminotécnico da sua indústria e das áreas do escritório também.

Utilize a iluminação natural

Janelas e vidros são excelentes canais de entrada da iluminação natural. Sempre que possível, integre-as ao projeto da sua empresa para conferir mais qualidade à iluminação e associadas ao uso de luminárias — quando necessário — sem interferir na qualidade de iluminação e nas necessidades de cada ambiente.

iluminação no ambiente de trabalho

Luminárias suspensas deixam o ambiente mais iluminado

Um dos benefícios em contar com luminárias suspensas é que, com o devido planejamento, elas podem iluminar ainda mais. E o espalhamento do foco luminoso não deixa o ambiente com um aspecto cansativo, visualmente.

Sem falar na ampla variedade de modelos. Algo que permite garantir eficiência operacional e design conforme as necessidades de cada ambiente.

Quais são os benefícios de uma iluminação adequada no ambiente de trabalho?

Você deve ter percebido alguns desses benefícios que citamos ao longo do artigo. E também deve ter imaginado outros aspectos positivos em ter uma boa iluminação no ambiente de trabalho.

Mas vale reforçar essas vantagens mesmo assim. Afinal, é por meio delas que você consegue mensurar o impacto das transformações realizadas por meio de um projeto luminotécnico de qualidade. Confira!

Aumenta a produtividade dos colaboradores

Você já deve saber disso. Afinal de contas, a iluminação também afeta o seu próprio desempenho no dia a dia. Mas é fato inegável que a boa iluminação no ambiente de trabalho tem tudo a ver com a manutenção e até mesmo o aumento da produtividade de suas equipes. 

Da mesma maneira que a visibilidade precária pode causar o efeito contrário: trabalhadores fatigados, com baixo desempenho e pouco alertas ao trabalho.

Evita acidentes de trabalho

Quanto mais iluminado estiver um ambiente, menos riscos de acidentes relacionados à visibilidade acontecem. E você quer evitar isso a todo custo, portanto, comece por disponibilizar um bom projeto de iluminação no ambiente de trabalho da sua indústria.

Evita o cansaço

Quando se aproxima a hora de dormir, é comum que tentemos criar condições mais cômodas para o repouso. E muito disso tem a ver com a redução ou o apagamento completo de luzes, certo?

É justamente o efeito oposto que você deve desejar para as estações de trabalho na sua indústria. Mantenha seus colaboradores concentrados, com foco no que estão fazendo e com totais condições para desempenharem suas atividades. Algo que pode ser proporcionado pelo eficiente planejamento de iluminação no ambiente de trabalho.

Diminui a chance dos colaboradores desenvolverem problemas visuais

Com focos de luz direcionados para todos os cantos do ambiente, ninguém precisa forçar a visão para enxergar melhor. Foque, acima de tudo, na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida dos seus funcionários com um projeto luminotécnico que torne a rotina mais e mais qualitativa.

Como a iluminação interfere no ambiente de trabalho

Os níveis de luminosidade nas empresas podem interferir diretamente na saúde dos colaboradores, trazendo um impacto bem grande em sua produtividade. Existem alguns parâmetros a respeito da iluminação adequada no ambiente de trabalho, que são regulamentadas pela Norma Regulamentadora 17 (NR-17), como mencionamos nos tópicos anteriores.

NR17 iluminação

Além dela, falamos sobre os parâmetros estabelecidos sobre a iluminação que a NHO11 (Norma de Higiente Ocupacional 11) planejou e, hoje, estão inclusos na NR-17. Algumas das exigências estabelecidas são:

  • iluminação adequada, natural e artificial, em todos os locais de trabalho, sendo ela geral ou suplementar, apropriada à função que será exercida naquele espaço;
  • iluminação geral sendo distribuída de forma uniforme e difusa;
  • iluminação geral ou suplementar sendo projetada de modo a evitar o ofuscamento, reflexos, sombras e contrastes em excesso.

A temperatura de cor da iluminação impacta na produtividade dos colaboradores?

A partir da lista acima, deve ter ficado claro que a temperatura de cor da iluminação tem impacto direto, sim, na produtividade da sua equipe. 

Lembre-se que as cores frias remetem a um ambiente mais produtivo, dinâmico, concentrado e alerta. Deixe as cores mais quentes (amareladas) para as áreas de descompressão e de relaxamento, já que elas estimulam tais sensações com eficácia.

Qual é a iluminação adequada no ambiente de trabalho

A partir das dicas anteriores, conseguimos nos aprofundar em novas inspirações para ambientes de trabalho, como escritórios. Nesses locais, podemos apontar algumas dicas que proporcionam mais conforto para que os profissionais exerçam as suas funções. Acompanhe!

Iluminação adequada x ofuscamento

Atenção para as necessidades de cada ambiente. Isso serve para evitar resultados desagradáveis, como:

  • ofuscamento;
  • reflexos que interferem na visibilidade das pessoas;
  • sombras;
  • contrastes em excesso.

A relação das sombras e de uma iluminação correta

A presença de sombras dificilmente vai ser um bom sinal em um projeto de iluminação no ambiente de trabalho. Especialmente, em áreas que demandam total visibilidade.

E, em geral, isso acontece porque não houve uma adequação correta dos pontos de iluminação. É fundamental corrigir isso para permitir que a qualidade iluminativa permaneça como o projetado.

iluminação no ambiente de trabalho nbr

Ciclo circadiano e a relação com a iluminação

Ciclo circadiano (ou ritmo circadiano) é o que mantém nosso relógio biológico “pontual”. Ou seja: ativo e desperto, ao longo do dia, e lentamente em repouso à noite.

E como isso pode influenciar a iluminação no ambiente de trabalho? Por meio do uso adequado de luminárias cujas cores de luz surtam o efeito esperado — de acordo com as horas de trabalho,  às características do ambiente e do ritmo circadiano. 

E ainda temos que reforçar a importância em escolher os materiais a serem utilizados no seu projeto de iluminação do ambiente de trabalho. Isso tudo deve ser feito de forma bastante criteriosa, principalmente se atentando ao tempo de duração das luminárias , de modo a evitar problemas e melhorar a ergonomia no ambiente corporativo.

Conclusão

O projeto de iluminação no ambiente de trabalho demanda foco, cuidado, planejamento e o auxílio especializado para a escolha de materiais, da posição de cada luminária e do equilíbrio fundamental que cada ambiente pode exigir.

Tudo isso, é claro, dentro das normas regulatórias de iluminação para ambientes de trabalho. E agora que você descobriu qual é a iluminação adequada no ambiente de trabalho, aproveite para encontrar o melhor parceiro para implementar tais conceitos.
Para isso, clique aqui e conheça os projetos que a Luter LED pode desenvolver para promover ao máximo a boa iluminação no ambiente de trabalho da sua indústria!

Leia também: Retrofit de iluminação, o que é? [Guia completo], conheça os benefícios que o ajuste do sistema de iluminação oferecerá para a empresa .