O planejamento e instalação de luminárias e recursos LED na iluminação urbana demonstra-se uma das estratégias mais bem-sucedidas no contexto das novas cidades inteligentes. Por exemplo, no contexto chinês até 2011 mais de 1 milhão de luminárias foram instaladas ao longo do país.
Com o avanço tecnológico na fabricação de luminárias LED, têm se tornado mais próximas à realidade de cidades mais eficientes, sustentáveis e com melhores índices de qualidade de vida para seus habitantes.
A pedido da Luter LED, o time de engenheiros e especialistas em luminotécnica desenvolveu este artigo abordando tudo sobre iluminação urbana: seu conceito, seus impactos nos municípios e como realizar um projeto assertivo e estratégico.
Tenha uma ótima leitura!
O que é a Iluminação urbana?
Todo o sistema, serviço, recursos e infraestrutura relativa à iluminação pública das cidades é caracterizado como iluminação urbana. Isto é, desde a iluminação de vias, espaços públicos, tráfego e edificações oficiais da administração local.
Este sistema é interconectado e gerenciado pelos municípios em parcerias com concessionárias diversas. Seu financiamento se dá por meio de recolhimento de contribuição e sua modernização é um dos temas mais debatidos na luminotécnica e no planejamento urbanístico.
Qual a importância da iluminação urbana?
Um projeto luminotécnico urbano estrategicamente elaborado e implementado possibilita um conjunto de desdobramentos e impactos positivos no contexto de vivência social nos municípios.
Em primeiro aspecto, a partir da maior eficiência energética configura-se um cenário de redução nos custos operacionais e menor impacto caixa das prefeituras. Isso implica, sobretudo, na possibilidade de tributação menor aos usuários das concessionárias de energia.
Isto é, com a atualização e modernização dos sistemas públicos e urbanos de iluminação há redução de custos e, por consequência, possibilidade da gestão municipal de indicar a diminuição nas taxas de iluminação pública recolhidas dos habitantes.
Outro aspecto que sinaliza a importância da iluminação pública é o prolongamento das atividades econômico-sociais no espaço urbano. Este fator impacta no conjunto produtivo de uma cidade e, consequentemente, nas atividades econômicas desempenhadas. Isto gera renda, emprego, espaços de vivência coletiva, eventos de natureza cultural etc..
Segurança
Outro impacto positivo possibilitado pela implementação e modernização de sistemas de iluminação se dá ao âmbito da segurança pública. Em recente estudo publicado pela Universidade de São Paulo, a relação entre iluminação e segurança foi analisada.
O pesquisador Felipe Buller avaliou o sistema de iluminação pública urbana em relação às ações e princípios de Prevenção de Crimes por meio de Projetos (CPTED), identificando os impactos positivos na redução de cenários de vulnerabilidade à violência por meio de sistemas inteligentes e estratégicos de iluminação.
Quem é o responsável pela iluminação urbana?
Todo o sistema de iluminação urbana é de responsabilidade da gestão municipal, ficando a cargo das prefeituras as modalidades, estratégias e manutenção dos recursos de iluminação adotados, assim como da manutenção periódica e taxação para cobrir gastos.
Em âmbito federal, o governo brasileiro, em linha com as melhores práticas internacionais ao longo das últimas décadas, estabeleceu linhas de financiamento junto ao BNDES, legislando a favor da alteração do sistema de iluminação das cidades com vistas a sua maior eficiência.
Esta tendência, representada pelo Programa de Eficiência Energética, a Política Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia, se enquadra em políticas públicas setoriais voltadas à atualização dos sistemas urbanos de iluminação.
Desse modo, aliado à gestão municipal, encontra-se todo um aparato normativo e de subsídios voltados à modernização dos sistemas atuais. Como apontado por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo, em alguns municípios, os recursos de iluminação datam, ainda, da década de 1960.
O que é necessário para uma boa iluminação urbana?
Assim como em qualquer projeto luminotécnico elaborado e implementado por especialista, uma boa iluminação pública no contexto urbano leva em consideração tanto os aspectos físicos dos espaços quanto às atividades humanas desempenhadas nestes locais.
Para isso, técnicos e engenheiros avaliam todo o contexto de atividades econômico-sociais, as necessidades dos espaços, os recursos de iluminação mais eficientes e com menor impacto nas contas públicas, assim como os objetivos e resultados projetados.
Ou seja, consideram aspectos que impactam a vida urbana como um todo: comércio, lazer, segurança pública, redução de custos com manutenção, durabilidade, eficiência, dentre outros aspectos essenciais ao contexto urbano.
Neste aspecto, as melhores soluções são avaliadas e implementadas a partir de um planejamento detalhado e estratégico, realizado por profissionais com qualificação técnico-acadêmica e expertise de mercado.
Qual a melhor luminária para iluminação urbana?
Com o desenvolvimento da tecnologia LED e as novas possibilidades apresentadas nos projetos luminotécnicos aliados aos processos de análise urbanística e de arquitetura, as luminárias LED têm demonstrado um rico potencial na iluminação urbana.
Isso ocorre devido aos ganhos efetivos em eficiência energética e redução de custos com manutenção ou substituição de luminárias, dado as características de fabricação das luminárias LED.
Devido à exposição ao tempo e possibilidades de impactos, as luminárias LED com índices de Índice de Resistência ao impacto (IK) e Índice de Proteção (IP) são as melhores opções de recursos LED para iluminação pública em espaço urbano.
LED
Em seu processo produtivo e de montagem, as melhores fabricantes adotam padrões internacionais de controle e qualidade das luminárias LED. Dois desses fatores são relativos a resistências das luminárias contra a ação de agentes externos.
O Índice de Proteção com Impactos (IK) mede a resistência das Luminárias LED contra possíveis fraturas, rachaduras ou danos por impacto cinético. No contexto urbano a exposição das Luminárias às mais diversas situações implica num cenário de potencial vulnerabilidade ao impacto.
Já o Índice de Proteção (IP) qualifica as luminárias em seus graus de proteção contra partículas sólidas e líquidos. Do mesmo modo que o IK, níveis de IP elevados proporcionam maior durabilidade das luminárias LED, expostas ao clima e ao tempo.
Quais as vantagens do LED para iluminação urbana?
As vantagens das luminárias LED na iluminação urbana se estendem em vários planos. Sob o aspecto da eficiência energética, possibilitam uma redução de gastos públicos com o setor e, como consequência, maior dinamização do orçamento municipal.
Outro aspecto crucial que sublinha os benefícios das luminárias LED é a modernização de todo o sistema de iluminação. Este aspecto implica em cidades inteligentes, com projetos urbanísticos e de luminotécnica alinhados com as melhores práticas internacionais.
Além destes fatores, o emprego de luminárias LED na iluminação pública de cidades se manifesta na melhoria de vida da população, por exemplo:
- maior disponibilidade dos espaços à reunião de pessoas (ruas, praças e espaços públicos em geral);
- segurança pública e políticas de diminuição de criminalidade;
- modernização da paisagem urbana;
- incentivo à diversificação das atividades econômicas pela maior disponibilidade dos espaços durante o período noturno (turismo, lazer, cultura, comércio etc.).
Como funciona o projeto para iluminação urbana?
Os projetos de iluminação para circuitos urbanos seguem padrões específicos. Por exemplo, devem os técnicos e engenheiros responsáveis seguir as recomendações dispostas na ABNT NBR 5101 que determina os procedimentos de Iluminação Pública.
Do mesmo modo, estes profissionais avaliam todos os aspectos físicos e sociais dos espaços, como as atividades humanas recorrentemente desempenhadas nos locais, as dimensões e necessidades do local, assim como toda a infraestrutura pré-existente.
Vale a pena ressaltar, que um dos recursos possíveis é o Retrofit de Iluminação no contexto urbano. Este procedimento, adotado pela luminotécnica, permite a modernização e atualização da iluminação urbana a partir da infraestrutura pré-existente. Reduzindo custos e otimizando processos.
Como apontado pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade, estes projetos estrategicamente planejados e implementados por empresas do segmento de luminotécnica e inteligência em iluminação, permite que o espaço urbano seja positivamente impacto, permitindo:
- redução de acidentes;
- melhoria nas condições de vida;
- facilidade do fluxo do tráfego;
- eficiência energética e utilização racional da energia;
- redução e combate a criminalidade;
- melhoria da paisagem urbana e destaque a edificações e obras públicas.
Por que escolher a Luter Led para projetos de iluminação urbana?
A Luter LED possui mais de uma década de sucesso, desenvolvendo e implementando projetos luminotécnicos e soluções em iluminação para empresas de diversos portes e segmentos.
Contamos com uma equipe de engenheiros e técnicos com alta qualificação acadêmica e experiência profissional, o que garante a excelência em cada etapa de nossos processos.
Expertise
O desenvolvimento tecnológico associado à experiência Luter LED garantem a implementação de projetos assertivos, com as melhores soluções para os nossos clientes. Por isso, investimos em pesquisa e seguimos as melhores práticas internacionais no ramo da iluminação.
Desse modo, oferecemos aos nossos clientes os melhores produtos LED a partir de projetos luminotécnicos desenvolvidos com alta tecnologia. Como exemplo, em nossos laboratórios utilizamos o software de simulação digital Dialux que nos permite antever, avaliar e estruturar as soluções mais adequadas para cada contexto.
Na cartela de clientes ativos e parceiros se estende a diversos segmentos da economia: hospitais, corporações, escolas, supermercados, indústrias, quadras esportivas, iluminação pública, dentre outros segmentos.
Projetos personalizados
Nossos projetos seguem, como parâmetro, a análise detalhada e atenta a todos os aspectos contextuais. Isso implica na personalização de cada proposta em luminotécnica de acordo com as necessidades e características dos espaços.
Desse modo, nosso time de engenheiros e técnicos avaliam as condições físicas (estrutura, dimensão dos espaços, características dos locais, necessidade etc.) e as condições humanas. Este segundo aspecto leva em consideração a compreensão das atividades humanas desempenhadas nos espaços.
Isso faz da Luter LED uma empresa comprometida com a ética socioambiental, transparência, com a melhoria contínua dos produtos e serviços, de modo que as melhores, mais assertivas e personalizadas soluções sejam desenvolvidas e implementadas.
Garantia de 5 anos
Em nosso portfólio de produtos asseguramos a garantia de 5 anos. Sabemos da qualidade dos equipamentos Luter LED e, por isso, trabalhamos com as melhores soluções do mercado..
Em nossos projetos, portanto, implementamos e adotamos equipamentos capazes de fornecer uma iluminação de qualidade, durável e com sustentabilidade ambiental.
Aproveite e acesse nosso portal de produtos e confira todas as características técnicas e especificações das luminárias LED, refletores e demais recursos de iluminação!
Conclusão
A iluminação urbana eficiente tem o potencial de impactar positivamente em diversos âmbitos da vida na cidade. Seu planejamento e implementação, portanto, deve seguir parâmetros normativos, sendo conduzidos por empresas especializadas em luminotécnica e soluções de iluminação.
Como vimos, a opção pelas luminárias LED no contexto da iluminação pública das cidades possibilita a redução das despesas do município, maior alinhamento socioambiental pela eficiência energética superior dos equipamentos LED e, sobretudo, melhoria na qualidade de vida das pessoas.
A Luter LED se orgulha dos seus mais de 10 anos de experiência em projetos luminotécnicos assertivos e dos índices de satisfação de seus clientes dos mais diversos segmentos da economia. Entre em contato hoje ainda com nossos consultores e solicite uma avaliação gratuita com o time de experts em luminotécnica.
Leia também: Iluminação de muros e fachadas, saiba o que é essencial!