Os cuidados com o descarte de lâmpada de LED ainda são frequentemente negligenciados, um fato incentivado pelas próprias características sustentáveis desses produtos. Além de durarem muito mais tempo do que as lâmpadas convencionais, a construção dos dispositivos de LED não leva nenhum material pesado, como o mercúrio.
Em rigor, estima-se que 98% dos componentes de uma lâmpada de LED podem ser reutilizados na fabricação de outros materiais e até novas lâmpadas. Entretanto, isso não significa que elas podem ser descartadas como item reciclável, muito menos jogadas no lixo comum — o que tornaria seus recursos irrecuperáveis.
A questão é que a separação dessas peças exige tecnologias especiais cuja presença ainda é escassa entre as empresas do setor. Sendo assim, o destino ideal para descarte de lâmpadas de LED com defeito ou que atingiram seu período máximo de uso são os próprios fornecedores.
Seja você um consumidor, seja um fabricante ou varejista, esse assunto é muito importante. Por isso, confira algumas dicas para fazer o descarte lâmpada de LED de forma correta!
Fique de olho na legislação
Embale os produtos corretamente
Por se tratarem de peças relativamente sensíveis, o descarte das lâmpadas de LED não pode ser feito de maneira abrupta e sem a devida preparação. A quebra de componentes plásticos e metálicos não só diminui o valor dos itens, como também coloca em risco a segurança dos profissionais que farão o manuseio desse material.
Portanto, embale as lâmpadas com jornais, folhas de revista ou papelão, tal como uma peça de vidro, e esclareça o tipo de produto que está descartando. Assim, o profissional que o recolherá poderá conduzi-lo com o cuidado apropriado.
Dê preferência a pontos de descarte de lâmpadas de LED
Cobre ou invista na logística reversa
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.