Facho de luz: o que é, tipos, diferenças e como iluminar com eficiência

facho de luz

O que é facho de luz na iluminação?

Na iluminação, um facho de luz refere-se à distribuição direcional da luz emitida por uma fonte de iluminação. Um facho de luz é tipicamente definido pela sua abertura angular, que determina o quão amplo ou estreito é o campo de luz produzido pela fonte.

No projeto de iluminação, eles podem ser mais amplos ou mais reduzidos, dependendo das necessidades do local. O controle do facho de luz é uma consideração importante no sistema de iluminação, pois influencia diretamente a distribuição, abrangência e o alcance da luz em um espaço, bem como o ambiente visual criado.

A escolha do tipo de facho de luz adequado depende das necessidades específicas de iluminação de um determinado ambiente ou aplicação.

Durante o planejamento e no momento de implementação das estratégias de iluminação, diversos modelos de luminárias e refletores LED podem ser considerados, uma vez que cada uma possibilita um tipo de facho de luz específico.

O time de engenheiros e técnicos da Luter LED desenvolveu este artigo abordando este conceito da luminotécnica, indicando quais tipos, diferenças e como iluminar com eficiência.

Continue no artigo e saiba tudo!

Qual é o significado de facho de luz? (Iluminação)

Na luminotécnica, campo de estudos da engenharia, facho de luz é um termo utilizado para classificar e qualificar a distribuição espacial da luz a partir de uma fonte luminosa. Representado por um cone cuja base indica a área iluminada e o vértice o ponto de emissão da luz.

Dependendo da luminária ou refletor LED, existem diferentes angulações que contemplam uma maior ou menor área de iluminação, dependendo da aplicação indicada em projetos luminotécnicos.

Para sabermos mais sobre o que é Facho de Luz é necessário também compreender sua definição e qual a sua diferença com o conceito de raio de luz.

Definição de Facho

De maneira ampla, define-se como o conjunto de feixes de luz direcionados e projetados sobre uma área específica e podem contemplar uma área maior ou menor. Por exemplo, o facho de uma lanterna abarca uma área menor que um refletor ou farol de carro.

Isso ocorre devido à constituição e estrutura de cada uma destas fontes luminosas, sendo a lanterna construída com o intuito de focalizar o facho em pontos específicos. Já os refletores, ou faróis, demandam um tipo de iluminação abrangente.

Qual é a diferença entre Facho e Raio de luz?

Enquanto o facho é representado pelo conjunto de feixes de luz incidentes sobre uma determinada área, o raio de luz comumente é empregado como termo para classificar um feixe reduzido e direcional.

Desse modo, o facho de luz é uma categoria de classificação utilizada para avaliar as possibilidades de iluminação de determinadas áreas. Já o raio representa, normalmente, uma única linha de luz.

Como é o funcionamento do facho de luz?

O funcionamento do facho de luz depende de um conjunto de fatores, tais como a fonte luminosa, o direcionamento da luz, as características técnicas das luminárias ou refletores LED, assim como o ângulo de abertura.

  • fonte luminosa: diferentes fontes possibilitam a emissão de diferentes fachos de luz, com características específicas (LED, laser, lâmpadas etc.);
  • direcionamento da luz: a geometria óptica das fontes luminosas também interfere na maneira como o facho de luz é constituído;
  • características técnicas: utilização de lentes convergentes, divergentes, ponto focal e demais características de fabricação das luminárias e refletores LED;
  • ângulo de abertura: determina a área contemplada na base do cone do facho, podendo ser maior ou menor.

Desse modo, o funcionamento se dá pela reunião destes fatores. Dependendo do ângulo de abertura e das características técnicas dos produtos, o facho pode contemplar uma área significativa e de maneira assertiva.

No entanto, caso os processos de fabricação não considerem materiais de boa qualidade, assim como as melhores práticas da luminotécnica, os resultados podem ser diferentes.

Projeto de iluminação: como iluminar com eficiência?

Projeto de iluminação: como iluminar com eficiência?

Profissionais qualificados em luminotécnica são responsáveis pela elaboração e implementação de projetos de iluminação assertivos e que atendem às necessidades físicas dos espaços, assim como das atividades humanas desempenhadas nestes espaços.

Por exemplo, as características de espaços amplos, como campos de futebol, e a prática de esporte demandam que estratégias específicas e personalizadas sejam implementadas. Desse modo, possibilitando a iluminação adequada do campo.

Já no contexto de espaços menores e internos, por exemplo em escritórios ou residências, as necessidades de iluminação divergem do contexto de campos de futebol. Estes aspectos são avaliados por profissionais capacitados.

Por isso, um projeto luminotécnico adequado leva em consideração tanto os recursos de iluminação, tais como luminárias e refletores LED, como também de todas as características dos espaços que demandam iluminação.

O que é ângulo de facho de luz?

A angulação do facho de luz indica a área de cobertura da iluminação pretendida. Isto é, quanto maior for o ângulo, maior será a abrangência do facho.

Imagine que, a partir de um ponto específico, duas linhas se abram no espaço.

Quanto maior a angulação do vértice maior será a abertura e a distância entre as extremidades de linha. Como num cone ou forma triangular, onde quanto maior a base, maior será o ângulo do vértice superior.

O que é Foco?

O foco representa o ponto específico de concentração do facho de luz. Em projetos luminotécnicos, os possíveis pontos de foco são considerados de modo que a iluminação seja adequadamente planejada e realizada.

Para isso, os técnicos avaliam as melhores soluções, de acordo com os ambientes e as práticas humanas desenvolvidas no espaço em questão. A partir desta compreensão, definem quais luminárias LED e em quais locais devem ser instaladas.

Fluxo luminoso e como saber se a iluminação é direcional

O fluxo luminoso é quantificado a partir dos lúmens, que são unidades de medida da luz emitidas por uma determinada fonte. Independem do ângulo do facho por representarem a quantidade de luz emitida.

Por exemplo, uma luminária LED de 21.000 lúmens pode apresentar um ângulo de 90° ou 60°. No primeiro caso, a área coberta será maior que no segundo caso, mas a quantidade de luz emitida será a mesma.

Para isso, em projetos luminotécnicos, deve-se considerar tanto a possibilidade de direcionamento da luz quanto da quantidade de lúmens produzidos pela fonte luminosa.

Quais as diferenças entre os fachos de luz em um equipamento de iluminação LED?

Dependendo do equipamento de iluminação LED, suas recomendações de instalação em determinadas áreas, assim como dos processos de fabricação, o facho de luz poderá abranger uma área maior ou menor.

Por exemplo, as luminárias High Bay G2 possuem ângulos de facho de 65°, 90° e 120°. Estas luminárias são recomendadas para ambientes industriais, galpões, locais com pé direito alto que demandam um tipo de iluminação adequada e eficiente para que as atividades desempenhadas nos locais sejam bem executadas.

Já a luminária LED Spot Track Ligth TLZ, é recomendada para projetos arquitetônicos  comerciais, possui ângulos de facho mais reduzidos: 15°, 23° e 38°. Isto devido à sua aplicação recomendada em locais com pé direito baixo.

Portanto, a diferença entre os fachos de luz das luminárias LED se dá tanto pelo equipamento quanto pelo objetivo de sua instalação. Existem aqueles mais direcionados e outros mais abrangentes, dependendo da instalação mais adequada e do objetivo da iluminação.

Utilização de refletor, projetor ou holofote que emite facho de luz: onde esse produto pode ser utilizado?

Utilização de refletor, projetor ou holofote

A instalação de refletores e holofotes LED com facho de luz pode ser realizada nas mais diversas áreas e contexto que necessitam de iluminação segura, eficiente e com baixo custo energético.

Para tais contextos, a partir da avaliação detalhada de profissionais em luminotécnica, as melhores soluções e estratégias de iluminação são definidas e implementadas. Neste processo, os equipamentos LED necessários são considerados, com determinação dos seus ângulos e fluxo luminoso adequado.

Refletores, projetores e holofotes LED podem ser instalados em:

  • clubes e áreas de recreação;
  • quadras esportivas e poliesportivas;
  • áreas abertas destinada à realização de eventos;
  • sítios, fazendas e chácaras;
  • condomínios residenciais e comerciais;
  • estacionamentos;
  • indústrias.

Considerando-se as características físicas do espaço que necessita de iluminação, as atividades humanas desempenhadas, assim como os melhores produtos LED, a instalação de refletores e holofotes pode ser realizada sem maiores impedimentos.

Como escolher o facho de luz correto num equipamento de iluminação LED?

Para se determinar qual o melhor facho de luz de luminárias e refletores LED é necessário avaliar, em primeiro aspecto, as necessidades de iluminação do espaço. Caso deseje uma iluminação difusa, de áreas externas, por exemplo, considere fachos de maior abrangência.

No entanto, caso o objetivo seja o direcionamento em pontos específicos, por exemplo em projetos de arquitetura residencial ou comercial, luminárias com facho de luz menor representam ótimas opções de iluminação.

Todos estes aspectos são contemplados no momento de elaboração e desenvolvimento de projetos luminotécnicos. Desde os objetivos e necessidades de iluminação até as melhores opções em equipamentos LED.

Onde fazer projeto de iluminação de maneira especializada e eficaz?

Projetos de iluminação especializados, que permitem assertividade e qualidade da iluminação, são realizados por engenheiros e profissionais especializados em luminotécnica.

A partir de avaliação criteriosa e fundamentada nas melhores práticas, estes profissionais elaboram projetos luminotécnicos que consideram estratégias eficientes e equipamentos específicos para cada contexto de iluminação.

A Luter LED possui mais de uma década de expertise na elaboração e implementação de projetos luminotécnicos para os mais diversos setores e necessidades: comercial, industrial, corporativo, logístico, hospitalar e escolar.

Entre em contato com o time de consultores da Luter LED e confira nossas condições!

Conclusão

conclusão sobre facho de luz
Em projetos de iluminação, o facho de luz representa a distribuição espacial da luz a partir de uma fonte luminosa. Dependendo da fonte e das características, o facho pode apresentar uma abrangência maior ou menor. Desse modo, quando consideradas a variedade de possibilidades em iluminação, técnicos qualificados avaliam quais as melhores opções para os espaços e suas necessidades. Adotando estratégias de iluminação com pontos de foco direcionados de maneira ampla ou reduzida. Entre em contato com a Luter LED hoje ainda, confira as opções de luminárias LED disponíveis e solicite projeto luminotécnico gratuito!